sexta-feira, 2 de outubro de 2009

VELHO TESTAMENT I (Gênesis Parte II)

GÊNESIS
3)A Primeira Civilização:
A história de Caim: mostra como o pecado tornou-se hereditário e conduziu ao primeiro homicidio (1Jo 3:12).
A história de Abel: ensina-nos como aqueles que participam da culpa e do pecado de Adão podem ser aceitos diante de Deus, por meio da oferta do único sacrificio propiciatório aceito por Deus (1Jo 1:7-2:2).
A primeira civilização: Caim tornou-se o fundador de uma civilização que incluiu uma cidade, agricultura, manufaturas e artes. O caráter dessa cidade foi marcado pela violação da lei do matrimônio e pelo espirito de violência (4:19-24).
O nascimento de Sete: Abel morreu e Caim foi rejeitado. Então a promessa da redenção passou a Sete o terceiro filho de Adão (4:25,26)
4)O Dilúvio:
Duas classes de homens no mundo: os impios (os Caimitas) e os piedossos (os Setistas).
Segunda queda: A linhagem dos piedosos, de Sete, perdeu a sua separação dos impios, de Caim, e uniu-se pelo matrimônio com os caimitas.
Resultado: a) Um estado de impiedade na terra (violência) que exigia o juizo de Deus. b) O surgimento de Gigantes na terra.
A Semente de Sete: dos descendentes de Sete, somente a familia de Noé permaneceu fiel a Deus. Noé tornou-se o escolhido por meio de quem a promessa da redenção continuou o seu curso até o seu cumprimento (5:29: 6:8).
Genealogia do capitulo cinco: começa em Adão e termina com Noé. Encontramos muitas genealogias na Biblia. O propósito principal da maioria delas, como a deste capitulo, é conservar um registro da linhagem da qual virá o descendente prometido: CRISTO (3:15).
Resumo dos principais acontecimentos dos capitulos 5-9:
1. A genealogia de Noé (5)
2. A construção da arca (6)
3. A entrada na arca (7)
4. A saida da arca (8)
5. O pacto com Noé (9)
O Desenvolvimento da Civilização humana na Época do dilúvio (4:16-21):
Os descendentes de Caim foram os edificadores da primeira cidade e os originadores das principais artes. Isto nos lembra as Palavra de Cristo em Mt 24:37-39: “Pois como foi dito nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e dava-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos; assim será também a vinda do Filho do homem”.
A Aliança de Deus com Noé (9)
Deus destruiu o mundo pelo dilúvio e começou uma nova raça com Noé Prometeu que a terra nunca mais tornaria a ser destruida por um dilúvio e pos o arco-íris como sinal deste pacto. O Senhor renovou o encargo dado a Adão, a saber, povoar a terra. Há uma solene proibição de assassino acrescida da pena de morte: “Se alguém derramar o sangue do homem, pelo homem se derramará o seu” (v.6). Delega autoridade ao homem para governar os seus semelhantes e unir o crime (v.6). Antes disso, somente Deus podia castigar os malfeitores. Mais tarde Noé predisse o futuro de seus tres filhos e apontou Sem como a semente escolhida pela qual Deus abençoará o mundo (v.18-27).
5)Dispersão das Nações:
Introdução ao estudo das nações
Leia novamente e com cuidado a profecia de Noé concernente aos seus tres filhos (9:24-27): “Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera: e disse: Maldito seja Canaá; servo dos servos será de seus irmãos. Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo”.
O Cumprimento desta profecia de Noé:
Descendência de Cão:
Os egipcios foram castigados com diversas pragas. A terra de Canaã foi entregue pór Deus 800 anos mais tarde aos israelitas sob Josué, que destruiu muitos e obrigou e resto a fugir, alguns para a Àfrica e outros para vários paises. As condições atuais do povo na Àfrica nós as conhecemos.
A Descendência de Jafé:
“Engrandeça Deus a Jafé”. Cumpriu-se no extenso e vasto território possuido por Jafé. As ilhas e paises do oeste. Quando os gregos, e os romanos subjugaram a Àsia e a Àfrica, eles então ocuparam as moradfas de Sem e de Canaã.
A Descendência de Sem:
“Bendido seja o Senhor, Deus de Sem”. Ou seja, Deus habitariam nas tendas de Sem. Dele surgiria o Messias e a adoração do verdadeiro Deus seria preservada entre a descendência de Sem, sendo os judeus a posteridade de Sem.
Relações entre os capitulos 10 e 11: o capitulo 10 indica as moradas separadas das raças e o capitulo 11 explica como se deu a separação.
A Torre de Babel: Depois do diluvio os descendentes de Noé, liderados por Ninrod (10:8-10), levantaram-se em rebelião contra Deus e como manifestação disso erigiram a Torre de Babel. O propósito de Ninrod era organizar uma “liga de nações” contra Deus. Deus destruiu esse plano, confundindo a sua lingua e espalhando-os por diversos paises. Não se sabe a finalidade exata da torre em si, mas uma coisa sabemos, que o plano deles foi um ato de rebelião contra Deus. O propósito de Deus era que os descendentes de Noé se espalhassem e ocupassem os diferentes pontos da terra (At 17:26, Dt 32:3). Mas disseram: “Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo topo chegue aos céus, e tornemos célebre o nosso nome, para que não sejamos espalhados por toda a terra”.
Quem foi o provável instigador dessa rebelião que culminou com a Torre de Babel. Foi Ninrod (10:8-11). Os limites do seu reino estão registrados em Gênesis 10:10. Ele é tipo do Anticristo que unirá outra vez as nações nos últimos dias contra o Senhor Jesus Cristo (2Ts 2:3-11; Ap 3; Ap 16:13-15). Babel que mais tarde veio a ser Babilônia será outra vez um pais proeminente nos últimos dias (Ap 17:18). Esboço simplificado de Gênesis capitulos 10 e 11:
1.A unidade de raça e linguagem
2.O local do acontecimento – a terra de Sinear
3.O propósito da Torre de Babel – ser um centro de rebelião contra Deus
4.O juizo de Deus – a confusão das linguagens
5.O resultado do julgamento – a dispersão

Nenhum comentário: