sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DESAFIOS E FRUSTRAÇÕES

Texto Básico: 1Rs 19:1-18
Hino: 134 (Cânticos de Adoração)
Objetivos da Lição: Mostrar que diante dos desafios e (ou) frustrações no não temos outra alternativa a não ser prosseguir: “Corramos a carreira que nos esta proposta”

Introdução
A Bíblia esta repleta de exemplos do homem que foram chamados e usados por Deus em épocas e circunstâncias diferentes.
Homens que muitas vezes ciante dos desafios sentiram-se incapazes, mas no dia a dia eles colheram experiências do amor e da providência de Deus. Assim como aconteceu com Jacó, Moisés, Paulo, Finney, Lutero; João Wesley também é um desses homens, escolhido por Deus, como os demais teve que enfrentar muitos desafios e momentos de frustração. Eles venceram. A Biblia afirma que eles eram semelhantes a nós e cita como exemplo o profeta Elias: “Elias era um homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. Orou de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos”. (Tg 5:17-18).
1)O trabalho de João Wesley na América ( ): Os desafios e frustrações começaram na vida de Wesley quando atendendo a um apelo do general. Oglethorpe resolve ir para a América, como missionario. Embarcou no dia 14 de Outubro de 1735; no navio viajavam também um grupo de vinte e seis moravianos que também se dirigiam para a América; durante a viagem uma grande tempestade ameaçou a segurança do navio, Wesley ficou assustado porque não se achava preparado para morrer, porém os moravianos permaneceram calmos e cantavam hinos na tempestade; Wesley ficou convencido que os moravianos tinham uma confiança em Deus que ele não possuia. Ao chegar na América dirigiu-se para a Geórgia onde iniciou com os índios e colonos ingleses, também não foi bem sucedido devido ao rigor com que fazia seu trabalho pastoral. A experiência que teve durante a viagem e o fracasso como missionario foram sinais evidentes de que algo estava errado.
Na obra do Senhor existe duas razões porque não alcançamos os resultados esperados:
a) Rebeldia do povo com a qual estamos trabalhando. Os profetas são um exemplo clássico desta realidade. (Mt 23:37).
b) A nossa própria rebeldia, orgulho, precipitação ou falta de preparo torna o nosso trabalho pouco produtivo.
Deus chama, vocaciona, prepara e envia, quando não correspondemos, coisas extremamente desagradáveis podem acontecer na nossa vida e na vida daqueles que estão sob a nossa liderança, queiramos ou não admitir sempre serviremos de exemplo, de referencial para alguém. Vejamos alguns exemplos de homens que foram chamados, vocacionados, preparados e enviados e infelizmentte fracassaram. Por que fracassaram?
O profeta novo e o profeta velho ( )
Sansão ( )
Saul ( )
No caso de Wesley, ele confessou que não estava preparado para morrer.
2)Sua volta à Inglaterra: Sem condições de continuar o seu trabalho na América voltou à Inglaterra. Quando voltava a terra natal, a bordo do navio escreveu: “Faz agora dois anos e quatro meses que deixei minha terra com o fim de ensinar aos indios da Geórgia a natureza do cristianismo, mas que tenho eu aprendido durante este tempo? Aprendi o que eu menos esperava: que eu, que fui à América para converter os outros, eu mesmo não era convertido a Deus”.
“Isto então tenho aprendido dos confins da terra: que eu tenho estado destituido da glória de Deus; que meu coração está completamente corrompido e, consequentemente, minha vida toda; que alienado como estou da vida de Deus, sou filho da ira, herdeiro do inferno”. Estas palavras revelam o estado espiritual de Wesley.
No dia 1º de fevereiro de 1738, estava de volta à Inglaterra; mais um capitulo de sua vida estava encerrado. Convém ressaltar que os erros praticados por Wesley não foram aqueles cometidos por falta de consagração cristã.
3)Frustrações na vida do crente (Nm 1:1-7; 2:1-3):Frustração é um sentimento que apresenta na vida do individuo quando ele não alcança a satisfação de um desejo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a frustração é uma realidade na vida de todos nós. Muitas pessoas dizem que nunca se sentiram frustradas, mas insatisfeitas, que na realidade é a mesma coisa.
O que devemos entender é que não há nada de errado em se sentir frustrado em algum momento da vida, claro que também não é sadio viver frustrado o tempo todo. Uma pessoa que nunca se frustra com nada nem sempre é exemplo de uma pessoa equilibrada, pelo contrário, a ausência total de frustração diante dos problemas da vida, pode apontar para problemas tal como excesso de conformismo, a pessoa não luta por seus ideais. Uma pessoa que se enquadra nesse perfil provavelmente será um individuo que não buscará superar desafios em sua vida, sente-se satisfeito com qualquer coisa.
A frustração quando encarada de maneira correta e saudavel pode ser um estimulo, uma maneira atraves da qual nos sentimos desafiados para partirmos em busca de novas conquistas em nossas vidas.
Um aspecto muito importante é o fato de sermos filhos de Deus, achamos que por esse motivo estamos isentos a este tipo de sentimento. Isto não é verdade. O que é melhor? Acreditar que o servo de Deus não se frustra ou aprender a lidar com a frustração?Com certeza o melhor é aprender a lidar com a frustração.
Muitos pais ao criarem seus filhos cometem o erro de super-protegê-los, fazem de tudo para não deixar que eles se frustrem. Passam para seus filhos a ilusão de que na vida eles sempre terão tudo o que quiserem. Seria bem melhor se eles ensinassem seus filhos a lidar com as dificuldades, a aprender com os momentos dificeis vividos por eles. Deus ao contrario de muitos pais humanos, procura usar as dificuldades que surgem em nossas vidas para nos ensinar a lidar com as adversidades. Isto significa que Deus nem sempre irá impedir que seus filhos se frutrem, pelo contrario, ele usará essas situações para nos ensinar como devemos lidar com as dificuldades da vida.
Moisés não ficou satisfeito ao ver o seu povo sofrer mas ele aprendeu a lutar para mudar aquele quadro. A frustração seria prejudicial se ele se entregasse a um sentimento de derrota ou conformismo. (Ex 2:11-12; 3:1-2; 3:11-12).

Conclusão
Quando desafiado e erseguido por Jezabel, Elias fugiu, escondeu-se e chegou pedir a morte (1Rs 19:4), mas Deus lhe mostrou o quanto ele era amado e importante. Assim ele pode sair da caverna, receber outra missão, superar todas as dificuldades e limitações e finalmente cumprir toda a sua missão.
“Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruidos” (2Co 4:8-9).
(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: