sábado, 7 de novembro de 2009

Velho Testamento I (Parte III - Leviticos)

5)LEIS COM REFERÊNCIA A TERRA
1) O ano do Jubileu (25):
a.O Ano do jubileu era comemorado a cada cinquenta anos.
b. Havia três caracteristicas importantes no ano do jubileu:
i.Todos os escravos israelitas eram libertos
ii.Toda propriedade dos ascendentes vendida era devolvida a familia original.
Iii.A terra permanecia em repouso sem cultivo
c. O propósito de Deus ao instituir esse ano especial era garantir a justiça e impedir os ricos de acumular riquezas e adquirir terras às custas dos pobres.
2) Recompensa e castigo (26):
a.Este capitulo revela a compaixão e o pesar de Deus em ter de castigar o povo que Ele remiu se este povo se tornasse ingrato rejaitando o seu amor e não quisesse aceitar-lo como Deus. Ele não teria como deixar de castigar o Seu povo com aflições e calamidades.
b. As advertências e promessas de Deus neste sentido, brotaram das profundezas do seu amor, com o intenso desejo de que o seu povo escolhido nunca viesse a necessitar de tão dura disciplina (Dt 28-30).
c. A maior tragédia que pode nos acontecer é o fato de Deus retirar a sua presença graça e força de nossas vidas. Se isto acontecer, enfrentaremos o juizo de Deus e a seus justos padrões.
d. A maior bênção das nossas vidas é estarmos debaixo da sua vontade e presença (25:3-13).
3) Votos e Dízimos (27):
4) Este capitulo trata dos votos e dos dízimos.
5) As coisas prometidas ao Senhor, ou seja, animais, casas e terras, ser-lhe-iam atribuidos um valor e, caso a pessoa que fez a promessa (voto) quisesse resgatar pagaria aquele valor atribuidos anteriormente, conforme o voto.
6) O Dízimo é a décima parte do produto da terra e do gado, que é dado ao Senhor
7) O dizimo de israel era entregue para o sustento dos levitas, dos sacerdotes e para ajudar nas refeições sagradas. Como também para socorrer os pobres, os órfãos e as viuvas (Nm 18:21,28; Dt 14:22-29).
8) Foi esse ano que Cristo proclamou como “o ano aceitável do Senhor” e que Pedro chamou de “tempos da restauração de todas as coisas” (Lc 4:19; At 3:21).
Como tipo, o jubileu encontra seu cumprimento parcial na Dispensação Eclesiástica e seu cumprimento completo durante o Milênio.

Nenhum comentário: