sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Cativeiro Assírio

O cativeiro assírio
2Reis 17:1-23
Durante o êxoto, 19:5-9, Deus fez um pacto com seu povo. De um lado, Deus prometeu tornar a nação israelita sua pproriedade peculiar, reino sacerdotal e nação santa, vs. 5:6. Por outro lado, o povo assumiu o compromisso de ouvir e praticar os ensinamentos do Senhor, v.8. Em Dt 28, Deus colocou claramente diante de Israel os resultados de uma vida santa e as consequencias de uma vida fora de seus planos. Uma dessas consequencias seria o cativeiro, vs 36:37. Apesar da renovação do pacto, Dt 29, e de todas as advertências do Senhor através de seus profetas, 2Rs 17:13, Israel não cumpriu sua parte, 2Rs 17:15. A quebra do pacto pelo reino do Norte foi estudada na lição anterior. Hoje, estudaremos a dura consequencia desse ato: o cativeiro assirio.
I.O Império Assírio
No extremo norte da Mesopotâmia, ficava a Assiria. Sua capital, Ninive. Era um povo guerreiro e conquistador. Tiglate-Pileser I iniciou a expansão do reino, submetendo várias nações pequenas e mais fracas. Durante os reinados de Deus e Salomão, quando Israel era um reino unido e se ergueu como poder dominante na região, as conquistas assirias não tiveram muito destaque.
Mas, a partir do século IX a.C., a Assíria emergiu copmo uma potência capaz de aterrorizar até as grandes nações. No auge do seu poder, ela tomou a Siria, o Egito e Israel (o Reino do Norte). Também atacou Judá, mas a invasão comandada por Senaqueribe, mencionada em 2Rs 18:13, foi apenas parcial. Deus não havia permitido que a ruina sobreviesse à casa de Davi, 2Rs 19:20,32.
Tiglate-Pileser III, 2Rs 15:29, foi quem impôs pesado tributo a Manaém, v.19, e liderou o inicio da queda do Reino do Norte, fazendo a primeira leva de cativos, v.29.
Salmaneser V (727-722 a.C) invadiu Israel e, durante três anos, cercou a capital Samaria, 2Rs 17:3,5. Sargão II, general do exército assírio, que em 722 a.C. Usurpou o trono e fundou uma nova dinastia, atribuiu a si a conquista de Samaria.
II.Israel sob o juizo Divino
Israel havia esquecido o compromisso de fidelidade firmado com Deus. Compare Dt 32:18 com 2Rs 17:7. Irresponsavelmente, afastou-se de seu Criador, sem dar ouvidos às suas inumeras advertências. Por isso, o castigo foi inevitável, Os 9:17. As ações militares da Assiria foram gradativas.
a) Exigência de pesado tributo – Desde os dias de Manaém, que o reino do Norte começou a cair sob o jugo do Império Assirio. Isso ocorreu quando Israel foi obrigado a oferecer à Assiria uma alta quantia para que esta não invadisse o território israelita, 2Rs 15:19,20. Mesmo pagando esse tributo, Israel não estava seguro.
b) Invasão do norte do país – No reinado de Peca, penúltimo rei de Israel, a região norte de Israel foi tomada pela Assiria, 2Rs 15:29, e foram levados os primeiros cativos israelitas. Era o inicio do juizo divino sobre todos os pecados de Israel. Mediante a substituição do rei Peca, v.30, e o pagamento anual de tributo, o reino do Norte conseguiu adiar, por mais alguns anos, a sua destruição total, 2Rs 17:3.
c) Prisão do último rei de Israel – O povo vivia uma situação de humilhante sujeição ao rei assirio. Oséias, último monarca do reino do Norte, já não aguentava mais essa situação. Resolveu interromper o pagamento desses tributos e recorreu ao rei do Egito, solicitando ajuda. Salmaneser V, rei da Assiria, suspeitou dessa conspiração e encerrou Oséias na prisão, 2Rs 17:4.
d) Cerco e tomada de Samaria – Os assírios vieram com seu poderoso exército e sitiaram a capital. Após tres anos de cerco, a capital do reino do Norte foi, finalmente, invadida e os habitantes de Israel deportados em cativeiro para a Assiria, 2Rs 17:5,6. Assim terminou, de forma trágica, a história do reino das 10 tribos de Israel.
III. A Crueldade Assíria
Os assirios eram extremamente cruéis. Sua história foi pontilhada por inúmeros casos de mutilação. Muitos de seus vencidos tiveram as mãos e os pés, o nariz, as orelhas cortados e os olhos arrancados. Houve muitos casos de pessoas serem queimadas vivas. Tamanha foi a brutalidade desse povo que o profeta Naum clamou veementemente contra a capital desse império sanguinário, Na 3:1.
a) O fim das 10 tribos – Umas das principais características dos assirios era o processo de caldeamento (misturas) a que submetiam os povos conquistados, 2Rs 17:6,24. Removiam os capturados de uma região para outra, forçando-os assim a perder seus bens, que sua origem, sua religião e suas mais nobres tradições, cumprindo-se Dt 4:27. Por isso as dez tribos de Israel desapareceram com o cativeiro assirio. Não se tem noticias sobre elas, mas os profetas Naum e Jeremias registraram a promessa de restauração, Na 2:2, Jr 30:10 e 31:1,9.
b) Origem dos samaritanos – Para habitar a região norte foram trazidos povos de outros lugares. Essa é a origem dos samaritanos, 2Rs 17:24. Esse fato nos ajuda a entender a dificuldade de relacionamento que havia entre judeus e samaritanos ao tempo do Novo Testamento. Nessa época os samaritanos tinham uma religiãop parecida com a dos judeus, 2Rs 17:27 e Jo 4:4-26. Evangelizados por Filipe, muitos samaritanos aceitaram a Cristo, At 8:5-25.
Deus jamais deixa seu povo sem disciplina quando esse se afasta de sua vontade, Hb 12:6,7. Todavia, a correção aplicada por Deus é sempre uma porta aberta ao arrependimento e reconciliação.
(Extraído da Revista de Estudos Bíblicos “Aleluia”)

13 comentários:

Ailton Silva disse...

eu estava mesmo atras de texto sobre este assunto, me diga quanto tempo eles ficaram lá?

Anônimo disse...

A Paz.
A muito procurava uma exposição clara como esta sobre o cativeiro de Israel(10 tribos).
É de grande ajuda ao meu estudo esta postagem.
Continue Deus abençoando a vc.

Anônimo disse...

Esse assunto é muito interessane. Tenho uma dúvida e gostaria de tirá-la: Podemos considerar os samaritanos como mistura de judeus (10 tribubos) com assirios e outros povos levados para a Assiria?

Santidade Estilo de Vida disse...

não. os samaritanos eram os descendentes das 10 tribos de Israel que Deus separou e deu a Jeroboão. Os descendentes de Davi que eram os judeus. por isso a disputa e o desprezo dos judeus pelos samaritanos, porque eles abandonaram a lei de Deus.
Jeroboão tinha tudo que precisava para ser muito bem sucedido. Quando Deus mandou o profeta Aías falar com Jeroboão sobre o plano divino de lhe entregar as 10 tribos de Israel, ele prometeu a permanência da família de Jeroboão no trono, se este fosse fiel ao Senhor: “Se ouvires tudo o que eu te ordenar, e andares nos meus caminhos, e fizeres o que é reto perante mim, guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como fez Davi, meu servo, eu serei contigo, e te edificarei uma casa estável, como edifiquei a Davi, e te darei Israel” (1 Reis 11:38)

Pr. Cláudio Silva disse...

Claudio Silva

A Paz querido, que DEUS lhe abençõe.gostaria de saber o que aconteceu com o povo que foi levado para o cativeiro assirio , pois ao cativeiro babilonico , sabemos que eles foram libertos por ciro em cumprimento da profecia de jeremias 25;11 , mas e quanto ao povo de israel o que lhes sucedeu ? estao dispersos ainda ou o estado de israel que se formou em 48 é a restauração da nação israelita ? me tire esta duvida.

Unknown disse...

Muito bom, mas o reino do norte( dez tribos) não foram extintas,eles escaparam do cativeiro assirio,e estão em atividade até hoje.(estão nas américas).

Paulo Mendes Glória disse...

De acordo com o livro do profeta Obadias nos versículos 20 e 21, são os cativos de Jerusalém que habitam em Sefarade (Espanha em hebraico).
Portanto, são as tribos de Judá e Benjamim que partem para o Novo Mundo das Américas, no séc. XVI no descobrimento e séc. XVII com Maurício de Nassau.
O apóstolo Paulo cita estes irmãos na carta aos Romanos 15:24 e 28.

Anônimo disse...

Mais ou menos tirando que você mencionou senhor se referindo ao Altíssimo Elokim de ISRAEL . Isso ainda dá pra tolerar? Não piora quando fala que o edomita davi uma espécie de temer toma as terras e com quieta o exército de Israel , as tribos do norte ficaram sem proteção aí a siria trouxe as tribos para as AMERICAS (INDIOS) MAS SUAVE ELA TA SENTINDO A MAO PESADA DE YAH ASSIM COMO A CASA DE DAVI EM BREVE .JUDA É JUDAISTA ASSIM COMO TODAS AS 11 TRIBOS "ITA" NAO SEI DA ONDE VEIO JUDEU , QUER DIZER YAH REVELOI ISSO AO SEU PROFETA LEVITA ( OS JUDEUS SAO LS FILHOS DE ESAU) ENTRARAM EM JERUSALÉM DEPOIS QUE NABUCODONOSOR O REI DE BABILONIA LEVOU CATIVO OS JUDAISTA .

Get's Araújo disse...

Na verdade, não há nada veridico quanto aos finalmentes das des tribos do Israel Norte, levados carcati por Senecaribe para a Assíria. Ficaram num ponto cego da história.

Get's Araújo disse...

(dez)

Unknown disse...

Muito bom rever estes acontecimentos da história de Israel

Anônimo disse...

Gostaria de saber mais sobre toque realmente diz em Isaías 10-27

Unknown disse...

Eles não voltaram de lá