domingo, 8 de março de 2009

Filhos, Provisão de Deus I

Objetivo da Palestra
Combater a ideia de que filhos atrapalham a vida do casal. Orientar a criação, educação e formação de caráter familiar e social da criança. Formar cidadãos!
O perigo nos cerca! Mas como, se moramos num bairro com baixo indice de criminalidade, não sofremos ameaça de terremoto, inundação, ou erupção vulcânica? Sim, enfrentamos outro tipo de desastre natural: Temos filhos! Nossa escadinha vai dos três aos treze anos. Alguém já fez as contas e descobriu que haverá uma época em que terá, ao mesmo tempo quatro adolescentes debaixo do mesmo teto!.
O salmo 127:1 diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Indica que é futil tentar construir um lar sem uma dependência total da provisão do Senhor: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que granjeastes; aos seus amados Ele o dá enquanto dormem” (V.2).
É interessante que, após enfocar a provisão do verdadeiro Edificador do lar, o autor descreve o climax da provisão: filhos! O texto utiliza quatro descrições para explicar que “filhos” - e não a antena parabólica ou o carro 'zero'! - são o maior presente de Deus para o lar e a sociedade.
1.FILHOS SÃO HERANÇA (Sl 127:3): O termo 'herança' representa segurança, força, sensação de permanência (Sl 105:11,IISm 20:19,21:3). Assim, o filho conserva o nome da familia e garante a continuação de valores que lhe são caros. Deus é o autor da vida e é Ele quem dá à familia e sociedade, ou retém, a bênção das crianças.
2.FILHOS SÃO RECOMPENSA (Sl 127:3): Diz que o filho é um 'galardão' do Senhor. Questiono a mudança radical, em nossa geração, para com a criação de filhos. Apesar do mundialmente aclamado “Ano Internacional da Criança”, já passado, e, decomemorações anuais do “Dia da Criança”, a sociedade vem adotando uma atitude cada vez mais hostil para com a criação e educação de filhos. Alguém já dissera que “não há filhos ilegitimos, apenas pais ilegitimos”.
Preocupa-nos as estatisticas sobre abortos, crianças abandonadas, a postura anti-filhos, também o crescente número de crianças em idade pré-escolar sendo criados por terceiros e não pelos próprios pais (Dt 6:4-9).
3.FILHOS SÃO FLECHAS (Sl 127:4): A flecha era o meio principal de defesa nos tempos antigos. Crianças representam uma forma de proteção à celular familiar e social – defesa contra a solidão, um auxilio na enfermidade, um socorro presente na velhice. Crianças são como flechas, especialmente se chegam quando os pais ainda são jovens, porém, flechas precisam ser direcionadas. Flechas sem rumo frequentemente voltam, ferindo o coração daqueles que a lançaram.
4.FILHO SÃO BENÇÃOS (Sl 127:5): “Feliz” O termo descreve a prosperidade material e espiritual do ambiente onde há criança. Apesar de em nossa sociedade ser dificil criar filhos, é intenção de Deus que eles sejam bênçãos sociais.
5.E, cuidado! Há flechinhas por toda parte, embora o arco muitas vezes não saiba quando nem como direcioná-las.
6.Mas tudo bem, aquele que nô-las deu, está mostrando como atirá-las:

Nenhum comentário: