terça-feira, 1 de junho de 2010

A MARCA DA HUMILDADE

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. (Filipenses 2:5,6)

Objetivo Geral
Refletir sobre uma das marcas mais importantes da vida de Jesus e de seu exemplo deixado para nós, embora muitos cristãos tenham dificuldades de seguir tal exemplo de humildade, é sempre bom voltar ao paradigma do mestre.

Comentário
Vendo megas e pops stars no meio evangélico, muita gente querendo destaque, reconhecimento, atraindo os holofotes para si numa desenfreada corrida em direção à fama, ao poder e ao sucesso a qualquer custo; é sempre bom parar para refletir sobre aquele que deve ser nosso exemplo maior e calçar as sandálias do pescador para descobrir o que em seus passos que faria Jesus. Voltar à humildade que deve ser o habitat natural de todo cristão genuíno.

1.Seus pés, por favor?
Chegou o dia da última refeição, Jesus e seus discipulos à mesa, tudo parecia tranquilo, mas não estava; havia conflitos internos na pequena igreja de Jesus. A mãe de Tiago e João fez um pedido inusitado, uma posição privilegiada no reino para os filhos. Mt 20:20,21. Isto não deve ter pegado bem. Além disso, começou certa disputa pelo poder, a pergunta era “quem é o maior” Lc 22:24. Na verdade, havia uma disputa de autoridade. Como Jesus resolveu isto? Com um antidoto, o melhor contra a arrogância e a superioridade: a humildade. Usou para isto dois sermões, um falado e outro encenado.

1.1Sermão Falado Lc 22:25-30
Quem é o maior? Foi a pergunta do seu sermão, e a resposta foi surpreendente: o maior é o que serve. No seu reino seria diferente - “os humildes seriam exaltados”. Se quisessem comer e beber à mesa do reino, assentar em tronos e julgar, teriam que primeiro aprender a servir com humildade.

1.2Sermão Encenado Jo 13:4-15
“Seus pés, por favor”. Na última ceia, Jesus inesperadamente pega uma bacia com água e uma toalha e começa a fazer o serviço mais humilhante da época, destinado a escravos, lavar os pés de alguém. O Messias fazendo isso? É a pergunta que permeia os apóstolos. O sermão encenado era de humildade, e a aplicação prática foi: “Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu fiz, façais vós também”. Eles entenderam o recado e as disputas terminaram, e você entendeu o recado?

2.Façam o mesmo
Jesus manifestou em sua vida um exemplo muito grande de humildade e nos mostrou o caminho da humilhação.
Nasceu do ventre de uma moça simples, numa estrebaria, dentro da manjedoura (recipiente onde os animais comem, coxo), morou numa casa simples, teve uma profissão humilde, viveu entre um povo humilde – entre pescadores. Nunca ostentou poder ou riqueza, mesmo sendo Deus – nunca negou isso – mas viveu como um simples homem, mesmo podendo “dar ordens aos seus anjos” e fazer as “pedras se transformarem em pão”, não usou de seus atributos divinos.
Jesus nasceu de maneira humilde, viveu de maneira humilde e morreu de maneira humilde. Em 1Pe 5:6, há uma promessa para os humildes, a exaltação feita pelo próprio Deus, e isto ocorreu com Jesus, como descreveu o Apóstolo Paulo aos Filipenses (Fp 2:9-11). Devido a sua humilhação, Deus “ao seu tempo” o exaltou de maneira maravilhosa. Ele desceu a terra, e na condição de um humilde carpinteiro desceu a uma classe social muito baixa na época, desceu mais ainda ao servir aos homens a ponto de lavar os pés dos discipulos, desceu ao túmulo, e depois ao lugar mais baixo que poderia descer, ao inferno. Mas começou a subir, subiu a terra quarenta dias, ao céu, e hoje tem “um nome que esta cima de todo nome”. Aleluia! Vale a pena ser humilde e deixar que Deus nos exalte como ele fez com Abraão (Gn 2:1,2).

Conclusão
As marcas que ele nos deixou no que tange a humildade não são quanto ao nascimento, à familia humilde, às profissões simples, à casa modesta ou aos amigos pescadores; mas sim quanto a sua postura de humildade. Ele era humilde, não de aparência, mas de coração. Conheço muitos miseráveis arrogantes e muitos ricos humildes. A casa que você mora, a roupa que veste, o carro que conduz, a sua profissão, o seu grau de instrução ou classe social, não é isso que o tornará humilde ou não, porém o fato de estar disposto a servir como Jesus serviu, não ser arrogante, superior, soberbo e exaltado. A Humildade esta mais ligada ao ser do que ao ter.

Aplicação Prática
1.Verifique sempre a motivação dos seus atos. Questione-se sempre em sua conduta a fim de examinar seu coração, para que nenhuma sombra de orgulho esconda-se sob o manto do seu trabalho.
2.Adote uma postura de serviço diante das necessidades e dificuldades alheias. Veja tudo o que voce possui na perspectiva de serviço a Deus, expressado no serviço ao próximo.
3.Adore a Deus sempre. A atitude de adoração é a resposta para a nossa inclinação ao orgulho, visto que nos mantém sempre em reconhecimento da dependência divina.

(Explicando as Escrituras Jovens e Adultos)

Nenhum comentário: