domingo, 13 de junho de 2010

A ECOLOGIA

Pois sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. (Rm 8:22)

Estudo ministrado no Dia 13/06/2010 na Escola Bíblica Dominical da Igreja Metodista Wesleyana em Venda Nova - Belo Horizonte / MG

Objetivo Geral
Ressaltar importância do meio ambiente e sua preservação, não do ponto de vista esotérico, mas na ótica cristã.

Comentário
Para aqueles que estão plugados e antenados no que vai pelo mundo, sabem que este assunto não pode ser ignorado nos nossos dias. Por toda parte, nos chegam informações cada vez mais preocupantes. É a camada de ozônio que está desaparecendo, o efeito estufa superaquecendo o planeta, desmatamento indiscriminado, chuvas torrenciais e inundações em alguns lugares, secas e desertificações em outros. Há também medo do aumento do nivel dos oceanos por conta do derretimento das calotas polares, isso sem falarmos do aumento progressivo dos terremotos, vendavais, das atividades vulcânicas e outros fenômenos naturais. Portanto, não podemos ser alienados com respeito a este assunto. Parece claro que o nosso “planeta” está em convulsões.

1 – Ecologia Esotérica (Motivações Erradas)
Atualmente, inumeráveis movimentos ambientalistas, ONGs, estão ao redor do mundo advogando a questão da ecologia. Não podemos negar que muitas dessas organizações possuem motivações corretas, como o desenvolvimento sustentável e a preservação do nosso planeta. Contudo, fica evidente, que a maioria delas tem motivações religiosas e esotéricas, com raizes em conceitos religiosos primitivos como o Animatismo e o Totelismo. Vejamos:
Segundo Edward Taylor, o Animismo é a forma mais básica da religião primitiva. Diz Ele: o Animismo é o fundamento da filosofia da religião, desde a religião do selvagem ate a do Homem civilizado. Se tomarmos a definição de Animismo como sendo a “crença segundo a qual todos as coisas, animadas ou inanimadas, estão dotadas de almas pessoais, que nelas residem”, admitiremos, então, que o Animatismo seria um passo além do Animismo. Animatismo é a “crença segundo a qual todos ou determinados objetos importantes estão dotados de vida ou contem uma energia comunicavel (Mana).
Outra forma de religião primitiva é o Totelismo. O totem pode ser uma árvore, um animal, um rio ou qualquer outro fenômeno na ordem natural com que o homem primitivo se sinta especialmente relacionado. Em torno desse totem se cria um TABU.
A partir desses conceitos primitivos, outros foram concebidos como o PANTEÍSMO, que afirma que Deus é tudo, e tudo é Deus. Deus esta em cada elemento da natureza. Grandes religiões, como o hinduísmo, budismo e o movimento da “Nova Era”, tem propagado pelo mundo esse esoterismo ecológico. Expressões como: “mãe natureza”, “mãe terra”, “espirito das florestas e das águas”, fadas, gnomos etc, são característicos desses movimentos.
Precisamos ficar de olhos abertos, já que essa pseudoecologia, de motivação religiosa, tem sido ensinada nas nossas escolas e universidades. A Palavra de Deus condena radicalmente esse tipo de ecologia:
Inculcando-se por sabios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptivel, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundicia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! Rm 1

2 – O Cristianismo e a Ecologia (Motivações Corretas)
Ainda que alguns autores tenham se posicionado contra o cristianismo em relação à questão ecológica, nenhuma cosmovisão é mais coerente que a nossa a respeito do assunto. Em seguida, vamos ver alguns aspectos importantes no esclarecimento dessa questão.

2.1 – Aspecto Teológico
Esse aspecto é fundamental para entendermos toda crise que o nosso planeta está vivendo. A Biblia diz que toda a criação, originalmente, estava em perfeita harmonia e equilibrio. Tudo funcionava bem, ate que o pecado entrou no mundo, trazendo toda sorte de alterações e contradições. A primeira delas está relacionada com a própria vida e a morte (Gn 3:19). A terra que antes era maravilhosa, passou a produzir espinhos e cardos (Gn 3:17,18) O trabalho que antes era bênção, agora é fonte de cansaço e suor (Gn 3:17-19). Os animais que antes eram mansos, agora representam uma ameaça para o homem (Gn 3:15). Por isso Paulo diz que toda criação geme, e nós gememos com ela (Rm 8:22,23).

2.2 – O Aspecto da Ética Cristã
Há sem dúvida uma responsabilidade ecológica inserida na passagem de Gn 1:28, onde Deus, o Criador, ordena ao homem que sujeite a terra e os animais. A consciência ecológica do cristão esta baseada no senso de obediência ao mandamento divino. Ainda que a nossa Pátria definitiva esteja nos Céus (Fp 3:20), devemos cuidar da nossa casa provisória, que é o nosso planeta terra. Aliás, esse é o sentido da palavra ECOLOGIA: ECO do grego = Oikos (casa); LOGIA Logos (estudo). A preservação dos ecossistemas, da flora e da fatuna, o uso sustentável da agua e dos recursos não-renováveis, assim como a reciclagem do lixo etc, devem fazer parte da nossa consciência ecológica.
A ética cristã deve tratar o ser humano e sua cultura como parte de sua preocupação ecológica. Não podemos nos esquecer de que o homem é coroa da criação de Deus, e que está inserido no meio ambiente. Se é justa a preocupação com espécies como tartarugas, jacaré do papo amarelo, mico-leão dourado, muito mais deve ser com o ser humano que é a imagem e semelhança de Deus. Essa visão ecológica da ética cristã a respeito do homem, deve ser integral, visando os aspectos sociais, culturais e espirituais.

Conclusão
A ética cristã nos chama a atenção para uma conscientização mais efetiva sobre o meio ambiente, na preservação do nosso maravilhoso planeta, que Deus criou e projetou, para que vivamos em harmonia com os demais seres vivos, e com os recursos naturais criados por Deus. Ações simples como uso racional da água, do ar, das florestas, farão uma grande diferença, e trarão grandes beneficios ao nosso planeta.

Aplicação Prática
1. Conscientize-se de sua responsabilidade individual diante de Deus e do próximo. Adote atitudes que cooperem para o bem do ambiente e do planeta.
2. Verifique as motivações subjacentes dos movimentos ecologicos antes de envolver-se com os mesmos para não correr o risco de associar-se com movimentos contrarios a Deus.

Fixação de Aprendizagem
1. Qual perigo há subjacente em alguns movimentos ambientalistas?
2. Por que devemos nos preocupar com o meio ambiente?

Um comentário:

Pastor Renato Neves disse...

A Paz do Senhor

Por Favor...

Gostaria de fazer um contato urgente com o Pastor responsável deste Blog...

Sou o Pr. Renato Neves, redator da revista Explicando as Escrituras para Adolescentes.

Meu e-mail: rev.renatoneves@globo.com

Se possível me passe um número de telefone para fazer contato direto...

Aguardo...

Fique com DEUS!!!