sábado, 8 de maio de 2010

A MARCA DA SOLITUDE

Objetivo Geral
Aprender com Jesus a importância da solitude, em meio a tanta turbulência, ativismo e exigência de ação que nos são impostos. Separar momentos de quietude, comunhão com Deus, oração e meditação, um isolamento temporario e espontâneo para estar a sós com Deus - esta foi uma marca constante na vida de Jesus.

Comentário
Henri Nouwen notou que sem a solitude, é virtualmente impossivel conduzir uma vida espiritual. Por que é assim? Porque, na solitude, somos liberados da nossa escravidão para amar a Deus, conhecê-lo melhor e na quietude analisamos a nossa própria alma. Como é bom de vez em quando sair do burburinho, da competição frenética; cessar todas as vozes humanas para ouvir somente a de Deus, nessa tranquilidade, aprendemos a dura disciplina de falar menos e ouvir mais. Esse retiro espiritual temporrario e espontâneo renderá muitos dividendos espirituais para nós e aqueles que nos cercam.

1. Solitude e Solidão
O dicionário define solidão como condição ou estado de quem esta desacompanhado ou só. Solidão é também um sentimento humano complexo, isolamento moral, interiorização - solidão de espirito.
Já solitude é o estado de privacidade de uma pessoa, não significando propriamente estado de solidão, pode representar isolamento e a reclusão voluntária para um determinado fim, não associada a sofrimento.
Basicamente a grande diferença entre solidão e solitude, é que a solitude é uma escolha, uma reclusão espontânea, temporária com objetivo definido. A solidão, em contrapartida, muitas vezes é compulsória, geralmente acampanhada de dor e sofrimento. William Penn observou que solitude é uma escola na qual poucos querem aprender, embora nenhuma instrua melhor.
Um retiro espiritual temporário e espontâneo, com o objetivo de falar com Deus, com a nossa propria alma. Davi fazia muito isso (Salmo 42:5). Com o intuito de rever nossos conceitos, meditar na palavra, buscar orientação, momentos de contrição, busca e comunhão.
Em que momentos devemos fazer isso? Deveria fazer parte de nossa vida cristã nos retirarmos de vez em quando para exercitarmos a solitude e mantermos uma comunhão mais intima com Deus, mas também existem momentos especificos, tais como: decisões a serem tomados, conflitos a serem resolvidos, preparação para novos projetos. Tudo isso com propósito de ouvir a voz de Deus.

2. Jesus e a Solitude
Uma das grandes marcas que Jesus nos deixou, embora pouco comentada, é a marca da solitude. Apesar de uma vida intensa, com sua agenda lotada, pois Ele tinha pouco tempo (apenas tres anos) de ministerio na terra e tanta coisa havia a fazer, vemos com frequencia as palavras: imediatamente, logo, em seguida; pois não havia tempo a perder. Veja um exemplo apenas no capitulo oito de Lucas. E aconteceu depois disto que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus (Lc 8:1). Só neste capitulo (acompanhe com a Biblia) é servido por algumas mulheres (8:3), prega dois sermões o semeador e a candeia (8:4-18), é cercado pela multidão e seus familiares não conseguem vê-lo (19-21), entra num barco (tenta tirar um cochilo), acalma uma tempestade (8:22-25), liberta um endemoniado em Gadara (8:26-39), entra no barco novamente, uma multidão o espera (8:40), é procurado por um homem e cura a filha dele, e ainda no caminho cura uma mulher com fluxo de sangue (8:40-56). U´fa, que dia! Entrando no capitulo 9, Ele já convoca uma reunião de treinamento com os discipulos e por ai vai. Mesmo com toda essa gama de atividades, nos vamos vê-lo frequentemente se retirando para ficar a sós com Deus, Ele não abria mão disto. João 6:15, Mc 6:46-47, Mt 26:36, Mt 14:23, Lc 6:12, Mc 1:35, Lc 5:15-16. Às vezes fazia isso na companhia dos discipulos Jo 11:54.

Conclusão
Uma das desculpas mais frequentes que ouço como pastor é: não tenho tempo para ir à igreja, para evangelizar, para orar, para ler a Biblia, para desempenhar meu ministerio, e muito menos para me retirar e passar um tempo sozinho com Deus; se bem que esses mesmos gastam horas em restaurantes, TV, internet e lazer. A solitude é uma questão de sobrevivência espiritual, não podemos nos furtar dela. Perceba que antes de Jesus escolher os discipulos, passou a noite toda com Deus (Lc 6:12,13). Antes de tomar decisões, quando a alma sente sede de Deus, quando as aflições vem, quando sentimos necessidade de crescer e ter comunhão com Deus use a marca que Jesus nos deixou: a marca da solitude.

Aplicação Prática
1. Tire um tempo diário para ficar a sós com Deus. Estabeleça um horário, se possivel, pela manhã, mesmo que isto represente acordar um pouco mais cedo. Não abra mão daquilo que é indispensável para sua sobrevivência espiritual.
2. Não permita que a obra de Deus seja colocada em primeiro lugar, e assuma prioridade sobre o próprio Senhor da Obra. Entenda que é Deus quem faz, e muitas vezes, seria melhor conduzido o trabalho se passássemos mais tempo buscando a Sua direção e vontade.

Fixãção de Aprendizagem
1. Qual a diferença entre Solitude e solidão?
2. O que não permite que você vivencie a solitude?
3. O que pretende fazer a respeito disto depois desta lição?

(EXTRAÍDO da revista "Explicando as Escrituras" Jovens e Adultos)

Nenhum comentário: