quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Promessa de Abraão

Porque Deus, quando pede o filho a Abraão no monte Moriá em holocauto diz: "...Jurei por mim mesmo...". Se Ele já havia prometido várias vezes à mesma coisa, porque um juramento se ele já tinha dado para Abraão o filho que ele mais queria?
A resposta é a seguinte: Quando Deus pediu a Abraão seu filho Isaque, ele estava em uma idade maravilhosa, 6 ou 7 anos, era o filho que Abraão mais amava e Deus lhe disse: "...oferece-o ali em holocauto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei". (Gn 22:2).
Abraão não titubeou, nem consultou ninguém, caminhou três dias podendo ter desistido no meio do caminho ou sacrificado ali mesmo. Na hora talvez fosse mais fácil sacrificá-lo ali, do que caminhar com a criança três dias tendo todo o tempo pra dizer "...não vou fazer isto, pois já fiz aminha parte. Sai da casa do meu pai, deixei a parentela e o Senhor também já fez a parte dele, agora, quer que eu o sacrifique?..."
Pois o projeto de Abraão já estava concluido, mas o de Deus, ainda não. O que aconteceu? Abraão surpreendeu, foi além do seu limite, ele excedeu no seu sacrificio, por isso, Deus também teve que exceder na sua promessa e por não ter ninguém superior por quem jurar, jurou por ele mesmo entregando-se por inteiro a Abraão, colocando a Sua palavra, dignidade, honra caráter, credibilidade e reputação neste juramento.
Imagine nos dias atuais, quando uma pessoa manifesta a fé Abraâmica surpreendendo a Deus, excedendo no seu sacrificio, convicto em sua fé, é certo que Deus se manifestará a favor dela.
Abraão foi convencido pelo próprio Deus e o Espirito Santo só convence aqueles a quem vai abençoar grandemente.

Nenhum comentário: