segunda-feira, 10 de maio de 2010

História da Igreja (IMW)

Aos cinco dias do mês de janeiro de 1967, na Cidade de Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro, foi fundada a Igreja Metodista Wesleyana, compondo-se inicialmente de ministros e leigos que militavam na Igreja Metodista do Brasil.

As razões que deram origem à separação se basearam na doutrina do batismo com o Espírito Santo, como sendo uma Segunda benção para o crente e a aceitação da obra pentecostal, incluindo os dons mencionados na Bíblia Sagrada: Sabedoria, Fé, Ciência, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Profecia, Discernimento, Línguas, Interpretação de Línguas, como também cânticos espirituais, revelações e visões. Acrescentando-se ainda à realização da obra do avivamento espiritual, cânticos de corinhos, orações pelos enfermos, sem liturgia e protocolos nos cultos.

às 14:00 horas da supra mencionada data, realizou-se a reunião que ficou chamada de “Reunião da Ponte”, em virtude da mesma ter sido feita sobre uma ponte no pátio da Fundação Getúlio Vargas, sob direção dos pastores Idelmício Cabral dos Santos e Waldemar Gomes de Figueiredo.
Nessa ocasião ficou definitivamente fundada a Igreja Metodista Wesleyana, aceitando como forma de governo o centralizado com o Conselho Geral, seguindo-se em linhas gerais o regime metodista.

Estavam presentes à esta reunião as seguintes pessoas: Idelmício Cabral dos Santos, Waldemar Gomes de Figueiredo, José Moreira da Silva, Francisco Teodoro Batista, Gessé Teixeira de Carvalho, Córo da Silva Pereira, José Mendes da Silva, Zeny da Silva Pereira, Dinah Batista Rubim, Ariosto Mendes, Wilson da Silva Mendes, Jacir Vieira e Antônio Faleiro Sobrinho.

Foi eleito o primeiro Conselho Geral, que ficou assim constituído: Superintendente Geral: Waldemar Gomes de Figueiredo; Secretário Geral: Gessé Teixeira de Carvalho; incluindo as três Secretarias: Missões, Educação Cristã e Ação Social; Tesoureiro Geral: Idemício Cabral dos Santos.

O movimento Wesleyano começou a se desenvolver gloriosamente, e foi convocado o Concílio Constituinte para se reunir na cidade de Petrópolis, dos dias 16 a 19 de fevereiro de 1967, ocasião em que foi organizada a Igreja.

Novos obreiros vieram formar nas fileiras wesleyanas e vários evangelistas foram eleitos. Estava consolidada a Obra do Senhor.

Os estatutos da Igreja foram aprovados e eleitos oficialmente os membros do Conselho Geral, que ficou assim: Superintendente Geral - Waldemar Gomes de Figueiredo; Secretário Geral de Missões - Gessé Teixeira de Carvalho; Secretário Geral de Ação Social – Oriele Soares do Nascimento; Secretário Geral de Finanças - Idelmício Cabral dos Santos; Presidente da Junta Patrimonial da Igreja Metodista Wesleyana - Francisco Teodoro Batista; Redator da “Voz Wesleyana” - Gessé Teixeira de Carvalho.

Os membros do Concílio Constituinte são os organizadores da nova Igreja. São eles: Waldemar Gomes de Figueiredo, Idelmício Cabral dos Santos, Gessé Teixeira de Carvalho, José Moreira da Silva, Francisco Teodoro Batista, Antônio Faleiro Sobrinho, José Gonçalves, Isaias da Silva Costa, Alice Nely dos Santos, Pedro Moraes Filho, Daniel Pedro de Paula, Ezequiel Luiz da Costa, Tobias Fernandes dos Santos, Gessy dos Santos, Jair Magalhães, Sebastião Alves Moreira Nilson de Paula Carneiro, Joaquim R. Penha, José Barreto de Macedo, Sebastião Moreira da Silva, Letreci Teodoro, Derly Neves, Dilson Pereira Leal, Nacir Neves da Costa, João Coelho Duarte, Dinah Batista Rubim, Jeremias Gomes de Araújo, Oriele Soares dos Nascimento, Córo da Silva Pereira, Jedidad Hilda da Costa, José Marques Pereira, Helenice Bastos, Onaldo Rodrigues Pereira, Wilson Varjão, José M. Galhardo, José Tertuliano Pacheco, José Mendes da Silva, Clarice Alves Pacheco, Octavio Faustino dos Santos, Geraldo Vieira, Wilson R. Damasceno e Azet Gerd. Outros irmãos estiveram presentes mas não assinaram o livro contendo a ata de organização.

O Concílio Constituinte elegeu uma Comissão de Legislação composta dos seguintes membros: Waldemar Gomes de Figueiredo, Idelmício Cabral dos Santos, Gessé Teixeira de Carvalho, José Moreira da Silva, Francisco Teodoro Batista, João Coelho Duarte, Oriele Soares do Nascimento, José Mendes da Silva, Córo da Silva e Onaldo Rodrigues Pereira, aos quais delegou poderes para preparar o Manual da Igreja Metodista Wesleyana, publicado em 1968.

Nenhum comentário: