sábado, 27 de dezembro de 2008

Pau que nasce torto, morre torto

“PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO”

O FATALISMO
2Co 5:17
INTRODUÇÃO
Esse falso provérbio popular tem enganado e desanimado a muitos. Ao dizer estas palavras as pessoas desistem de esperar mudanças em outras pessoas e se entregam a um verdadeiro fatalismo. Vamos perceber que esse falso conceito não tem base biblica, e vamos descobrir o que realmente a Biblia diz sobre alguém que começou em más circunstâncias.
I. O que é o fatalismo
Na Enciclopédia da Bíblia, Teologia e Filosofia de R. N: Champlin lemos que fatalismo “aponta para inevitabilidade dos acontecimentos com ou sem causas conhecidas”. No Dicionário Básico de Filosofia de H. Japiassú encontramos que o fatalismo “(do latim fatalis, fatum, destino), doutrina segundo a qual todos os acontecimentos do universo, especialmente os da vida humana, encontram-se submetidos ao destino,... não restando nenhum lugar para a inteligência e a iniciativa humanas”. E por fim, no Dicionário Teológico de Claudionor Corrêa de Andrade, CPAD, encontramos a seguinte definição para o fatalismo: “Doutrina de que os acontecimentos operam independentemente de nossa vontade e dos quais não podemos escapar”.
II. O Fatalismo e as Escrituras
O fatalismo contraria as Escrituras que afirmam ser o homem livre para escolher o seu próprio destino. Leiamos: Dt 30:19; Sl 7:15; Is 1:19,20; 7:15; Os 8:7; 2Co 9:6; Gl 6:17, etc. O fatalismo nega a obra redentora do Calvário. Gl 3:13,14; 2Co 5:17, etc.
III. Casos concretos nas Escrituras que contrariam a Doutrina do Fatalismo
a) Pedro, o pescador profano, torna-se um homem cuja própria sombra cura. Mt 26:74; At 5:15.
b) O endemoninhado agressivo e intranquilo torna-se um homem calmo, em perfeito juizo. Mc 5:5,15.
c) João, um discipulo vingativo, torna-se o apóstolo do amor. Lc 9:53,54 e 1Jo 4:7.
d) A Samaritana de má reputação torna-se testemunha da verdade. Jo 4:17,18,29.
e) Saulo, o cruel e violento perseguidor, torna-se no terno apóstolo Paulo. At 9:1; 21:13.
O insensivel carcereiro de Filipos torna-se amigo generoso e compassivo. At 16:24,33.
Conclusão: O carpinteiro de Nazaré
O fatalismo e a predestinação, que é filha do fatalismo, não encontram base nas Escrituras. O Carpinteiro de Nazaré ainda desentorta pau torto, vida torta. Porém seu futuro dependerá das escolhas que você e sua familia fizerem hoje.
(EXTRAÍDO da “Explicando as Escrituras” Jovens e Adultos 2 Semestre/2005))

Nenhum comentário: