sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VELHO TESTAMENTOI (Gênesis Parte I)

GÊNESIS
Tema:
Este livro é bem definido pelo seu titulo. GÊNESIS, que significa “principio”, porque é a história do principio de todas as coisas – o principio do céu e da terra, o principio de todas as formas de vida e de todas as instituições e relações humanas. Tem sido chamado o viveiro das gerações da Biblia pelo fato de nele estar registrados todos os começos de todas as grandes doutrinas referente a Deus, ao homem, ao pecado e á salvação.
O primeiro versiculo anuncia o propósito do livro. “No principio criou Deus os céus e a terra”. Os israelitas, a quem fora primeiramente dirigido à mensagem do livro, aprenderam que o Deus da Palestina era também o Deus de todos os paises, e que o Deus de uma nação (Israel) era também o Deus de todas as nações. Ora, sendo ele o Deus Criador de toda a terra, devia por fim tornar-se o Redentor de toda terra. O livro relata como se tornou necessária a redenção, em vista de ter o homem pecado e caido nas trevas; e como Deus escolheu uma nação a fim de que levasse a luz da verdade divina às demais nações.

Autor:
Moisés

Esfera de Ação:
Da criação até à morte de José, abrangendo um periodo de 2.315 anos, de cerca de 4004 a 1689 antes de Cristo.

Conteúdo:
A criação 1-2
A queda 3
A primeira civilização 4
O dilúvio 5-9
A dispersão das nações 10-11
Abraão 12-25
Isaque 17-35
Jacó 25-35
José 37-50

1)A Criação
O grande Arquiteto do Universo completou em seis dias a obra da criação, e descansou no sétimo dia. A ordem da criação é a seguinte:
Preparação e Separação
1 Dia: Luz
2 Dia: Ar e Água
3 Dia: Terra e Plantas
Complemento e Término
4 Dia: Corpos Celestes
5 Dia: Aves e Peixes
6 Dia: Animais e o Homem
7 Dia: Deus descansou (parou de criar e começou obra de preservação)
Depois de ter criado o homem, a coroa da criação. Deus declarou que tudo era muito bom. O segundo capitulo mostra-nos como Deus preparou o primeiro lar do homem, como realizou a primeira cerimônia de casamento, e como plantaram as duas árvores no jardim, fatos que ensinavam as seguintes lições: se Adão e Eva escolhessem o bem e recusassem o mal comeriam sempre da árvore da vida, caso contrário, morreriam.
No capitulo dois encontramos uma repetição do relato da criação. Se compararmos os dois primeiros capitulos, veremos que o primeiro nos dá um relato geral do acontecimento, ao passo que o segundo nos dá o mesmo relato acrescido de detalhes suplementares, que salientam partes especiais da história. Esta peculiaridade do Espirito Santo ao dar-nos dois relatos de um mesmo acontecimento recebe o nome de “lei da dupla referência” e, encontra-se por toda a Biblia.
2)A Queda:
A Possibilidade de Tentação
A árvore da ciência do bem e do mal foi posta no Jardim a fim de que o homem fosse expeimentado e aprendesse a servir a Deus espontaneamente, 3:1-3.
O Autor da Tentação
A serpente representa “a grande serpente, o diabo”. Também é um agente dele, Ap 12:9; 20:2.
A Sutileza da Tentação
A serpente conseguiu por uma dúvida na mente de Eva 3:4-5
Êxito da Tentação
Adão e Eva desobedeceram a Deus e tornaram-se conscientes de culpa do seu pecado, 3:6-8.
O Primeiro Juízo (3:9-24)
Sobre a serpente: Perdeu a sua beleza, e passou a arrastar-se pelo chão (v.13,14). Sobre a mulher: dor no parto e submissão ao homem (v.16). Sobre o homem: trabalho com cansaço, fadiga e árduo até a sua morte, num solo cheio de espinhos (v.17-19). Sobre o primeiro casal e os seus descendentes: exclusão do Jardim do Éden, proibição da árvore da vida no paraiso de Deus, para não viver eternamente em pecado e sem condição de reconciliação com Deus (v.22-24). Sobre o perdão: Deus fez uma promessa e providenciou um sinal do cumprimento desta promessa ao tirar da pele de um animal para vestir o primeiro casal (v.15-21).
O Primeiro Anúncio da Redenção (3:15)
A redenção prometida: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente”, Isto é: a) haverá uma luta entre o homem e o poder que causou a sua queda: “esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. b) O homem será vitorioso por meio de seu representante, o Filho do homem (At 10:38; 1Jo 3:8). c) Mas a vitória será por meio de sofrimento, por meio da morte do descendente da mulher Cristo “tu lhe ferirás o calcanhar” (Gl 4:4; Is 7:14; Mt 1:21).
A redenção figurada: O Senhor imolou a vitima do primeiro sacrificio a fim de vestir o primeiro casal culpado – um quadro da cobertura da consciência culpada por meio do sacrificio de sangue.
O livro do Gênesis é o relato do desenvolvimento da promessa de redenção, e demonstra seu curso através de vários individuos e familias.

Nenhum comentário: