domingo, 2 de maio de 2010

O QUE É ÉTICA CRISTÃ?

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

Este Estudo foi ministrado no Dia 02/05/2010 na Escola Biblica Dominical da Igreja Medodista Wesleyana em Venda Nova - Belo Horizonte/MG.

Objetivo Geral
Definir e mostrar a superioridade da ética Cristã frente à ética secular.

Comentário
Antes de definirmos o que é ÉTICA CRISTÃ, é importante que conceituemos`´ETICA num sentido secular. Vejamos:
Os conceitos de moral e ética, embora sejam diferentes, são com frequencia usados como sinônimos. Alias, a etimologia dos termos é semelhante: moral vem do latim mos, morais, que significa "maneira de se comportar regulada pelo uso", dai "costume"; e de moralis, morale, adjetivo referente ao que é "relativo aos costumes". Ética vem do grego ethos, que tem o mesmo significado de "costume".
Em sentido bem amplo, a moral é o conjunto das regras de conduta admitidas em determinada época ou por um grupo de homens. Nesse sentido, o homem moral é aquele que age bem ou mal na medida em que acata ou transgride as regras do grupo. Simplificando mais ainda, podemos dizer que a ÉTICA é a conduta ideal do individuo.

1 - Alguns Conceitos Importantes
Antes de chegarmos à definição do que é ética cristã, faremos algumas considerações preliminares a cerca de alguns conceitos importantes, a saber:

1.1 - Heteronomia
A palavra HETERONOMIA (hetero, "diferente", e nomos, "lei")significa a aceitação da norma que não é nossa, que vem de fora, quando nos submetemos aos valores da tradição e obedecemos passivamente aos costumes por conformismo ou por temor à sociedade. É caracteristica do mundo infantil viver na heteronomia. No cotidiano, quando indagamos os porques de algumas práticas, a resposta que obtemos é: "todo mundo faz isso!" Portanto, viver na heteronomia, é ter uma postura passiva diante da sociedade. Como se diz na Filosofia da Educação: "quem não pensa, é pensado por outros".

1.2 - Autonomia
Autonomia - auto, "próprio" de si mesmo", nomos "lei". Ao contrário da heteronomia, a AUTONOMIA ainda que admita a influência da cultura e dos costumes, recoloca no homem a capacidade de refletir (repensar o que já foi pensado), e assim assumir uma postura crítica e ativa diante do SENSO COMUM (que é o conjunto de valores assimilados espontaneamente na vivência cotidiana). Perguntas básicas como: O QUE É? COMO É? POR QUE É? Poderão nos ajudar nesse processo. Três passos são fundamentais para passarmos do nivel da heteronomia para o da autonomia. Vejamos:
a) Inventariar os valores que explicam e orientam a nossa vida e a vida da sociedade. Para isso a informação é fundamental. É preciso estar ligado e antenado no que vai pelo mundo;
b) Criticá-los e avaliá-los por todos os ângulos;
c) A construção critica de novos valores.

2 - Definindo a ètica cristã
A ética cristã, em resumo, é o conjunto de valores morais, total e unicamente baseado nas Escrituras Sagradas, pelo qual o homem deve regular sua conduta neste mundo, diante de Deus, do próximo e de si mesmo. Não é um conjunto de regras pelas quais os homens poderão chegar a Deus, mas é a norma de conduta pela qual poderá agradá-lo, pois já foi redimido por ele. Por ser baseada na revelação divina, acredita em valores morais absolutos, que são a vontade de Deus para todos os homens, de todas as culturas e em todas as épocas.
Viver a ética cristã é viver num nivel mais excelente. Somente quando o homem vive no nivel cristão é que ele se torna homem realmente livre (Jo 8:32,36). Viver no nivel cristão é fazer dos principios cristãos o teste final para qualquer decisão a ser tomada a cerca do que é certo e do que é errado para sua vida. Por exemplo, podemos aceitar os costumes de nossas familias, igrejas, comunidades, mas não sem antes avaliarmos se estão de acordo com os padrões da Palavra de Deus.
O nivel da Ética Cristã ultrapassa o nivel da heteronomia e da autonomia, sendo o nivel da TEONOMIA (teos, Deus; nomos, lei). Isto significa dizer que o cristão tem o direito de exercer livremente a sua consciência, aceitando como autoridade os principios espirituais e morais contidos e baseados em Deus. É preciso dizer que toda obediência consciente e voluntária não é escravidão: é um ato autônomo e livre.
Uma outra caracteristica importante do nivel de vida cristão é o fato de que o crente não só tem a sua consciência para guiá-lo, mas tem também o Espirito Santo para informar e orientar sua consciência. Como diz a Biblia: Quando vier, porém, o Espirito da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade... (Jo 16:13). E ainda se lhe faltar sabedoria poderá pedir a Deus, que lhe dará liberalmente (Tg 1:5).
A ética e a moral secular baseiam-se em verdades relativas. Como dizia Pascal: "Verdade aquém, erro além dos pireneus". Ao contrário, a Ética Cristã baseia-se em verdades absolutas contidas na Biblia que é a Palavra de Deus.
Assim sendo, o nivel de vida cristã não se conforma com este mundo (Rm 12:2), antes exerce uma influência transformadora nele.

Conclusão
Em seguida, estudaremos algumas lições que abordarão assuntos de caráter ético de fundamental importancia para nossa vida. A razão dessas lições esta no fato de que vivemos uma crise violenta dos principios e valores éticos na sociedade, e o que é pior, ate dentro do cristianismo. Você deve ler e estudar com atenção, perguntar, questionar, avaliar e cristicar, conforme aprendemos. Mas não se esqueça de pedir ao Espirito Santo que te oriente, e então deixe-se moldar pela inflalivel Palavra de Deus. Amém!

Aplicação Prática
1.A Biblia, por ser a Palavra de Deus, é a nossa regra de fé e prática. Isso significa que tudo aquilo que pensamos, acreditamos e fazemos deve estar em sintonia com seus ensinamentos. Por isso, avalie sempre seus pensamentos e comportamentos à luz dos conceitos biblicos;
2.O mundo jaz no maligno e, portanto tem conceitos completamente contrarios a Deus e á Sua Palavra. Não permita que ele molde seu modo de pensar e agir;
3.Busque aprofundar seu relacionamento com o Espirito Santo, ande por Ele. É o Espirito de Cristo em nós que nos capacita a viver a ética do Reino de Deus.

Fixação de Aprendizagem
1.Faça a distinção entre heteronomia e autonomia.
2.Como se define a teonomia?
3.Por que o autor julga importante o estudo da ética cristã nos dias atuais?
(EXTRAÍDO da "revista Explicando as Escrituras" Jovens e Adultos)

Um comentário:

Ivani Medina disse...


http://cafehistoria.ning.com/profiles/blogs/paguei-pra-ver

O homem não foi feito para mentir. Daí a invenção do polígrafo. No entanto, quando iniciei a minha pesquisa histórica acerca da origem do cristianismo senti-me profundamente incomodado com a historiografia oficial. Percebi prontamente que essa historiografia está seriamente contaminada pela fé. O acatamento da Bíblia não é científico. Claro que o propósito da nossa cultura era lastrear a fé cristã e fortalecê-la constantemente. Para isso, serviu-se da história como um mero instrumento utilitário de convencimento. Se a Igreja dissesse que preto era branco, todos tinham que acreditar piamente. Especialmente os professores, que eram sustentados por ela. Não havia escola que não fosse cristã.

Não é difícil imaginar o resultado disso séculos a fio. Desse modo, o absurdo passou a se tornar natural, pois a proteção à fé estava acima de tudo. É ai que surge uma questão moral da maior relevância pela sua contradição: a obrigação da academia seria zelar pelo ensino honesto de história [a honestidade é um dos valores basilares do cristianismo] ou dar guarida às necessidades da religião, por mais justificável que isso possa parecer?