sábado, 27 de dezembro de 2008

Se Conselho Fosse Bom, Não se dava, Se vendia

“SE CONSELHO FOSSE BOM, NÃO SE DAVA, SE VENDIA”

O VALOR DO CONSELHO
Pv 12:15
INTRODUÇÃO
Queremos discordar com esse provérbio popular que tenta desvalorizar o conselho e o aconselhamento. O avanço cientifico, o acesso à educação e à intelectualidade tem aumentado a soberba humana e muitos não querem buscar conselho. Mas a Palavra de Deus nos mostra que não somos auto-suficientes e precisamos de Deus e do irmão. O provérbio acima traz dois falsos conceitos: Primeiro desvaloriza o conselho, depois acentua o comercio das coisas boas. Pensaremos hoje no valor do conselho.
I. A Importância do Conselho
A Biblia dá verdadeira importância ao conselho. Textos como Pv 12:15; 13:10; 15:22; 20:18, etc, dão ao conselho um papel importante em nossa aquisição de sabedoria. Proverbios nos diz que o fracasso de muitos projetos se dá por falta de conselho e às vezes por não se ter buscado a multidão de conselheiros, Pv 11:14.
II. Um Deus Conselheiro
O conselho do Senhor, o melho conselho.
O nosso Supremo Conselheiro é o Senhor. Vejamos alguns textos:
a) Salmo 32:8, Salmo 73:24, Isaías 9:6 (Jesus), Salmo 16:7, Isaias 11:2 e 28:29, Jeremias 32:19 e O Senhor Jesus em Apocalipse 3:18.
b) Os profetas foram condenados por não buscarem a profecia no conselho do Senhor. Jeremias 23:18.
c) Muita gente sofreu por não ter buscado o conselho do Senhor. As mulheres que ouviram o conselho de Balaão (Nm 31:15,16); Israel faz uma péssima aliança com os gibeonitas por não consultar o Senhor, Josué 9:14-23, e outros casos.
III. O Bom Conselho
O bom conselho vem do Senhor. Ele, porém, usa seus instrumentos.
Pensemos neles:
a) Através de sua Palavra. Salmo 119:105.
b) Através do seu Espirito Santo pelo testemunho interior. Romanos 8:14-16.
c) Deus usa seus servos, pastores e lideres para transmitir bons conselhos. Moisés em Êxodo 18:15; o conselho de Jetro ao genro Moisés (Êxodo 18).
d) Através da própria Igreja. Colossenses 3:16.
e) Do ministério de aconselhamento, de profissionais, psicólogos e terapêutas comprometidos com Deus e sua Palavra. Jetro tinha esse ministério. Os sábios conselheiros de Salomão, os quais Roboão não quis ouvir.
Conclusão
Deus não nos deixará sem conselho. Conselho bom só vem de Deus e de seus instrumentos. Viver sem buscar aconselhamento é expressar uma autosuficiência perigosa. Deus quer nos orientar e nos transformar em bons conselheiros.
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: