quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A IGREJA METODISTA WESLEYANA E A AÇÃO SOCIAL

Texto Básico: Lc 10:25-37
Versiculo Chave: Lc 6:38
Hino: 174 ou 175 (Cântico de Adoração)
Objetivo da Lição: Despertar a Igreja para a necessidade de realizar obras sociais, tão ensinadas e praticadas por João Wesley

Introdução
Tanto no Metodismo como nas demais denominações evangélicas no Brasil, tem-se enfatizado quase que exclusivamente o aspecto individual da salvação, deixando pouco espaço para dimensão social da salvação, fomos salvos para servir.
O Metodismo nos dias de Wesley era também um movimento voltado para o povo; apesar de enfatizar a conversão individual e valorizar a santificação e submissão a Deus, Wesley viveu e ensinou aos metodistas a importância das "obras de misericórdia"; assim ele realizou um projeto de empregos envolvendo especialmente mulheres, criou um fundo de em préstimos para ser aplicado em emergências e ajudar pessoas a iniciar alguma atividade profissional, montou um dispensário para os menos afortunados, publicou um livro para cura de enfermidades fisicas, aprovou e incentivou uma "sociedade de amigos dos estudantes" onde os leigos visitavam e ajudavam os estudantes pobres na continuação de seus estudos; combateu a fabricação e venda de bebidas alcoólicas, atacou a escravidão, foi um critico das prisões inglesas, construiu orfanatos e escolas para crianças e adultos.
João Wesley não foi apenas um avivalista, evangelista e missionário; foi também um cristão realmente preocupado no bem-estar de seu semelhante.
1) O Antigo Testamento e as Obras Sociais (Lv 19:9-10): O povo de Israel devia ser diferente dos outros povos; o respeito a Deus e ao próximo significava santidade de vida e santidade nas relações sociais.
Por falta de tempo e espaço citaremos apenas algumas leis visando o amparo aos mais necessitados:
a) O rabisco da terra (Lv 19:9-10): Havia em Israel muitos pobres e estrangeiros que não tinham campos, portanto, não cultivavam nem colhiam. Porém, esta gente não podia passar fome; quando o trigo fosse cortado, não levariam a foice pelos cantos da terra, quando recolhesse as uvas deixariam as mais verdes.
Eram leis de alcance social visando amparar aos menos afortunados; o livro de Rute mostra-nos um belo exemplo desta realidade. (Rt 2:1-7).
b) Deveres para com o próximo (Lv 19:12-18): Não mentir, não furtar, não jurar falso testemunho, não oprimir, pagar o jornaleiro, não amaldicoar o surdo, não pôr tropeço no caminho do cego, não andar com mexeriqueiro, o mexeriqueiro não tem respeito por coisa alguma.
c) Respeito a velhice (Lv 19:32): Se alguma coisa revela o respeito a vida, é a atitude que se toma com o ancião. Quantos filhos não respeitam, não amam, não amparam os seus pais quando estes chegam a uma idade avançada; "Honra a teu pai e a tua mãe..." (Ex 20:12a).
2) O Novo Testamento e as Obras Sociais (Hb 13:1-3): "Não negligenceis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem saber acolheram anjos" (Hb 13:2; Gn 18:1-8). O crente deve ser altruista, altuismo é a devoção ao interesse do proximo, é uma ação desinteressada.
Não devemos fazer o bem pensando ou desejando unicamente nos beneficios que os mesmos poderão trazer como: "eles me devolverão o bem recebido", "a sociedade me aproverá por causa da minha bondade", etc.. "Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5:16).
Alguns exemplos encontrados no Novo Testamento sobre as obras sociais:
a) A parábola do bom samaritano (Lc 10:25-37): de acordo com Mt 5:16, tanto o sacerdote como o levita deram péssimo testemunho, o samaritanto tornou-se modelo de amor ao proximo.
b) A oferta para os necessitados de Jerusalém (1Co 16:1-3; Rm 15:25-27): havia um planejamento para atender aos necessitados.
c) Dorcas (At 9:36-42): notável pelas obras e esmolas que fazia.
d) Epafrodito (Fp 2:25-30): Epafrodito foi um mensageiro da igreja de Filipos para o apóstolo Paulo, quando ele estava em Roma, passando necessidades. Provalmente devido a viagem ele adoeceu, mas Paulo diz que ele se dispôs a dar a própria vida, a fim de desincumbir-se da sua missão em favor de Paulo.
3) A Igreja Metodista Wesleyana e a Ação Social ( ): Por tudo o que nos ensina tanto o AT como o NT e o pensamento do metodismo no que diz respeito a ação social, a IMW é uma igreja consciente e comprometida com as obras de "misericórdia".
Em cada região eclesiástica existe uma Secretária Regional de Ação Social que cuida da Ação Social.
Reconhecemos que temos muito a realizar nesta área, mas alguns projetos e empreendimentos já estão sendo realizados como:
Primeira região: Lar do Ancião José Mendes Silva, amparo a terceira idade, fica em Queimados - RJ; apolo ao projeto Social e Evangelistico no vale do Jequitinhonha no estado de Minas Gerais e realização de congressos de Ação Social.
Segunda Região: assistência Universal Bom Pastor, desenvolve um trabalho social de atendimento aos adolescentes de Guarulhos - SP; Associação Wesleyana de Ação Social (AWAS), trabalho realizado em parcerias com prefeituras municipais com distribuição de cestas básicas, médicos, socorro em épocas de calamidades, etc. Existem três: Itaquera, Edu Chaves e Santana do Livramento; uma creche em Ribeirão Preto; Projeto Social Missionário, trata-se de trabalhos de Ação Social e evangelístico com duração de três dias (finais de semana) e foros regionais e distritais de ação social.
Terceira Região: Orfanato em Paracatu - MG e Projeto Social e evangelístico no Vale de Jequitinhonha.
Quarta região: Creche em Rolim de Moura; apoio a creche de organização não governamental em Vilhena e Seguro Pessoal do Pastor e esposa junto a CEF.

Conclusão
São grandes as necessidades do Brasil na área social, áreas carentes, "bolsões" de pobreza que crescem à medida que a população do pais aumenta.
A Igreja tem sido cada vez mais desafiada: em apresentar o Senhor Jesus, o "Pão que desceu do céu" (Jo 6:41) e ter que levar o "pão nosso de cada dia" (Lc 6:11); ser sacerdote ou levita e seguir o exemplo do Bom Samaritano (Lc 10:25-37), ser santo e piedoso.
"Pessoas bem intencionadas limitam toda a sua religião ao hábito de acompanhar as orações da Igreja, receber os elementos da Ceia do Senhor, ouvir sermões, ler manuais de piedade, negligenciando ao mesmo tempo o fim de tudo isso, que é o amor de Deus ao próximo" (João Wesley).

(EXTRAÍDO da revista “Explicando as Escrituras” Lições para Escola Bíblica Dominical Jovens e Adultos – 1º Semestre/2002)

Nenhum comentário: