domingo, 4 de outubro de 2009

VELHO TESTAMENTO I (ÊXODO Parte II)

ÊXODO
A Grandeza e o Caráter da Libertação de Israel
O propósito de Deus era ter um povo cujo testemunho ao mundo seria: “Salvo pelo poder de Deus”. Ele desejava gravar na mente de Israel o acontecimento de tal maneira que nos dias vindouros quando viesse a opressão e a provação, pudessem sempre ver e recordar que “a salvação é do Senhor”? No Antigo Testamento a libertação de Israel da terra do Egito é sempre a medida clássica do poder de Deus. Porém no Novo Testamento a medida do Seu poder está na ressurreição de Cristo (Ef 1:19,20; Fl 3:10).
Uma Dificuldade a ser Explicada
Muitos tropeçam no fato de haver Deus endurecido o coração de Faraó, castigando-o em seguida. Deus endureceu o coração de Faraó do mesmo modo em que o Evangelho resulta em salvação, para outros em morte (2Co 2:15,16). Em Atos 19:9 lemos que “alguns deles se mostravam empedernidos” após a pregação de Paulo. Foi Paulo o responsável pelo endurecimento de seus corações? Não, a culpa estava com aqueles que repeliram a mensagem. O mesmo sucedeu no caso de Faraó. A mensagem de Deus foi simplesmente à ocasião do endurecimento do seu coração; sua recusa em obdecer à mensagem foi à causa.
Tipologia da Páscoa
1.O EGITO – o mundo de pecados, Gl 1:4; Rm 6:1,7,18
2.O CORDEIRO – a pessoa e obra de Cristo, Jo 1:29
3.O SAGUE – a purificação dos pecados pelo sangue de Cristo, Rm 3:14-26; 1Pe 1:18-20
4.O PÃO AZMO – a palavra do Evangelho e a própria pessoa de Cristo, 1Co 5:8
5.COMER O CORDEIRO – o sacrificio de Cristo e alimentar-se da sua presença, Jo 1:29; 1Co 11:24
6.A PASSAGEM DO MAR VERMELHO – o simbolismo da regeneração pelo batismo e a entrada triunfal do crente no céu pelo arrebatamento, 1Co 10:1,2.
3) Israel Viajando ao Sinai:
1. Mara – águas amargas (15)
2. Elim – fontes e árvores (15)
3. Deserto de Sim – o Maná (16)
4. Refidim – a rocha ferida; batalha contra Amaleque (17)
5. Sinai – visita de Jetro e a entrega da Lei a Nação (18,19)
4) Israel Recebendo da a Lei
1. A subida de Moisés ao Sinai (19)
2. Os Dez Mandamentos (20)
3. A lei civil (21-23)
A Eleição de Israel
Através de um pacto solene, Israel foi feito a nação sacerdotal, separada de todas as nações a fim de ser instruida na verdade divina e levar luz as nações (19:5).
A Legislação de Israel
Assim como a República Federativa do Brasil e formada de vários estados que formam uma república governada com base em uma constituição, Israel como teocracia (um estado governado por Deus) teve como base do seu governo os “Dez Mandamentos” que podemos considerar como a “Constituição das Tribos Unidas de Israel”. Os mandamentos representam a expressão decupla da vontade de Jeová e a norma pela qual governa os seus súditos. Para poder aplicar esses principios à vida cotidiana do povo, foi acrescentada a “lei civil” que estabelecia penalidades e dava instruções para a sua execução (20-23).
1. Houve uma espécie de referendum popular para aprovação da lei (Ex 19:8)
2. Porém ninguém foi nem é justificado pelas obras da lei, mais por Jesus (At 13:38; Gl 2:16; Rm 7:14; 8:3).
3. A lei foi dada para como aio para nos conduzir a Cristo (Rm 3:19,20; 5:20; Gl 3:24)
4. As duas lições principais que a lei ensinava eram o amor exclusivo a Deus e ao próximo como a si mesmo (Mt 22:37-39)
5. Os cristãos cumprem a Lei seguindo a maxima de Cristo que é o amor (Rm 13:8-10)
6. Adquirimos o amor que a cumpre a lei através da operação do Espirito (Rm 5:5; Gl 5:18)
7. O Cristão está sob a lei do amor de Cristo derramadfo em nossos corações (Gl 6:2; Jo 15:12)
5)Israel em Adoração (24-40):
1. Recebe o modelo do tabernáculo (24-31)
2. Acontece a quebra da lei (32-34)
3. É construido o tabernáculo (35-39)
4. Tabernáculo erigido (40)
No Monte de Sinai Jeová e seu povo estabeleceram uma relação especial. Pela mediação de Moisés, um povo redimido e seu Deus foram unidos nos santos laços da aliança. Jeová torna-se o Deus de Israel e Israel torna-se o povo de Jeová. Para que essa comunhão pudesse continuar, Jeová ordenou a construção do Tabernáculo. “E me farão um santuário para que eu possa habitar no meio deles” (25:8). Compreender-se-á claramente a utilidade do tabernáculo quando consideramos os titulos que lhe são aplicados:
1. O TABERNÁCULO (em hebraico: “morada”). Embora Deus habite em toda parte, ele indicou um lugar onde seu povo sempre o pudesse encontrar “em casa”.
2. A TENDA DA CONGREGAÇÃO ou a Tenda da Reunião. Era o ponto de contato e o meio de comunicação entre o céu e a terra (29:42,43).
3. O TABERNÁCULO DO TESTEMUNHO, ou a Tenda do Testemunho. Chama-se assim devido às duas tábuas da Lei que foram colocadas na arca. Essas tábuas foram chamadas de “tábuas do testemunho” (31:18; 34:29). Testificavam da santidade de Deus e do pecado do homem.
4. O SANTUÁRIO. Literalçmente “lugar santo”, um edificio separado para a habitação divina.

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