sábado, 7 de março de 2009

Israel: Uma Bênção para todas as familias da terra

ISRAEL: UMA BÊNÇÃO PARA TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA
Gênesis 12:1-8
Este estudo de uma das mais lindas histórias: a origem de Israel e sua trajetória narrada no Antigo Testamento.É bela porque é uma história de obediência. É útil porque possibilita o conhecimento mais profundo de toda mensagem bíblica. É edificante porque é uma visão concreta da fé.
O homem fora criado para prestar adoração ao Deus Todo-poderoso. Mas ele pecou, afastando-se do Pai e desafinando essa orquestra natural. Então o Pai, em sua imensa sabedoria, decidiu formar um povo exclusivamente seu e para a Sua glória, Is 43:7. Israel é esse poov, cuja história estaremos estudando a partir desta lição.
I - O Plano Divino
Frequentemente observamos na história bíblia que Deus não se aproxima de alguém apenas com o propósito de dar-lhe uma bênção individual. Deus abençoa uma pessoa para que ela tenha condições de também ser uma bênção na vida de outros. Assim, o povo de Israel foi formado para ser como a lua que reflete a luz solar, sendo assim como um grande refletor da luz divina para todos os povos. Você, que é salvo, tem procurado agir assim?
Quando chamou a Abraão e lhe disse “Sai da tua terra (...) e vai para a terra que te mostrarei (porque) de ti farei uma grande nação”. Deus não pensava apenas nos descendentes de Abraão. Pensava na humanidade inteira, em “todas as famílias da terra”, Gn 12:3. Ele estava oferecendo uma oportunidade através da qual o homem arrependido poderia novamente reconciliar-se com o Criador, IICo 5:18-20.
A formação de Israel como um povo especial é a continuidade natural da promessa de um Redentor que aparece em Gênesis 3:15. Esse haveria de se entregar ao vergonhoso sacrificio da cruz não apenas pelos judeus mas também pelos gentios. Assim, Israel é o instrumento que Deus usa para cumprir seu propósito de redimir o mundo. Is 49:6 e Gl 3:14.
II – As fases da história de Israel
A história de Israel será melhor aprendida, se a dividir-mos em suas fases naturais, como a Bíblia as apresenta:
1a fase – Era dos patriarcas – A história de Israel começa com Abraão, no capitulo 12 de Gênesis. Os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, obedecendo ao chamado divino, habitavam Canaã, a terra prometida, mas eram estrangeiros. Gn 23:4. Deus, porém, prometeu-lhes a posse da terra, Dt 11:24-25 e At 7:5, e cumpriu sua promessa, Js 21:43-45.
2a fase – Escravidão no Egito - Israel teria desaparecido, por causa da fome ou mediante os planos diabólicos de faraó, Êx 1:12-22, se o cuidado de Deus não estivesse bem presente, ao tempo da escravidão no Egito, Êx 3:7-8 e Sl 46:1.
3a fase – Êxodo e vida no deserto – A libertação e os quarenta anos de caminhada pelo deserto formam uma fase de grandes milagres. Deus mostrou a Israel, por onde peregrinou, que o seu cuidado foi a única causa das vitórias alcançadas, Dt 8:2-4. O deserto foi necessário para a purificação religiosa e para o preparo militar que Iria acontecer com a conquista.
4a fase – A conquista e o período dos juízes. A terra prometida estava ocupada por povos poderosos. Israel teve que enfrentá-los à espada. Houve duras batalhas. Após a ocupação da terra, a geração heróica do deserto morreu e a nova teve dificuldades para sobreviver. Na terra, passou por muitos e duros ataques de vizinhos. Não havia um lider fixo; diante de cada necessidade, um homem (Juiz) era levantado por Deus para a emergência, Jz 2:11-14.
5a fase – O reino unido – Ficando cada mais critica a proteção e a sobrevivência na terra, o povo pediu um rei. Veio, então, uma fase áurea, de grande expansão territorial e econômica, 1Rs 4:21. Mas, ao final do governo de Salomão, o reino se divide: ao Sul fica Judá e, ao Norte, Israel.
6a fase – Os dois reinos – Mais inimigos que amigos, os dois reinos viveram lado a lado, até que as potências vizinhas resolvem tomá-los. O Norte foi capturado pela Assíria e jamais retornou. IIRs 17:22-23.
7a fase – Judá sozinho – Judá fica sozinho e acaba sendo igualmente submetido pela Babílônia.
8a fase – O cativeiro babilônico. Durante 70 anos Judá teve que amargar o exilio, na Babílônia. Nessa fase viveu o profeta Daniel. IIRs 24:10.
9a fase – Retorno e restauração – Deus permitiu o retorno do povo e a reconstrução de Jerusalém. Isso foi possível porque o Santo de Israel não dorme nem cochila, Sl 121:4-5. Ele moveu o coração de reis importantes como Artaxerxes, Ne 2:1-8, Ciro, Ed 5:13-15, e Dario, Ed 6:8-12, para atuarem em favor do povo de Deus;
10a fase – Período interbíblico – Durou cerca de 400 anos o período de silêncio entre o AT e o NT. Israel continou submetido a grandes potências. Depois da Pérsia vireram os macedônios e, depois destes, os romanos. Em tudo vemos Deus preparando o mundo para o advento do Messias.
Conclusão
Com a vinda de Jesus, e por causa da rejeição havida por parte de Israel, a oportunidade de salvação se universalizou. Jesus fundou sua Igreja e hoje somos o novo Israel de Deus, Ef 2:12-16. Entretanto, Deus continua amando os judeus e Suas promessas não foram esquecidas.
(EXTRAÍDO da Revista de Estudos Bíblicos Número 49 “ALELUIA” História de Israel)

Nenhum comentário: