terça-feira, 25 de maio de 2010

TIPOS DE INVEJA

O sentimento de inveja pode se manifestar de diversas formas.

CONHEÇA ALGUMAS DELAS

Inveja com Lamento
Acontece quando o fato de não ter algo que se quer se torna alvo de lamento, com discursos do tipo: "O outro tem tudo e eu sou um coitado porque não tenho nada". Esse sentimento de vítima faz com que a pessoa invejosa sofre muito e acabe se afundando e se entristecendo cada vez mais.

Inveja Destrutiva
Trata-se do desejo de que o outro perca o que tem ou que piore de alguma forma. É um sentimento intencional, voltado para a destruição, com vontade de querer usurpar o que a outra pessoa conquistou. O invejoso é quem mais sofre, pois esse sentimento não vai lhe ajudar a construir ou a conseguir o que deseja para si

Inveja Branca
È natural do ser humano observar o que o outro tem e até desejar o mesmo para si. A chamada inveja branca acontece quando a cobiça se torna um incentivo para que alguém melhore de vida e não para que continue de olho nas coisas do outro, desejando que ele perca o que tem. Normalmente não é intencional.

Vampiros Emocionais
São pessoas que sugam a energia do outro, que tiram o brilho e o bem-estar de quem está por perto. A pessoa fica o tempo todo se fazendo de "coitadinha" ou então deprecia o outro por inveja ou por medo de que se sobressaia mais que ele. Pode ser intencional ou não.

Fonte: Psicólogas Rachel Zausner Skarbnik e Sâmia Simurro

Nenhum comentário: