sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A IGREJA METODISTA WESLEYANA E O NOVO MILÊNIO O MAIOR DESAFIO

Texto Básico: Is 61:1-11
Versiculo Chave: II Cr 12:32
Hino: 185 (Cântico de Adoração)
Objetivo da Lição: Conscientização e discernimento do tempo atual e o papel da Igreja como único agente transformador de vidas

Introdução

Que século é este:
Que apresenta profundas transformações: em todas as áreas é imprevisivel calcular hoje o que pode acontecer amanhã.
Século de pessoas inseguras, insatisfeitas, desejosas de mudanças sem questionarem a natureza da mesma.
Século onde o número dos quebrantados, cativos, algemados, desconsolados; de pessoas dominadas pelo medo, pelo ódio, pela fome, pessoas sem amanhã, jovens sem horizontes, sem ter quem se espelhar. Em (Mt 9:36) lemos: "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor".
O maior problema deste século são os bilhões de ovelhas desgarradas e perdidas, sem pastor.
1) Deus procura homens comprometidos com a sua Palavra (Is 61:1): O Novo Milênio na unção da Palavra de Deus precisa de homens e mulheres com uma teologia biblica, centrada em Cristo, cuja prática seja uma realidade e prioridade em sua vida. A história do evangelismo brasileiro mostra duas realidades no campo teologico: o primeiro se estende da chegada e implant~ção das primeiras igrejas evangélicas no Brasil até o ano de 1960. A caracteristica principal desse periodo é uma vida voltada para uma única realidade: a volta de Jesus.
O segundo inicia-se a partir da década de 1960. Este movimento está em duas partes:
1º - Os movimentos de renovação espiritual: várias Igrejas surgem neste periodo como: Igreja Metodista Wesleyana, Igreja Batista Renovada, etc.
2º - Os movimentos liberais voltados mais para uma teologia de resultados como por exemplo: rápido crescimento e rápida aquisição de bens materiais.
Existe alguma coisa de errado nisto? Deus é contra o crescimento das Igrejas e contra prosperidade? Não.
O problema é que para alcançar um bom crescimento mudam a teologia e como consequencia a mensagem. Dois exemplos tipicos: teologia da Prosperidade e Teologia da Predestinação. Colocam o crescimento como objetivo estratégico (crescer, não importa como) e esquecem, ignoram ou por conveniência não aceitam que o crescimento é umas das consequencias naturais que uma Igreja saudavel tem que ter duas coisas: uma continua pregação centralizada em Cristo e pregadores cheios do Espirito Santo (Atos 2:37-41 e 3:1-10 - o discurso de Pedro e 3000 batizados - a cura do coxo).
"O Espirito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar Boas Novas aos quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos...por sobre os que estão em Sião de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto...".
2) Deus procura homens capazes de entender este tempo (I Cr 12:23-32): O novo milênio na unção da Palavra de Deus precisa de homens que entendam o tempo e as pessoas. O capitulo 12 de I Crônicas, temos um belo exemplo desta realidade; Davi recebeu um reino desestruturado, arruinado e dividido. Sua triplice função: pacificar, conquistar e por em ordem o reino de Israel.
Nesta tarefa bastante delicada, Davi contou com a ajuda de homens vindos de todas as partes de Israel. O que esses homens viram em Davi? Ou porque esses homens submeteram-se a autoridade de Davi de forma tão espontânea e imediata?
Davi não era apenas um grande general, era também um homem temente a Deus. Entre os homens que vieram ajudá-lo, vieram também os filhos de Issacar; homens entendidos na ciência dos tempos para saberem o que Israel devia fazer (v.32).
Homens entendidos na ciência dos tempos. Seriam historiadores, astrônomos, cientistas ou politicos? Com base em textos como: "então o rei consultou os sábios que entendiam dos tempos (porque assim se tratavam os interesses do rei na presença de todos os que sabiam a lei e o direito..." (Ester 1:13).
"Então o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os feiticeiros e os caldeus, para que declarassem ao rei quais lhe foram os sonhos; eles vieram e se apresentaram diante do rei e disse: ...mas há Deus nos ceus, o qual revela os segredos; Ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser no fim dos dias..." (Daniel), chegamos a seguinte conclusão: (comentário da biblia de Estudo Pentecostal) "Consoante a sua suprema sabedoria, Deus tem um tempo determinado e um momento certo para todos os seus propósitos e para o cumprimento das suas promessas (Ec 3:1). Percebemos essa verdade no âmbito da natureza e também no seu reino onde há tempos preestabelecidos (Sl 102:13) e tempos de mudanças (Is 43:18-19), da máxima importância no continuo proposito redentor de Deus.
Os homens estão confusos quanto ao futuro do mundo; a economia mundial está ameaçada, as nações não se entendem, irmãos se odeiam, a ciência chega a um nivel ameaçador, a prostituição domina. Que tempo é este? Encontramos a resposta no Evangelho Segundo Mateus capitulo 24.
A Igreja precisa de unção, de vidas no altar para viver e anunciar a Palavra de Deus neste tempo do fim.
3) Onde estão os filhos de Issacar (Ez 22:30): As Escrituras revelam repetidamente como povo de Deus muitas vezes deixa de perceber o que Deus está fazendo ou está prestes a fazer. Israel como um todo, esteva cego e ignorante quando Deus, na plenitude dos tempos, enviou seu filho como messias que lhe fora prometido. Do mesmo modo, e com muita frequencia, a igreja não reconhece, nem discerne quando Deus estava realizando, quando elevou Davi ao trono como seu ungido. Necessário é discernirmos os tempos e as estações para cooperarmos com Deus, em tempos de mudança (referindo-se a ICr 12:32).
a) Onde estão os filhos de Issacar? Será que esta não tem sido uma pergunta de Deus a nós, que estamos escrevendo, quem sabe, o último capitulo da história da igreja. Homens que entendam os tempos e possam discernir o que Deus está ou quer realizar? Sem este entendimento, sem esta unção não conseguiremos ser bons cooperadores. O que será de nós e do evangelho se o Deus que revela os ministérios não derramar sobre nós uma unção de entendimento.

Conclusão
O maior desafio deste século é transformar o vale de ossos secos num exército pronto para a batalha (Ezequiel 37). "..Filho do homem, poderão viver estes ossos?" Ossos que um dia foram um exército vitorioso, mas que provavelmente perdeu a última batalha; bandeiras apodrecidas, rasgadas, descoloridas; espadas e escudos enferrujados; capacetes quebrados; carros sem rodas; "...Profetiza sobre os ossos...". Profetizar significa anunciar, declarar as mensagens de Deus frequentemente recebidas por revelação ou discernimento. Como temos recebido esta ordem "Profetiza"; com alegria, tristeza, como um grande desafio ou um encorajamento. O novo milênio da unção da Palavra de Deus é possivel, necessário e urgente.
(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: