domingo, 30 de maio de 2010

O CASAMENTO


Por isso deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher tornando-se os dois uma só carne (Gn 2:24).

Estudo ministrado na Escola Biblica Dominical no dia 30/05/2010 na Igreja Metodista Wesleyana de Venda Nova – Belo Horizonte/MG

Objetivo Geral
Defender a instituição do casamento, a partir de um correto entendimento biblico e ético a respeito dele.

Comentário
Indubitavelmente, o casamento foi projetado por Deus como a melhor estrutura social, visando o bem estar da raça humana. A partir do casamento, tem-se a constituição da familia, que é o fundamento universal das sociedades, podendo ser encontradas nas mais diversas formas, em todos os agrupamentos humanos.
Desde sua instituição, o casamento vem sofrendo ataques terriveis. Mas, sem duvida, é nos nossos dias que investidas sem precedentes, tem sido perpetradas contra a familia e o casamento, no intuito de destrui-los. Como cristãos que valorizam os principios éticos e morais da familia, devemos lutar com todas as nossas forças na defesa e na preservação do matrimônio.

1.Conceituações biblicas sobre o casamento
Em seguida, veremos alguns conceitos fundamentais apresentados pela Biblia concernentes ao casamento.
1.1– O Casamento Bíblico é (Heterossexual)
No relato da criação de Gênesis 1:27,28, fica claro que Deus ao criar HOMEM e MULHER, MACHO e FÊMEA, que o casamento é de caráter HETEROSSEXUAL (entre um homem e uma mulher). Este principio fundamental da moral biblico-cristã tem sido adulterado pela perversão dos homens ímpios dos nossos dias. Por influência do “movimento gay” ao redor do mundo, muitos paises tem aprovado o “casamento homossexual”, e outras aberrações semelhantes.
Como povo de Deus e guardiões das verdades biblicas precisamos declarar nossa indignação e revolta contra estas práticas, e lutarmos pela Ética Cristã, e o casamento heterossexual.

1.2– O Casamento biblico é (Monogâmico)
A Monogamia (o casamento de um homem com uma só mulher) é um outro conceito básico do casamento biblico. Não podemos negar que a biblia menciona a prática da Poligamia (o casamento de um homem com varias mulheres), principalmente no Antigo Testamento, por razões sociais e politicas. Contudo, a prática da poligamia, nunca foi aprovada por Deus, e sim tão somente tolerada por Ele. A poligamia sempre foi fonte de problemas familiares e espirituais. Um bom exemplo disso é Salomão (1Rs 11:4). Apesar da realidade da prática da poligamia, a orientação de Deus é: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Esse modelo foi confirmado por Jesus (Mt 19:6; Mc 10:8). Com isso fica evidente que a MONOGAMIA, e não a poligamia, é o ideal de Deus para o casamento.

1.3– A Familia na biblia é (Patriarcal)
Esse conceito de familia patriarcal apresentado na biblia é muito importante. A familia é denominada “casa do Pai” (Gn 12:1) e o fato de as genealogias procederem por linhagem paterna indicam que o marido é o núcleo fundamental em torno do qual se organiza a familia. É consenso em toda a biblia que a autoridade na familia foi dada ao homem (autoridade, e não autoritarismo). Leia Efésios 5:22-29. O advento do movimento feminista trouxe confusão e crise no seio das familias e na vida conjugal, também na criação dos filhos, que perderam toda a referência de autoridade dentro de casa. Precisamos do movimento de femininas, e não de feministas.

1.4– A biblia desaconselha o casamento misto
Apesar das graves advertências feitas por Deus nas Escrituras buscando a pureza religiosa e espiritual do seu povo, geralmente, Israel praticou o casamento misto com povos gentios, sofrendo grandes prejuizos espirituais e enfraquecendo a sua fé em Deus (Ed 9:1,2). Essa realidade ainda se percebe nos nossos dias no interior das nossas igrejas. Muitos irmãos e irmãs estão sofrendo por conta de um casamento misto. Por isso, o apóstolo Paulo condena o casamento com incredulos (2Co 6:14,15).

1.5– O Casamento deve ter a bênção de Deus e estar de acordo com as leis do país
Não se discute a importância da bênção pastoral no casamento religioso. Mas não podemos esquecer que o casamento, ao mesmo tempo em que é uma instituição divina, é também humana, e como tal, deve estar de acordo com as leis do pais, conforme o modelo apresentado em Romanos 13:1-7. Portanto, expressões como: “amigo com fé, casado é”, ou “juntar os trapinhos”, não traduzem, nem significam casamento, do ponto de vista juridico, e muito menos do ponto de vista biblico.

2.Alguns aspectos importantes do relacionamento conjugal
Os primeiros capitulos do Gênesis descrevem alguns aspectos importantes do relacionamento conjugal, vejamos:
a) a necessidade de relacionamento interpessoal. “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2:18). O homem não foi criado para viver em solidão. (não temos vocação para ser como um Robinson Crusoé);
b) Para que possa ocorrer relacionamento interpessoal, o homem tem de amar outro “semelhante” a ele, que o complete (Gn 2:18). Os animais podem fazer companhia ao homem, mas não entrar em comunhão com ele. Por isso Deus fez a mulher da mesma natureza e dignidade do homem;
c)A criação da mulher a partir do homem mostra que ambos só serão completos quando se tornarem uma só carne no casamento (Gn 2:23).

3.Algumas crises inerentes da dinâmica do relacionamento conjugal
Nesse ponto quero, numa perspectiva mais antropológica e sociológica, abordar algumas crises inerentes ao processo evolutivo do relacionamento conjugal. O amor no casamento, uma vez que se inicia, não acontece todo de uma só vez. Pelo contrário, é uma realidade em permanente desenvolvimento e evolução. Por isso, é normal que crises, mais ou menos agudas, aconteçam no inter-relacionamento do casal. Vamos assinalar algumas situações tipicas que costumam provocar tais crises:
a) o necessário abandono do sistema de vida da familia de cada cônjuge e a constituição de um novo sistema, adaptado ao novo casal, costuma ser o primeiro motivo de crise para a nova familia;
b) o aparecimento do primeiro filho, principalmente se ocorre no inicio do casamento, origina nova crise. Isto porque, acrescenta-se à condição de casal, uma nova condição, a de pais,
c)a educação, a escolarização e, posteriormente o casamento dos filhos supõe também variações bem grandes na vida do casal;
d)finalmente, com as alterações da biologia sexual, e a diminuição da libido, e com a chegada da velhice, tem-se um outro momento critico no relacionamento conjugal.
Todas essas crises fazem parte da dinâmica do casal, que deve aprender administrar com tranquilidade e sabedoria, e com a graça de Deus.

Conclusão
Admitimos que alguns não se sentem vocacionados para o casamento, preferindo uma vida celibatária. A Biblia faculta esse direito. Contudo, o grande projeto de Deus para com o ser humano, sem duvida é o casamento. Melhor é serem dois do que um!

Aplicação Prática
1.Casamento é compromisso, é uma aliança onde a palavra de fidelidade e cuidado é empenhada e deve-se vigiar para que esta aliança seja mantida, porque Deus é fiel e espera que, como seus filhos, possamos espelhar sua fidelidade.
2.A Biblia dá as diretrizes para que sejamos bem sucedidos em nossos casamentos, e é importante que cada um analise seu comportamento à luz dos Seus principios. É importante lembrar que o primeiro milagre de Jesus ocorreu dentro de um casamento, e que o milagre só ocorreu porque houve primeiro a obediência à ordem do Mestre (Jo 2:1-10).
3.Jesus disse que “Veio dar vida, e vida com abundância” (Jo 10:10). Portanto, ser feliz não é algo que está atrelado ao estado civil, mas à comunhão com o Senhor Jesus. A descoberta da alegria em Cristo é fundamental para a vida, seja ela uma vida de solteiro ou de casado.

Fixação de Aprendizagem
1.Qual a postura Biblica a respeito da poligamia?
2.E o casamento misto, por que, segundo a Biblia, não é aconselhável?

Nenhum comentário: