sábado, 17 de outubro de 2009

Os Segredos da Torre Eiffel - Les secrets de la Tour Eiffel

O boato que corria em 1978 - Ainda bem que foi desmentida a fofoca de que a torre seria derrubada . A antiga Dama das martgens do Sena, com seus 90 anos, estaria em mau estado: a ferrugem, com o passar dos anos, tomou conta de sua estrutura de aço e o momento parecia propicio à ação dos demolidores. Vamos nos acalmar, não é nada disso. Os reparos necessários à sua sobrevida foram efetuados.
Parisienses emocionados - Os parisienses ficaram comovidos e nós os compreendemos. A torre faz parte da vida deles. Uma canção popular diz que "Paris não será a mesma cidade sem a torre". Porém, ao mesmo tempo, o que os inimigos tem contra ela? Estariam, depois de tantos anos, em condições de triunfar?
A Exposição de 1889 - A torre, projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel, seria o ponto alto da exposição internacional de 1889. A França então, poderia mostrar ao mundo que era capaz de grandes realizações.
Um manifesto pela derrubada da torre - Vários intelectuais parisienses levantaram suas vozes contra a torre de Eiffel: "Nós, escritores, pintores, escultores, arquitetos, amantes apaixonados da beleza até aqui irretocável de Paris, vimos protestar com todo vigor, com toda nossa indignação, em nome do gosto francês ignorado, em nome da arte e da história francesa ameaçadas, contra a inútil e assombrosa torre".
Os epitetos dados pelas personalidades ao monumento - O discurso dos protestantes era obra principalmente de Alexandre Dumas filho, Leconte de Lisle, Sully Prud'homme, Verlaine e Maupassant. Esses parisienses denominaram a torre de "esqueleto desagradável e gigante". diferente de outros que chamavam-na de "Castiçal Côncavo".
A celebridade, enfim - A torre tornou-se marcante para pintores, dentre os quais Seurat, Rousseau, Dufy, Utrilo; compositores; poetas, como Apollinaire, que a chamava de "Pastora das Nuvens" e Leon Paul Fargue, que a apelidou de "Escada do Futuro", além de Blaise Cendrars, que por um instante a satiriza em um livro e depois ameniza ao ponto de nas edições seguintes afirmar: "Paris, cidade da torre única".
A inauguração - Em 1888 o povo tinha dúvidas se a torre ficaria pronta para a exposição do ano seguinte. Dia 31 de março de 1889, no entanto, estava tudo certo e a torre foi então liberada. O próprio Gustave a inaugurou, içando - lá no cume da torre de 300m de altura - a flamejante bandeira tricolor.
Segredo e comunicação - Poucas pessoas sabem que no pilar sul da Torre Eiffel acha-se uma pequena construção secreta e rigidamente protegida pela policia. Ela abriga um estúdio de televisão

Nenhum comentário: