terça-feira, 11 de maio de 2010

Carta à Igreja em Filadélfia - Ap 3:7-13

A Igreja em Filadélfia é caracterizada por:
1. Obras
2. Pouca força
3. Guardava a Palavra de Deus
4. Não negou o Nome do Senhor Jesus
5. Os da sinagoga de Satanás vão prostrar-se aos seus pés e saber que o Senhor a tem amado
6. E, finalmente, guardou a palavra da perseverança do Senhor Jesus.

As carcteristicas dessa igreja mostram a sua grandeza diante do Senhor, pois não há nenhuma censura para com ela, senão somente elogios. É importante notar que o seu caráter não estava imune a contaminação daqueles que tinham fama de vivos, mas estavam mortos. Mas, apesar de Filadelfia estar proximo aqueles que estavam espiritualmente mortos, ainda assim ela conservou-se pura e viva diante do Senhor.

Ao contrario do que normalmente acontece, essa igreja não se deixou contaminar com a situação espiritual de Sardes, por exemplo. Quantas pessoas que outrora foram usadas por Deus e hoje, ao contrario, são usadas pelo diabo para fazer outras tantas cair na fé? As que estão caindo, pelo mau testemunho dessas pessoas não tem perseverado sua fé no Senhor Jesus, mas sim no homem carnal. Por isso tem sucumbido também. A igreja em Filadelfia é um exemplo para os que estão caidos na fé por causa dos outros! Ela estava muito proxima aos mortos, mas não se contaminou com eles, porque guardou a palavra da perseverança no Senhor Jesus. "Estas cousas diz o Santo, o Verdadeiro, Aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e fecha e ninguém abre..."

Em cada identificação que o Senhor Jesus Cristo glorificado da Si mesmo para cada igreja, mostra os diferentes aspectos da Sua Pessoa e determina a natureza da igreja que Se dirige. Assim, na Sua identificação para com Filadelfia, entendemos que ela tem pouca força, mas Aquele que tem a chave de Davi, tem o controle do poder para determinar quem entra ou não no Reino de Deus. Contudo, não importa se a força é pequena ou grande, pois isso jamais influenciará na condição de se poder conquistar, desde que se mantenha o firme propósito de praticar a Palavra de Deus.

Nenhum comentário: