domingo, 18 de outubro de 2009

Sendo Discípulos de Cristo

Segundo as Escrituras, um discípulo tem pelo menos três características, é chamado para pagar de livre e espontânea vontade três preços e receber três responsabilidades, como poderemos ver, tudo isto é extremamente importante para aqueles/as que se chamam cristãos. É de relevância crucial para aqueles/as cristãos/ãs que querem ser discípulos do Mestre.
A primeira caracteristica é a obediência. Um discipulo é uma pessoa que é dedicada e obediente à pessoa e aos ensinos do Mestre, pois Ele, exigia (exige) a submissão absoluta à Sua Pessoa, confiança na Sua Palavra, e fé na Sua providência. Infelizmente, muitos se desculpavam (se desculpam), porque não queriam se dedicar, não podiam confiar, e não acreditavam em Seus milagres. Os discipulos eram aqueles que, após a convicção das verdades da Palavra, passavam a dar exclusividade e dedicação completa ao Mestre, significando então, que todos aqueles que estão aquém desta dedicação exclusiva e completa à pessoa de Cristo, não são Seus discipulos, ou seja, só pode tornar-se um discipulo quem se submete à autoridade e tem sua vida por Ele controlada. (João 8:31).
A segunda caracteristica é o amor. Esta deve ser a marca fundamental do cristão. É a caracteristica mais óbvia e sem igual do discipulo de Jesus. É a exigência mais fundamental para quem desejar ajudar a outrem.
Quando João escrevia sua Primeira Carta, percebeu que havia pessoas na comunidade que estavam tendo dificuldades para saber quem eram os verdadeiros cristãos. Para dirimir tais dúvidas, ele oferece o indicativo de que os cristãos se caracterizavam pelo amor. Se uma pessoa não tem amor, segundo João, provavelmente não era um cristão. Grande contradição amados/as, é imaginar que alguém pode ser um verdadeiro seguidor de Cristo e não saber amar. (João 13:34).
A terceira caracteristica é a frutificação. Vivemos numa sociedade que é orientada em direção sucesso. Todos querem ser bem sucedidos, e a maioria de nós trabalha com seus vários planos pessoais para atingir aquele alvo. No entanto, em João 15, Jesus contou aos seguidores que todos estes esforços seriam em vão a não ser que o discipulo fosse dedicado a Cristo, de modo consistente, permanecendo Nele, ao invés de forçar o caminho com seus próprios planos ou confiando nos seus próprios recursos. Para tanto, Jesus emprega a ilustração das videiras que não estavam produzindo uvas. A melhor coisa para tais renovos, segundo Jesus, era serem cortados e jogados ao fogo.
Estas são meus amados as três caracteristicas fundamentais dos discipulos de Cristo Jesus. Que elas possam fazer parte da nossa caminhada missionária, da nossa caminhada ministerial, familiar e profissional. Precisamos ser submissos ao Mestre, amar e dar frutos para a sua Seara.
(EXTRAÍDO)

Nenhum comentário: