sábado, 7 de março de 2009

Texto do Sermão do Rev. Billy Graham

Texto do sermão do Rev. Billy Graham – Catedral Nacional de Washington – dia 14 de setembro de 2001 (traduzido por Gerson Batista da Silva)
Presidente e Sra. Bush, quero dizer uma palavra pessoal em nome demuitos pessoas. Obrigado, Sr. Presidente, por chamar este dia de oração e memória. Necessitamos disto neste momento.
Estamos juntos hoje para reafirmar nossa convicção que Deus cuida de nós qualquer que seja nossa origem étnica, religiosa ou politica. A Bíblia diz que ele é o Deus de todo conforto, que nos conforta em todos nossas angústias.
Não importa quanto nós tentemos, palavras simplesmente não podem expressar o horror, o choque e a repulsa que nós todos sentimos acerca do que aconteceu nesta nação na manhã de terça-feira 11 de Setembro ficará na nossa história como um dia a ser lembrado.
Hoje diremos aqueles que planejaram este plano cruel e aqueles que o executaram, que o espirito desta nação nunca será abatido por estes esquemas tortuosos e diabólicos. Algum dia estes responsáveis serão levados à justiça como o Presidente Bush e nosso Congresso tem afirmado de modo tão firme.
Mas hoje nós viemos especialmente neste culto confessar nossa necessidade de Deus. Sempre precisamos de Deus desde os primórdios desta nação. Mas especialmente hoje precisamos Dele. Enfrentamos um novo tipo de inimigo. Estamos envolvidos em um novo tipo de guerra. Necessitamos do socorro do Espirito Santo de Deus.
As palavras da Biblia são nossa esperança, Deus é nosso refúgio e fortaleza e socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos ainda que a terra se mova e as montanhas submerjam no coração dos mares.
Mas como podemos entender algo como estes fatos? Por que Deus permitiu que uma maldade como esta acontecesse? Talvez esta seja a pergunta de Vocês neste momento. Pode até mesmo estarem zangados com Deus. Eu quero assegurar que Deus entende estes sentimentos que vocês podem ter.
Temos visto muitas coisas na nossa televisão, colocamos nosso ouvido em nossos rádios; histórias trazem lágrimas aos nossos olhos e nos fazem ter um sentimento de raiva. Mas Deus merece confiança mesmo quando a vida parece estar na mais densa escuridão.
Mas quais são as lições podemos aprender? Primeiramente somos lembrados do mistério e a realidade do Mal. Tenho-me perguntando centenas de vezes em minha vida porque Deus permite a tragédia e o sofrimento. Tenho que confessar que eu realmente não sei totalmente a resposta, mesmo para minha própria satisfação. Eu tenho que acreitar pela fé que Deus é sobrerano e ele é um Deus de amor e misericórdia e compaixão mesmo no meio de sofrimento.
A Bíblia diz que Deus não é o autor do mal. Ela fala do mal como um mistério. Em Itessalonicenses 2:7, fala sobre o mistério da iniquidade. O profeta Jeremias, no Velho Testamento disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o entenderá?” Ele se fez a pergunta: “quem o entenderá”?
E esta é uma das razões por que cada de nós necessita de Deus em nossas vidas. A lição deste evento não é somente do mistério da iniquidade e do mal, mas em segundo lugar é uma lição sobre nossa necessidade de uns pelos outros.
Que exemplo Nova Iorque e Washington tem dado ao mundo neste poucos dias que passaram. Nenhum de nós jamais esquecerá as imagens de nossos corajosos bombeiros e policiais, muitos dos quais perderam amigos e colegas, ou as centenas de pessoas aguardando pacientemente na fila para doar sangue.
Uma tragédia como esta deveria esfacelar a nação, mas ao invés disto uniu-nos mais ainda e nos tornamos uma familia.
Assim aqueles criminosos que fizeram isto para nos dividir, conseguiram o contrário. Uma reação, um tiro pela culatra. Estamos mais unidos do que antes.
Penso que isto foi exemplificado de um modo tocante quando os membros do nosso Congresso ficaram lado a lado e cantaram “God Bless America” (Deus salve a América)
Finalmente, embora dificil para nós neste instante, este evento pode nos dar uma mensagem de esperança; esperança pelo momento presente e pelo futuro. Sim, há esperança. Há esperança pelo presente porque eu creio que uma fase foi estabelecida para um novo espirito em nossa nação.
Uma das coisas que necessitamos desesperadamente é uma renovação espiritual neste pais. Precisamos de um reavivamento espiritual na América. E Deus nos fala em sua palavra dia após dia que temos que arrepender de nossos pecados e nos voltar para Ele e Ele nos abençoará de uma nova maneira.
Mas há também esperança para o futuro por causa das promessas de Deus. Como cristão, tenho esperança não somente nesta vida mas no céu e na vida por vir. E muitas daquelas pessoas que morreram esta semana estão no paraiso neste momento. E eles não gostariam de voltar, e isto é muito glorioso e maravilhoso. E esta é esperança para todo nós que colocamos nossa fé em Deus. Eu oro para que vocês tenham esta esperança em vossos corações.
Este evento nos faz lembrar a brevidade e as incertezas desta vida. Nunca sabemos quando seremos chamados para a eternidade. Duvido mesmo que qualquer daquelas pessoas que entraram naqueles aviões ou na World Trade Center ou no Pentágono terça feira próxima passada poderiam imaginar que seria o último dia delas. Isto não poderia ocorrer a elas. É por causa disto que precisamos, cada um de nós, enfrentar nossa própria necessidade espiritual e de nos comprometermos com Deus e a vontade Dele agora.
Aqui, nesta majestosa Catedral Nacional vemos à nossa volta simbolos da cruz. Para os cristãos, estou falando com os cristãos agora, a cruz nos fala que Deus entende nossos pecados e nosso sofrimento porque que Ele tomou sobre si mesmo na pessoa de Jesus Cristo nossos pecados nossos sofrimentos. É da cruz Deus declara: Eu os amo. Eu conheço os pesares e as tristezas e as dores que vocês estão sentindo, mas Eu os amo.
A história não termina com a cruz, porque a Páscoa nos aponta, para além da tragédia da cruz, o túmulo vazio. Nos fala que há a esperança da vida eterna, porque Cristo derrotou o mal, a morte e o inferno. Sim, há esperança.
Tornei-me um velho agora, e tenho pregado por todo mundo. E quanto mais velho me torno mais me apego a esta esperança desde há muitos anos atrás, e proclamei-a em muitas linguas para muitos lugares do mundo.
Muitos anos atrás no National Prayer Break fast (Oração Nacional no café da manhã) aqui em Washington, o embaixador Andrew Young, tinha passado pela trágica morte de sua esposa, encerrou sua fala com uma citação do velho hino “How Firm a Foundation” (Quão firme é o fundamento).
Todos nós vimos com horror como os aviões colidiram contra as estruturas de aço e vidro do World Trade Center. Aquelas torres majestosas construidas sobre fundações sólidas eram exemplos da prosperidade e criatividade da América. Quando danificadas, aqueles edificios finalmente ruiram, implodindo sobre si mesmos. Ainda sobre os escombros há uma fundação que não foi destruida. Nisto está a verdade daquele antigo hino que Andrew Young citou: Qual firme é o fundamento.
Sim, nossa nação foi atacada, edificios destruidos, vidas perdidas. Mas agora nos temos uma escolha: ou nos implodimos e desintegramos emocionalmente e espiritualmente como povo e nação; ou escolhermos nos tornar mais fortes através de todo o esforço para reconstruir sobre um sólido fundamento. E eu creio que estamos no processo de começar a reconstruir sobre tal fundamento.
Este fundamento é nossa confiança em Deus. Para isto foi destinado este culto e nesta fé nós temos a força para suportar algo tal como as dificuldades e horrores que temos experimentado esta semana.
Esta foi uma semana terrivel com muitas lágrimas. Mas também foi uma semana de grande fé. Igrejas através de todo pais foram convocadas para reuniões de oração. Hoje é um dia que há celebrações não somente neste pais, mas em muitas partes do mundo. E as palavras daquele hino tão familiar que Andrew Young citou, dizem: “Não temas. Estou contigo. Não desanimes porque Eu sou teu Deus e te ajudarei. Eu te fortalecerei, te ajudarei e te farei estar em pé sob minha justa e oniponte mão”.
Minha oração por vocês é que nós sintamos os braços amorosos de Deus nos enlaçar e então saberemos em nossos corações que ele nunca nos abandonará se confiarmos Nele. Também sabemos que Deus nos dará sabedoria e coragem e força para nosso presidente todos à sua volta. E este será um dia que lembraremos como o dia da Vitória. Possa. Deus abençoar a todos vocês.

Nenhum comentário: