quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Velho Testamento I (Parte I - Josué)

Josué
Tema:
Israel está agora em condições de tomar posse de Canaã e cumprir sua missão de ser testemunha as nações quanto a sua unidade, e defensor da Palavra e Lei de Deus. Nos livros históricos, começando com Josué, veremos se Israel cumpriu ou não a sua missão. Josué é livro de vitória e de possessão, que apresenta o quadro de Israel, outrora rebelde agora transformado num exercito disciplinado de guerreiros, subjugando nações, que lhe eram superiores em número e poder. O segredo de seu exito não é dificil de conhecer. “O Senhor pelejou por eles”. Tomando a fidelidade de Deus como pensamento central, poderiamos fazer um resumo da mensagem de Josué nas palavras de 21:45: “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu”.

Autor:
Josué. O Talmude diz que Josué escreveu todo o livro com exceção dos últimos cinco versiculos. Foi escrito durante o tempo em que vivia Raabe (6:25).

Esfera de ação:
Da morte de Moisés a morte de Josué, cobrindo um periodo de 24 anos (1451-1427 a.C.)

Conteúdo:
1)A entrada na terra (1-5)
2)A terra subjugada (6-12)
3)A terra dividida (13-22)
4)A despedida de Josué (23-24)

1)A Entrada na terra:
1) O encargo e a comissão de Josué (1):
a) Deus prometera entregar toda a terra que pisara os israelitas (1:3)
b) Josué seria orientado pela Palavra de Deus de então, o Pentateuco (1:8)
c) Notemos que até esta época o Senhor revelava a sua vontade por meio de visões, sonhos e aparições angélicas, mas de agora em diante seria por meio da Palavra escrita.
2)Raabe e os espias (2):
a) Raabe foi à prostituta que temia a Deus e foi salva pela fé (2:1-24; Hb 11:31).
b) Entretanto, ela fez algo, obedeceu a orientação dos espias (2:21).
3)A passagem do Jordão (3).
4)Os dois memoriais (4):
a) Josué mandou que se tomasse 12 pedras do fundo do rio para que fosse edificado um altar (da vitória) da outra banda do rio (4:3-9).
b) Estas pedras eram o testemunho das 12 tribos da travessia do rio Jordão.
c) Ao ficarem sabendo da travessia do rio Jordão a pe enxuto pelos israelitas, os reis das nações que estavam em Canaã apavoraram-se (5:1)
5)A primeira Páscoa em Canaã (5):
a) Do outro lado do rio Jordão agora, os israelitas celebraram a páscoa comendo trigo (5:11,12).
O anjo que apareceu a Josué era, possivelmente, um dos casos de Teofania (um dos casos da manifestação de Cristo no Antigo Testamento), o verdadeiro chefe das cortes celestiais, Jesus de Nazaré, o Filho do Deus Altissimo (5:13,14; Ap 19:11-16).

Nenhum comentário: