sábado, 5 de dezembro de 2009

Velho Testamento I (Parte III - Números)

3)De Cades a Moabe:
a) Os fatos narrados neste capitulo ocorrerão 40 anos depois da saida de Israel do Egito (v 22-29; 33-38)
b) O povo de Israel havia peregrinado pelo deserto cerca de trinta e nove anos e já tinha morrido, praticamente, toda a geração de Israel que tinha saido do Egito
c) Miriã era mais velha do que Moisés uns dez anos (considerando que no episódio em que Moisés foi achado no rio Nilo ainda recém-nascido), sendo assim, se considerarmos que Moisés tinha cerca de 120, aqui no deserto de Zim, deduziremos que Miriã morreu com mais ou menos 130
d) Desta mulher extraordinária não sabemos muito, visto que Moisés, ao que parece, como os demais escritores sagrados, não se preocupou muito em contar detalhes da sua vida e muito menos da sua familia. Porém, chamo a atenção do querido aluno (a) para os fatos abaixo relacionados:
i) Foi ela quem dirigiu as danças de regozijo pela passagem vitoriosa que Deus concedeu ao seu povo no Mar Vermelho (Ex 15:20)
ii)Foi ela quem dirigiu as danças de regozijo pela passagem vitoriosa que Deus concedeu ao seu povo no Mar Vermelho (Ex 15:20)
iii)Ela se opós ao casamento do seu irmão Moisés com a cuchita, não se sabe exatamente porque, se por zelo de Deus ou preconceito. Considerando o castigo, me parece mais pela ultima hipótese (Êx 12:1)
2) O pecado de Moisés (20:7-21):
a) O pecado de Moisés foi duplo porque ele foi imprudente, como se a glória e o poder de Deus residissem nele e depois, agiu desaforadamente ao ferir a rocha 2 vezes com ao invés de falar a rocha conforme Deus fora ordenado (v10-12)
b) Ao falar e agir temerariamente, Moisés demonstrou que não tinha confiança em Deus, e daí tornou-se rebelde contra os seus mandamentos, revelando assim falta de fé e obediência, que é o modo incorreto de se corresponder a Palavra de Deus (v12-24; Dt 9:23; 1Sm 12:15; 1Rs 13:21; 2Rs 17:14; Sl 106:33)
c) Além disto Moisés deixou de expressar com atos que Deus é santo e digno, e decidiu não temer a Ele nem obedecer-lo
d) Aqui aprendemos que a responsabilidade de um ministro do evangelho é maior em obedecer a Palavra de Deus do que os demais membros da Igreja, devido a sua influencia e posição diante de Deus
e) Assim como Moisés ficou desqualificado para introduzir o povo na terra prometida, os ministros do evangelho hoje podem ficar desqualificados para exercerem determinadas funções na Igreja em virtude da gravidade moral do seu pecado (1Tm 3:1-7)
3) A morte de Arão (20:22-29):
a) A morte de Arão foi adiantada por ele desagradado a Deus no incidente em que Moisés feriu a pedra duas vezes neste mesmo capitulo
b) Porém, considerando os grandes serviços prestados a obra de Deus, foi-lhe permitido subir ao monte para ter uma vista panorâmica da terra da promissão e do acampamento de Israel como uma possivel despedida.
c) A morte de Arão foi logo depois da morte de Miriã, talvez uns quatro meses depois.
4) A serpente de bronze (21:4-9):
a) Dizem os comentaristas da Biblia que aquela região tem é infestado de répteis venenosos tais como: largatos ferozes e voadores que pulam das arvores e palmeiras, que são abundantes na região, além de escorpiões que são um perigo para os viajantes que andam descalço ou com sandálias
b) Como o povo pecou murmurando contra Deus e o seu ungido Moisés, Deus retirou a sua proteção dos israelitas e muitos morreram picados pelas serpentes, ao cairem em si, confessaram e pediram perdão a Deus dos seus pecados, Deus mandou Moisés fazer uma serpente de metal para que todos os que fossem mordidos pelas serpentes e olhassem para a serpente de metal levantada em uma haste ficasse curado e não morresse
c) O poder curador e vivificante desta serpende de metal representam o poder vivificante e salvador do sacrificio de Cristo na cruz do Calvário (Jó 3:14-15)
d) Qualquer pessoa que quiser ser curado e perdoado hoje terá de fitar ao sacrificio de Cristo com fé e obediência a sua palavra como nos dias de Moisés deviam fitar a serpente
5) A doutrina errada de Balaão (Cap 22-25):
a) Balaão não era israelita mais sim um sacerdote-advinho acreditado pelas nações getilicas daqueles dias. Por isso Balaque confiou que ele poderia lançar maldições sobre os israelitas (v2-7; 24:1)
b) Porém, existe a possibilidade de que Balaão no inicio da sua vida sacerdotal, fora um verdadeiro sacerdote do Deus Altissimo, afastando-se da fé e tornando-se depois um feiticeiro (v7,18; 31:16; Dt 23:4,5; 2Pe 2:15; Jd 11)
c)Como era comum a todos os falsos profetas, também Balaão não tinha zelo pela honra de Deus nem pela santidade do povo de Deus
d) Deparando-se com a impossibilidade de amaldiçoar os israelitas, induziu-os a imoralidade para tirar proveito financeiro de Balaque e por isso morreu (25:1-6; 31:8,16; Ap 2:14)
6) O censo da nova geração (Cap 26):
a) Este senso foi ordenado por Deus para preparar a nação de Israel para lutar pela posse da terra prometida Canaã (1:2,3; 26:2,53-56)
7) Preparações para entrar na terra (Cap 27-36):
a) Chegamos ao fim dos 38 anos da peregrinação de Israel e voltamos a encontrá-lo em Cades-Barnéia, o mesmo lugar aonde voltou para começar a sua longa viagem pelo deserto
b) Esse periodo está quase em branco quanto ao registro histórico. Foi simplesmente um tempo de espera até que a geração incrédula tivesse desaparecido. Agora estão prontos para entrar na terra
c) Moisés ora intercedendo pelo povo para que Deus levante um lider para substitui-lo na condução do povo a terra prometida (27:15-17)
d) Deus levanta Josué como sucessor de Moisés (27:18)
e) Deus dotou Josué com a autoridade sobre o povo que deu a Moisés (27:20)
f) Josué foi ordenado com a imposição de mãos por Moisés (27:23)
g) Algumas pessoas Opõem-se à matança geral dos medianitas como algo incompativel com o amor de Deus. Mas devemos recordar-nos de que esse povo era um câncer moral no meio de um pais que ameaçava a pureza de Israel
h) As 32.000 meninas foram preservadas para o serviço doméstico (31:18)
i)A impureza era castigada com a morte (Dt 25). A lei hebraica permitia ao soldado casar-se com uma mulher cativa, mas somente sob a condição de observar a legislação existente em favor dela, destinada tanto quanto possivel a tomar impossivel a imoralidade (Dt 21:10-14)
j) O capitulo 32 registra a escolha da terra das duas tribos e meia
k) O capitulo 33 contém um sumário das jornadas de Israel
l) O capitulo 34 registra os limites de cada tribo
m) O capitulo 35 contém o relato da escolha das cidades de refúgio
n) Fica então determinado por Deus que devem existir seis cidade de refúgio para acolher os criminosos que, acidentalmente ferisse alguém, o réu ficava ali para esperar o julgamento (35:12)
o) Se o réu fosse condenado de homicidio culposo seria executado com a pena fatal (35:16-21)
p) Se fosse réu de homicidio involuntário devia permanecer naquela cidade até a morte do sumo sacerdote, ai poderia voltar para casa em segurança (35:22-28)

Nenhum comentário: