sábado, 7 de novembro de 2009

Velho Testamento I (Parte II - Leviticos)

3)Leis Referentes à pureza
1) As instruções dadas nestes capitulos no que refere-se a pureza dos alimentos (11), do corpo (cap. 12-14,32), das familias (cap. 14.33-57), do culto (cap. 17.1-16), dos costumes (cap. 15), dos vestuários (cap. 19-22), da santidade e da moralidade (cap. 16.18), parece motivados pelo cuidado de Deus na saúde do seu povo. Mas, também parece serem padrões divinos para ajudar a nação de Israel a manter-se separada das outras nações em redor para ser o povo escolhido por Deus (Dt 14:1,2).
2) Estas instruções do ponto de vista literal já não são necessário para os cristãos. Contudo como principios devem ser aplicados ainda hoje para:
a.Nós, cristãos do seculo XXI devemos fazer a diferença entre a sociedade mundana quanto a nossa forma de comer, beber e viver de tal modo que glorifiquemos a Deus em nosso corpo (1Co 6:20; 10:31).
b. Nós, os cristãos necessitam ser “santos em toda a nossa maneira de viver”, pela rejeição das práticas pecaminosas da sociedade impia (1Pe 1:15).
c. A ênfase nos detalhes a pureza cerimonial ressalvava a necessidade da separação moral do povo de Deus, em pensamentos e obras (caráter), em relação ao mundo ao seu redor (Ex 19:6; 2Co 7:1).
d. Igualmente, todos os aspectos da nossa vida devem ser regulados pela vontade de Deus (1Co 10:31).
3) O capitulo dezoito ensina acerca do caráter das nações circunvizinhas de Israel (18:24,28). Muitos infiéis tem-se escandalizado com o conteúdo desses capitulos, caracterizando-os como impróprios. Mas pode-se ver que a Bíblia, ao descrever as enfermidades morais, não recorre à dissimulação, nem à falsa modéstia, assim como não o faz um livro médico ao tratar das enfermidades fisicas.
4)Leis Referentes às Festas
1) O Sábado (23:1-3).
a.O dia de sábado tinha a prioridade na vida dos israelitas. Este dia devia ser um dia de santa convocação para Israel, celebrar em familia (“em suas “casas”).
b. Portanto era este dia, um dia de festa semanal dos israelitas, no qual descansavam de todos os seus trabalhos e se reuniam para o culto. Como fazemos os cristãos no dia do nosso repouso, o dia da ressurreição de Cristo, o domingo.
2) A Páscoa e a Festa dos Pães Àzimos:
a.A PÁSCOA (que celebra a passagem do anjo da morte sobre as casas dos israelitas no Egito), com a duração de um dia.
b. A FESTA DOS PÃES ÀZIMOS (comemorativa da partida do Egito), que durava sete dias.
3) A FESTA DAS PRIMICIAS:
a.era celebrada pouco depois da festa da Páscoa, quando um feixe da colheita das primicias era motivo perante o Senhor.
b. Isso era um tipo da ressurreição de Cristo (1Co 15:20).
4)A FESTA DO PENTECOSTES:
a.Era comemorada depois de cinquenta dias da festa das primicias.
b. Pentecostes significa “cinquenta”. No quinquagésimo dia, dois pães movidos, com fermento (23:17) eram oferecidos ao Senhor.
5)A FESTA DAS TROMBETAS (23:23-25).
a.Esta festa marcava o dia do “Ano Novo” de Israel.
b. Referências que dizem o significado tipico desta festa (Is 27:3; 1Co 15:52; Mt 4:31; Ap 11:15).
6)O DIA DA EXPIAÇÃO (16:23,27-32; Hb 9:6-12):
a.Este dia era mais um dia de jejum do que de festa.
b. Nesse dia o sacerdote entrava no lugar santissimo, com sangue, para fazer expiação pelos pecados do povo. Isso acontecia só uma vez por ano e significava Cristo entrando no céu com o seu próprio sangue para fazer a expiação eterna pelos nossos pecados.
c. Além dos outros sacrificios desse dia, havia os dois bodes. Um desses era sacrificado; quanto ao outro, Arão colocava sobre ele as mãos e confessava os pecados da nação; em seguida, enviava-o ao deserto.
d. Estes dois bodes representam dois aspetos da expiação. O primeiro significa Cristo pagando a pena pelos nossos pecados – A MORTE; o segundo significa o afastamento dos nossos pecados, para nunca mais se lembrar deles.
7)A FESTA DOS TABERNÁCULO (23:33-44):
a.A Festa dos Tabernáculo era assim chamada porque durante ela o povo deixava suas casas para habitarem em cabanas ou tendas feitas de ramos de árvores (23:40-42).
b. Esta Festa lembrava ao povo a bondade de Deus para com eles durante os seus quarenta anos de peregrinação no deserto, sem casa permanente.
c. Esta festa também era chamada de “Festa da Colheita” porque ela comemorava o termino da colheita dos frutos e nozes do verão.
d. Podemos tomá-la como tipica do regozijo dos santos na presença do Senhor, depois da grande reunião no céu após o Arrebatamento (Ap 7:9).
8)UMA ANÁLISE TEOLÓGICA:
Como estas festas manifesta a história da redenção, com exceção do dia da expiação, que não é uma festa, mais sim um jejum:
a.A páscoa: a crucificação
b. As primicias: a ressurreição de Cristo
c. O pentecostes: o derramamento do Espirito Santo
d. As trombetas: o arrebatamento dos vivos e a ressurreição dos santos mortos
e. Os tabernáculo: a nossa morada na presença do Senhor depois da grande reunião

Nenhum comentário: