domingo, 25 de outubro de 2009

O Cálice da Nova Aliança

Muito comum entre as Igrejas Cristãs Evangélicas celebrarem a Ceia do Senhor no primeiro domingo de cada mês. A verdade é que Jesus Cristo não deixou uma data específica ou periódica para que fosse celebrada a Ceia, no entanto, o apóstolo Paulo faz uma citação relevante em 1 Coríntios 11.26: “todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha”.

Como cristãos evangélicos não cremos na transubstanciação, a qual faz referência de que no momento da consagração do pão e do suco de uva estes elementos se tornem de fato o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Nem tão pouco cremos na consubstanciação que afirma a presença de Jesus Cristo nos elementos da Ceia durante a celebração. Celebramos um memorial e não um ritual, pois assim foi à ordenança de Cristo a qual pode ser facilmente constatada nas citações dos Evangelhos onde se trata do tema como, por exemplo, Lucas 22.19: “...fazei isto em memória de mim”.

Mas qual a relevância em se anunciar a morte de Jesus Cristo a cada mês? E por que celebrar a Ceia do Senhor mensalmente? No princípio da Igreja a Ceia era realizada em todas as reuniões chegando a ser praticada até mesmo mais de uma vez no mesmo dia, visto que os irmãos reuniam-se em suas casas, em pequenos grupos. Depois a Ceia passou a ser celebrada no primeiro dia da semana, domingo, como está registrado em Atos 20.7. Hoje se entende que não há necessidade da celebração todos os domingos, mas que uma vez por mês é suficiente para cumprir o propósito da celebração: Anunciar a morte de Jesus Cristo até que Ele volte!

Nisto consiste o Evangelho, as Boas Novas de Deus a humanidade: “...que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (1Coríntios 15.3-4)”. Por isso celebra-se a morte de Cristo, porque Ele venceu a morte nos dando a oportunidade de também vencê-la através dEle para vivermos eternamente com Ele na casa de Deus; onde não haverá mais dor, nem morte, nem sofrimento, pois as primeiras coisas passaram.

Jesus Cristo fez uma Nova Aliança com seu próprio sangue a toda humanidade que se resume no texto de Romanos 10.9-10: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”. Agora a decisão é sua em participar ou não do Cálice desta Aliança.

Pr. Ivan Fidelis dos Santos

Nenhum comentário: