sábado, 5 de dezembro de 2009

Velho Testamento I (Parte II - Números)

2)De Sinai a Cades:
1) Resumo dos capitulos 10-19:
a) Inicio da marcha (10:1-36)
b) Murmurações e concupiscência (11:1-15)
c) Os 70 anciãoes (11:16-35)
d) A sedição de Miriã e Arão (12)
e) O relatório dos espias e o resultado da incredulidade de Israel (13-14)
f) A recordação de várias Leis (15)
g) A rebelião de Coré e os seus resultados (16-17)
h) Leis cerimonias (18-19)
2) Curiosidades:
a) Hobabe e seus filhos acompanharam os filhos de Israel e permaneceram com eles (Jz 1:16; 1Sm 15:6)
b) A arca da aliança ia adiante dos filhos de Israel e o que isto representava (10:33; Ex 25:20-22; Js 7:6)
c) A causas que conduziu Israel a concupisciência e o seu significado (11:4; Ex 12:38; 2Co 6:14)
d) As pessoas nomeadas para auxiliarem a Moisés (11:16,17)
e) A manifestação do Espirito em 11:23 nos lembra o que diz em At 19:6
f) As codornizes não estavam empilhadas a dos côvados de altura, como possa parecer na leitura apressada de 11:31, mas que voavam a essa altura e assim eram capturadas facilmente.
3)O contagioso o espirito de murmuração:
a) Afetou até Miriã e Arão Pelo fato de ser o nome de Miriã o primeiro que se menciona no versiculo um e de ter sido ela quem recebeu o castigo, parece evidente que foi ela quem iniciou a rebelião. Sendo que o casamento com gentios era proibido pela lei (Gn 24:3; Dt 7:3)
b) Miriã tinha justa razão de queixar-se. Mas ela deixou de levar em consideração a graça de Deus que pode santificar os gentios
c) Alguns tem visto na ação de Moisés um significado dispensacional e profético de Israel rejeitado por Deus. Moisés contraiu matrimônio com uma esposa gentilica (At 15:14). Arão e Miriã representam os judeus que se opõem á união do judeu e gentio (At 11:1-3).
d) A exclusão de Miriã é um tipo da rejeição temporária de Israel e, a sua recepção no acampamento da sua restauração
e) Em Dt 1:9-22 demonstra que a ordem de enviar espias foi dada em resposta á exigência do povo. O plano de Deus era que o povo nesta questão, confiasse nele, mas, vendo a fraqueza da sua fé, permitiu que fizessem o que desejavam
f) Geralmente na Biblia os nomes e as trocas de nomes, tem um significado especial (Gn 32:28)
g) O relatório que trouxeram os espias (13:26,27)
h) Efeito intenção e atitude do povo diante do relatório (14:4)
i) A atitude do povo infiel para com aqueles que verdadeiramente acreditavam em Deus (v10). Em Nm 14:13-19 nos faz importante revelação a respeito do caráter de Moisés (v21)
j) Apesar de ter falhado o povo, os planos de Deus se realizaram
4)A origem da incredulidade de Israel (14:20-38):
a) Foi perdoado o pecado do povo (v20)
b) Isso não impediu que eles colhessem o que tinham semeado com sua atitude impenitente (14:29,30)
c)Os espias incrédulos morreram de pragas (v37)
d) O ato do povo em Nm 14:40-45 não foi movido por verdadeira obediência
e) Em Nm 14:22, o Senhor menciona o fato de até o presente povo o tinha tentado 10 vezes
5) Verifiquemos os seguintes versiculos e façamos uma lista destas tentações:
Ex 14:15; 16:20-27; 17:32; Nm 11; 12:1; Nm 14
6) Nm 15:27-29 tratam dos pecados de ignorância; isto é, pecados não cometidos no espirito de desobediência voluntária
7) E Nm 15:30 menciona pelo contrário, pecados cometidos presunçosamente para os quais o sacrificio não tem eficácia, e os versiculos seguintes fornecem uma ilustração desse pecado no caso do homem que recolheu lenha no dia de sábado. A pena severa não foi imposta pelo mero ato de recolher a lenha, mas pelo espirito presunçoso com que quebrou a lei.
8) O Senhor ordenasse aos israelitas o uso de bordas nos seus vestidos, como uma recordação visivel de seus mandamentos (15:37-41; Sl 78:11; Jr 2:32)
9) No caso de Coré e seus seguidores como a murmuração que começou depois da partida de Egito, transformou-se em rebelião declarada. O pecado de Coré e seu grupo consistiram em rebelião contra Moisés e Arão e intrusão no oficio sacerdotal.
a) Moisés não procurou defender-se (16:4)
b) Na verdade a revolta de Coré foi contra Deus (v11)
c) A acusação de Coré não foi justa (v13)
d) Os resultados da rebelião (v41)
10) Um relato da preparação da água para a purificação legal (Nm 19):
a) Esta purificação tem um significa a purificação das nossas obras pelo sangue de Jesus Cristo (Hb 9:13,14)
b) O seu principal propósito era a purificação daqueles que tinham tocado cadáveres, cujo contato trazia contaminação. Essa lei pode ter sido decretada por causa da existencia de tantos mortos depois do julgamento de Jeová contra os rebeldes, porque ela não se encontra em Leviticos.

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