sexta-feira, 7 de maio de 2010

STIGMA - AS MARCAS DE CRISTO EM NÓS

Objetivo Geral
Entender que o cristão precisa ser identificado onde quer que esteja, pois ele tem que levar as marcas de Cristo. O evangelho de São João no diz que somos a luz do mundo e a função da luz é brilhar em meio à escuridão.
Conhecer o significado no original grego da palavra marca, para poder entender como as marcas de Cristo devem influenciar o nosso viver cristão diário.

Comentário
A palavra que Paulo usou no livro aos Gálatas para marcas, origina-se da palavra grega stigma. O termo estigma significa marca, cicatriz, sinal. Uma marca que fala sobre ser propriedade de alguém ou algo. Jesus quando andou em nosso meio nos revelou algumas marcas que estavam bem fortes em seu coração, e que deseja que estejam em nós também.

1. Stigma
A marca:
1.1 - De propriedade
Antigamente quando alguém tinha a orelha furada era uma marca, um sinal de que aquele individuo era um escravo. Todos o identificavam desta forma e quando este ia às compras, carregava também um selo que identificava o seu senhor. Quanto à mercadoria comprada por ele, era selada, marcada; para que todos soubessem a qual senhor pertenciam. É maravilhoso saber que Jesus é Senhor de nossa vida, e que também nos selou com o selo da promessa: o Espirito Santo. A marca Dele em nós é o seu sangue que está na nossa vida como um sinal que fomos comprados e resgatados. O seu selo é a garantia que nos assegura que o sangue de Cristo em nossa vida é genuino e nos garante que se permanecermos com estas marcas, quando chegar o grande dia da igreja, o arrebatamento, demonstrará que pertencemos exclusivamente a Ele e ao seu reino preparado para cada um de nós. (1Pe 2:9; 1Co 6:20).

1.2 - De identidade
Quando pensamos em marca sempre vamos lembrar de um simbolo ou sinal que certamente nos lembrará no mesmo instante de um produto, e a nossa mente vai relacionar o produto à marca. Um exemplo disto é quando a dona de casa está elaborando uma lista para ir ao supermercado e anota Bombril, decerto você imaginou o que é, mas na verdade o que ela quer é uma palha de aço. Bombril é apenas uma marca entre muitas outras. Ao chegar à prateleira talvez em vez de optar pela marca, ela leve uma similar para casa.
Podemos dizer então que a marca identifica e mostra o que é realmente o produto. Significa que as pessoas vendo o nosso comportamento, palavras e atitudes logo vão nos associar a Jesus Cristo.
Entenda então que o cristão precisa ser identificado onde quer que esteja, pois ele tem a marca de Cristo. O evangelho de São João no diz que somos a luz do mundo e função da luz é iluminar a escuridão (Mt 5:14; 1Co 4:1).

1.3 - De nova criatura
Portanto é necessario que as marcas velhas do nosso passado sejam apagadas e existindo alguma raiz seja arrancada. Assim, por mais que seja triste o nosso passado, devemos lançar a nossa vida aos cuidados do Senhor, tendo esta nova marca em nós; pois a partir deste momento, somos um novo homem em Cristo Jesus. Tendo a possibilidade de escrever uma nova história, porque temos a marca Dele em nós (2Co 5:17).

2. Cristo e suas marcas
Meus filhinhos, por quem de novo sinto dores de parto, até que Cristo seja formado em vós Gl 4:19.

2.1 - Cristo Formado em Nós
Amar como Ele amou, viver como Ele viveu, obedecer como Ele obedeceu, imitar seus passos, ter as suas marcas, devem ser o ideal de todo cristão. Nossa referência, nosso padrão, nosso paradigma precisa ser Jesus, precisamos ficar cada dia mais parecidos com Jesus Cristo. É isto que proponho nesta serie de lições.

2.2 - Refinados por Cristo
"Se assentará como refinador e purificador de prata". Ml 3:3. Uma irmã ao ler este texto procurou um ourives para ver como ele purificava a prata. Encontrou um homem sentado (como no texto) usando o fogo para refinar a prata, ela lhe perguntou como sabia o momento que estaria pronta, ele disse:
- Quando eu conseguir me enxergar nela.
Existiu um homem na Índia chamado Sadun Sungar Sing, um homem que se parecia com Jesus. Sadum foi de tal forma refinado por Jesus que as pessoas o confundiam com o próprio Cristo.

2.3 - Nos passos de Jesus Jo. 13:15
Somos convidados a sermos cristãos em plenitude (pequenos Cristos). Diante dos impasses da vida, das indecisões, encruzilhadas, devemos nos perguntar sempre: o que Jesus faria se estivesse no nosso lugar? Como reagiria? O que responderia? Como se comportaria? Isto com certeza nos levará a um caminho mais excelente.

Conclusão
Estamos vivendo dias, onde muitos se dizem cristãos, mas na verdade não são. Não conseguimos mais identificá-los, pois as marcas em suas vidas se apagaram, não brilham mais. Jesus disse: "vos sois a luz do mundo", e você pode dizer neste instante que tem as marcas de Cristo em sua vida?
Quero convidá-lo para que nas proximas semanas estudemos com um coração de aprendiz algumas marcas importantes de Cristo, que devem ser aperfeiçoadas e ate geradas em nossas vidas. Meu convite para você é: Vamos ficar um pouco mais parecidos com Jesus?

Fixação de Aprendizagem
1. Peça que algum aluno que tem alguma marca de um ferimento antigo em seu corpo, mostre a classe (se possivel)
2. Pergunte o que vem a mente quando olha para a cicatriz
3. Relacione a experiência do aluno com as marcas que Jesus deixou para nós

Nenhum comentário: