terça-feira, 10 de março de 2009

Inspire-se nas Grandes Mulheres da Bíblia

Para comemorar o Dia da mulher, em 8 de março, Ana Maria buscou inspiração nas histórias das mulhres mais marcantes do livro sagrado dos cristãos. Aprenda, com as lições de vida delas, como ser batalhadora, corajosa e uma esposa dedicada (Daniella Gallotto).
Débora, à frente do próprio tempo
Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juiza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo politico com excelência. Ela se definia como “mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16).
Principais virtudes
Débora era bastante virtuosa: mãe de familia, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus.
Características
Líder - Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
Estrategista – Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
Conselheira – Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas.
Seja como Débora – Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.
Rute, a companheira fiel
Rute era casada com o hebreu Malom e se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute.
Principais virtudes
A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16).
Características
Amiga – Tratava bem a todos e era muito carinhosa.
Responsável – Trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor.
Confiável – Procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso.
Seja como Rute
Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja integra em tudo que fizer: trabalho, casamento e familia.
Estar, a corajosa
Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Biblia só dela.
Principais virtudes
Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo.
Características
Sábia – Diante de uma situação dificil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
Destemida – Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
Humilde – Em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros.
Seja como Ester
Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.
Sara, a esposa perfeita
Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada.
Principais virtudes
Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.
Características
Dedicada – O filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
Fiel a Deus – Sara não desistia fácil das promessas de Deus e procurava fazer as vontades dEle.
Alegre – Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.
Seja como Sara
Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua familia em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.
Maria, um exemplo de mãe
A mãe de Jesus foi uma das mulheres mais conhecidas e amadas da Bíblia. Como responsável pelo filho de Deus, cuidou de Jesus com amor, dedicação e sabedoria. Nenhuma outra pessoa foi mais íntima de Cristo do que ela.
Principais virtudes
Coragem e fidelidade. Ela enfrentou as preconceitos da sociedade por ter engravidado antes do casamento. Era uma esposa fiel e uma mãe dedicada, que fazia de tudo pelos filhos. Buscou agradar a Deus todo o tempo, crendo no poder do Senhor.
Caracteristicas
Carinhosa – Ela se dedicava às tarefas da casa, e cuidava do marido e dos filhos. Nunca abandonou Jesus, nem quando todos o acusaram de fora da lei.
Corajosa – Em nenhum momento ela recuou. Recebeu a noticia da gravidez com alegria.
Forte – Mesmo vendo o filho sofrer uma morte dolorosa e humilhante, não deixou Jesus em nenhum momento, amparando-o e dando-lhe forças.
Seja como Maria
Além de grande mãe, Maria era muito feminina. Para ser como ela, é preciso ter humildade, respeito com os filhos, ser uma esposa companheira e uma mulher disposta a agradar a Deus – e não à sociedade.
“ENTRANDO O ANJO ONDE MARIA ESTAVA, DISSE: ALEGRA-TE, MUITO FAVORECIDA! O SENHOR É CONTIGO. MARIA, NÃO TEMAS, PORQUE ACHASTE GRAÇA AOS OLHOS DE DEUS” (Lc 1:28-30).
(“A Semana em : Ana Maria” www.revistaanamaria.com.br – n 647 – 6 de março de 2009)

Nenhum comentário: