sábado, 7 de março de 2009

Quem é Responsável pelas crianças e Adolescentes?

QUEM É RESPONSÁVEL PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
Certo homem chamado Jairo, pediu ao Mestre que fosse curar sua filha. A caminho da casa de Jairo uma mulher tocou na orla do manto do Senhor e foi curada. Quando o Mestre chegou junto da menina ela já tinha falecido. Ele viu o “alvoroço e os que choravam e muito pranteavam e fê-los sair”. Tomando a mão da menina disse: “Menina, a ti te digo, levanta-te. Teria Jesus ordenado que a gente saisse para não ver o milagre? NÃO O Senhor queria que quando a menina despertasse não se assustasse com tanta gente. A sua última instrução foi “que lhe dessem de comer”.Embora Jesus não fosse pai, compreendia as crianças e reconhecia as suas necessidades.
Antigamente nas Igrejas, o adulto mais perto dum menino mal comportado cuidava dele durante o culto. Agora os meninos ausentam-se do culto de adoração para assistir o culto infantil. Como resultado, os adultos sem crianças, ou os que têm filhos já crescidos ignoram suas necessidades. Assim lhes é fácil dizer: Não é minha responsabilidade”. Se Cristo dedicou tempo às crianças, como pode sua Igreja ignorá-las? O Senhor pôs sobre elas as mãos e nós devemos fazer o mesmo. Num lar em que só há um dos pais, o menino precisa de segurança e cura das cicatrizes do seu espirito abalado. As suas cargas oferecem-nos oportunidades de ser Igreja. Portanto elas são responsabilidades de todos nós.
Na Escola Dominical e Culto Infantil a Igreja pode ajudar a criança em várias áreas, como: aceitação de sua própria personalidade e sexo, controle de suas emoções, aprendizado em relacionar-se com pessoas e coisas, aceitação de autoridade, desenvolvimento de sua capacidade artistica e intelectual e cumprimento das obrigações que a vida lhe impõe.
No Lar, a responsabilidade dos pais pode ser reduzida a estes dois ingredientes principais: AMOR E CONTROLE. Qualquer conceitração de amor que exclua a dimensão de controle., geralmente produz desrespeito e desprezo. Por outro lado, uma atmosfera autoritária e opressiva é ressentida pela criança que não se julga amada ou pensa até que é odiada. Em resumo, o objetivo do cuidado da criança durante a infância e adolescência é obter equilibrio entre: A MISERICÓRDIA E A JUSTIÇA, A AFEIÇÃO E A AUTORIDADE, O AMOR E O CONTROLE.
As crianças e adolescentes com certeza aprendem muito sobre Deus na Escola Dominical. Mas somente por intermédio de você, pai e mãe, elas verão o que significa caminhar com Jesus integralmente na vida. Portanto, ao orientá-las no caminho de devem seguir, devemos certificar-nos de também seguir por esse caminho.
“Deus nos dá filhos por um tempo, E nos seus caminhos, os devemos instruir. Amando-os e mostrando como Deverão obedecer e prosseguir”.
(EXTRAÍDO)

Nenhum comentário: