sábado, 7 de março de 2009

As Doze Tribos de Israel

AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL
Gênesis 49:1-28
Hoje, pessoas com o mesmo sobrenome provavelmente pertençam à mesma familia. No Antigo Testamento não era assim: as pessoas eram agrupadas por tribos. Havia 12 tribos, ou seja 12 grandes familias. Elas se formaram a partir dos filhos de Jacó e de seus descendentes. Assim, cada um dos 12 filhos de Jacó, também patriarcas, é o pai de uma tribo. Até ao tempo da morte de Jacó e de seus filhos, esse povo ainda era pequeno e inexpressivo como nação. Mas, no Egito, onde viveu por 430 anos, o povo se multiplicou grandemente, tornando-se muito numeroso. Êx 1:7. Ao sair do Egito já era capaz de aterrorizar as nações por onde passava, Êx 12:37.
Geralmente os paises se dividem administrativamente em Estados ou Provincias. Mas Israel, após ocupar Canaã, dividiu o território em tribos. Nesta lição estudaremos as vantagens e os problemas dessa organização tribal.
I- A Preservação das Tribos
a) Deus usa José para preservar sua familia – José, o penúltimo filho de Jacó, por ser o filho de sua velhice era o mais amado pelo velho patriarca. Isso despertava ciúmes em seus irmãos, Gn 37:3-4. Além disso, José teve dois sonhos em que seu pai e seus irmãos inclinavam-se diante dele, Gn 37:5-9, o que fez seus irmãos sentirem ódio tão profundo que logo intentaram matá-lo, Gn 37:17-20. Resolveram, porém, vendê-lo à mercadores que o desciam para o Egito, Gn 37:26-28.
b) José, no Egito, um instrumento nas mãos do Senhor – Tudo teria acabado assim tão tragicamente, se os caminhos de Deus não fossem mais elevados que os nossos, Is 55:9. Deus estava com José, Gn 39:21 e, apesar de toda a adversidade por que passou no Egito, sendo caluniado e lançado numa prisão, Gn 39:20, pela mão do Senhor tornou-se o segundo homem mais importante na administração (vice-rei), Gn 41:38-44. Em seu governo, houve sete anos de grande prosperidade e, em seguida, uma grande fome assolou a região, Gn 41:53-54.
Todo o sofrimento pelo qual José passou foi apenas o caminho traçado por Deus para preservar seu povo, Gn 50:20. Mas tarde, a fome também chegaria à casa de Jacó. Informados de que no Egito havia trigo, vão comprá-lo e, ali, os irmãos se defrontaram com José, num dos mais emocionantes trechos da Bíblia, por causa do amor e do perdão, José providencia tudo para que sua familia pudesse descer ao Egito, Gn 46:29-30. Assim Jacó, que já tinha nome mudado para Israel, passa a habitar a terra de Gósen, onde seus descendentes se multiplicam grandemente, sempre com a esperança de uma dia retornar a Canaã, Gn 50:24,25.
II – A Importância das Tribos
As divisão de Israel em tribos foi importante tanto do ponto de vista militar e religioso, quanto civil.
a) Organização militar – A distribuição dos soldados israelitas, homens maiores de 20 anos de idade, em tribos permita à nação um maior controle de sua força. O comando tornava-se mais racional, Nm 2.
b) Organização religiosa – Uma tribo foi separada para o serviço religioso. Os levitas, como eram chamados, pertenciam ao Senhor de um modo especial, Nm 3:12 e 8:14. Por isso, não receberam herança em Canaã. Sua herança era o Senhor, Nm 18:20. Dos 25 aos 50 anos de idade, exerciam seus cargos na tenda da congregação, Nm 8:24-26. Essa tribo foi subdividida em três grupos: gersonitas, coatitas e meraritas, Nm 3:17, com funções distintas no serviço do tabernáculo, Nm 3:25-37.
É importante que se saiba que a tribo de Levi não foi contada com as tribos guerreiras mas, por outro lado, a tribo de José subdividiu-se em duas: Efraim e Manassés. Desse modo, mesmo com a separação dos levitas para o serviço espiritual, permaneceram 12 tribos preparadas para a guerra.
c)O Tabernáculo – Acampado no Sinai, o povo recebe as tábuas da lei e o tabernáculo fora construido. Era o centro religioso de Israel e por isso ficava exatamente no meio do acampamento. Funcionava como uma especie de templo móvel, que poderia ser desmontado e transportado. Sua construção está ligada à reorganização religiosa de Israel, até então não existente, pois vivera no Egito. Nessa fase foi estabelecido o sistema de culto, bem como os sacrificios e o sacerdócio.
d) Judá é chamada tribo real porque Davi é descendente dessa linhagem e também, no cumprimento dos tempos, o Senhor Jesus, Rei dos reis e Salvador, Ap 5:5.
e) Importância civil das tribos – Após a conquista, o território de Canaã foi partilhado entre as tribos conforme suas familias, Js 13-15. Desde o principio foi Lei em Israel que os casamentos deveriam efetivar-se respeitando-se os limites tribais, porque a herança não podia passar de uma tribo para outra, Nm 36:7-9.
III – O Destino das Tribos
a) Enfraquecimento após a divisão – Conquistada a terra, durante o periodo dos juizes e os reinados de Saul, Davi e Salomão, as tribos permaneceram unidas. Após a morte de Salomão, seu filho Roboão assume o trono. Faltou-lhe sabedoria para manter as tribos unidas. Houve uma cisão, principalmente por causa dos pesados impostos e dez tribos, 1Rs 11:29-32, constituiram o reino do Norte, que conservou o nome Israel e, apenas duas, Benjamim e Judá, permaneceram sob o dominio dos descendentes do rei Davi, 1Rs 12:20-21 e IICr 11:1-4. Essas duas tribos constituiram o reino do Sul, conhecido como Judá.
b) Os cativeiros – O reino do Norte foi levado cativo pelos assirios e as dez tribos desaparteceram. O reino do Sul foi atacado por Nabucodonosor e levado ao cativeiro babilônico. Mas, 70 anos depois, regressaram à Judeia, Ed 1:4-5, e reconstuiram Jerusalém.
(EXTRAÍDO da Revista de Estudos Bíblicos Número 49 “ALELUIA” História de Israel)

Nenhum comentário: