segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Velho Testamento I (Parte I - Leviticos)

Titulo
Este livro-se assim, pelo fato de ser um registro de leis referentes aos levitas e seu sagrado serviço na casa de Deus.

Tema
No livro do Êxodo vimos Israel redimido da escravizado. Leviticos diz-nos como um povo redimido pode aproximar-se de Deus pela adoração e como pode ser mantida a comunhão assim estabelecida. A mensagem de Leviticos é: o acesso a Deus é somente por meio do sangue e o acesso assim obtido exige a santidade do adorador. A maioria dos tipos no livro refere-se á obra expiatória de Cristo e manifesta-se nas diferentes oferendas que ali se descrevem. Êxodo dá-nos o relato da oferenda única que redimiu Israel de uma vez e para sempre. Leviticos dá-nos muitos quadros dessa oferenda no que se relaciona com os diferentes aspectos da redenção. A mensagem do livro está muito bem exposto no versiculo dois do capitulo dezenove. Observe o propósito prático do livro: contém um código de leis divinamente determinado e designado para tomar Israel diferente de todas as demais nações espiritual, moral, mental e fisicamente. Em outras palavras, Israel tomar-se-ia uma nação santa – uma nação separada dos modos e costumes das nações que a cercavam e consagrada ao serviço do único e verdadeiro Deus.

Autor
Moisés

Esfera de ação
O livro de Leviticos abrange o periodo de menos de um ano da jornada de Israel no Monte Sinai.

Conteúdo
1)Leis referentes às ofertas (1-7)
2)Leis referentes ao sacerdócio (8-10)
3)Leis referentes à purificação (11-22)
4)Leis referentes às festas (23,24)
5)Leis referentes às terras (25-27)

1)Leis referentes às ofertas
Os sacrificios foram instituidos com os meios pelos quais o povo pudesse manifestar a sua adoração a Deus.
1) O holocausto significava a inteira consagração a Jeová.
2) A oferta pacifica, que era comida em parte pelo sacerdote e em parte pelo ofertante, mostrava a comunhão com seu Deus.
3) A oferta de manjares ou de cereais, constituida de farinha, pães ou grãos, representava a oferta de uma dádiva ao Senhor de tudo em reconhecimento de sua bondade.
4) Por meio da oferta pelo pecado o israelita manifestava tristeza, ou arrependimento do pecado e o desejo de perdão e purificação.
5) A oferta pela culpa foi dada no caso de ofensas que exigissem a restituição.
2)Leis Referentes ao Sacerdócio
Estes capitulos registram a consagração de Arão filhos e a sua iniciação no oficio sacerdotal. Os principais tópicos desta seção são os seguintes:
1) CONSAGRAÇÃO (8)
a.Aqui descreve a ordenação de Arão e seus filhos para o sacerdócio.
b. As cerimônias da consagração incluiam a lavagem com água o vestir-se de roupas sacerdotais a unção com óleo, a oferta de sacrificios e a aspersão de sangue.
c. No Antigo Testamento o penitente que se aproximava de Deus precisava não somente de uma oferenda, mais também da mediação de um sacerdote (cap 1-7; 1Tm 2:5).
d. O sacerdócio Leviticos descrito neste capitulo tem o seu cumprimento em Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote do cristão (Hb 2:17).
e.; O sacerdote era nomeado em favor do povo, como mediador entre Deus e homem (Hb 5:1). O seu propósito era ajudar o pecador penitente a se aproximar de Deus e conduzi-lo ao perdão e a salvação (Hb 7:24,25; 10:14).
f. O sacerdote fazia a mediação entre Deus e o povo, mediante oferendas e sacrificios, e o ensino da lei de Deus (Dt 33:8-10, Hb 5:1; 8:3; 9:7,13).
g. No Novo Concerto em Cristo, o sacerdócio humano já não tem lugar. O Novo Testamento não inclui nenhum ministerio sacerdotal em relação aos Dons de Cristo ou ministeriais entre os cristãos (Ef 4:11).
h. No Novo Concerto, Jesus Cristo é único Sumo Sacerdote e substitui o sacerdócio imperfeito do Antigo Testamento. Ele é o Sacerdote perfeito para sempre (Hb 9:15-28; 7:25; 1Tm 2:5).
2) O SERVIÇO DO SACRIFICIO (9):
a.O sacrificio do animal era uma lição objetiva que indicava o principio da expiação vicária de Cristo. A vida do animal inocente era oferecida em lugar do adorador pecador e culpado (1.4).
b. O sacrificio expressava o arrependimento da pessoa e, se constituia em confissão de pecado como também, em reconhecimento da necessidade de purificação e de redenção (16:30-34; 1.2).
c. Se o sacrificio fosse oferecido com fé e obediência, Seus agradava-se do ato do adorador e outorgava ao penitente o perdão gracioso almejado pelo adorador (4.3,20; 5:15,16).
d.O sacrificio previa a expiação, ou seja, cobrir o pecado.
e. Porém, sobe a ótica do Novo Testamento, os sacrificios de animais eram imperfeitos por não poderem levar o pecador penitente a maturidade na fé e a obediência que estão disponiveis hoje ao crente do Novo concerto em Cristo Jesus (hb 10:1-4)
f. A ordenança do sacrificio era um sumário preliminar do único sacrificio pelos pecados, que foi efetuado quando Jesus Cristo ofereceu o seu corpo uma única vez para sempre (Hb 10:12).
3) A FALTA (10):
Nadabe e Abiu, filhos de Arão, em vez de usarem fogo tirado do altar usaram fogo comum para queimar o incenso. A fim de impressionar a nação pelo caráter sagrado e a responsabilidade do sacerdócio. Deus escolheu esses homens para exemplo destruindo-os pelo fogo. Provavelmente o que os induziu a cometer esse pecado foi entrarem na congregação embriagados (10:8-11).

Nenhum comentário: