terça-feira, 1 de junho de 2010

SEXUALIDADE HUMANA II

Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas (1Co 6:9)

Objetivo Geral
Mostrar comportamentos sexuais à luz da Palavra de Deus e que o individuos com coportamentos contrarios devem ser alvo do amor cristão, no afã de levá-los a Cristo.

Comentario
Contrariano a concepção evolucionista, de que o homem atual é um produto melhorado através de milhões de anos, a Biblia afirma que o caminho da humanidade tem sido o inverso. Isto é, de um ser humano superior e perfeito para um ser decaido e cada vez mais distante das suas condições originais.
A queda do homem no jardim do Éden foi um acontecimenti cataclismico de dimensões cósmicas. Todo o universo sofreu alterações por causa do pecado original. A sexualidade humana, que no seu estado original era boa e pura, sofre terriveis e avassaladoras distorções. Segundo a Biblia comportamentos sexuais tais como: prostituição, adulterio, fornicação, bestialidade, pedofilia, o sadomasoquismo e o homossexualismo são condenados por Deus.

1.Definindo através da biblia
Por questões didáticas, vamos começar por definir o que o homossexualismo não é:
a) Homossexualismo não é o cultivo de uma boa amizade. Ter um amigo do mesmo sexo não configura relacionamento homossexual. Pelo contrario, uma amizade sincera é algo fundamental para vida humana. Davi e Jônatas são um bom exemplo disso (1Sm 18:1).
b) Homossexualismo não são necessariamente estereótipos. Na fase da adolescência e da juventude, ate, até certo ponto, é normal que alguém aprenda, pela midia e outros meios, estereótipos; expressos em gestos e no falar, etc. Devemos ter cuidado em julgar as pessoas pela sua aparência.
c)O homossexualismo não é doença. A ideia de que o homossexualismo é uma doença, seja de caráter psiquiátrico ou de caráter genético, tem sido abandonada nos nossos dias pela própria ciência. Contrarios a esta visão patológica e biogenética do homossexualismo, estão os psicólogos e os psicanalistas, que admitem que a orientação familiar e as relações interpessoais como a convivência com os vizinhos, na escola e as pessoas da rua, são fatores mais influentes para esta prática.
Então, o que é o homossexualismo? O termo vem do grego – homo = igual, e do latim, sexus = sexo. Sendo assim, homossexual é o individuo que sente-se atraido fisica, emocional e esteticamente pela pessoa do mesmo sexo. Se fica descartada ideia de doença, conclui-se então que a homossexualidade é uma opção sexual, e um estilo de vida assumido conscientemente por uma pessoa. A homossexualidade pode ser masculina ou feminina (lesbianismo). No caso da homossexualidade masculina, a Biblia usa o termo (sodomita) para indicar o homossexual ativo, e o termo (efeminado) para indicar o homossexual passivo (1Co 6:9; Rm 1:26,27).

2.Que diz a bíblia?
Ainda que o termo homossexualismo seja recente, introduzido por um médico húngaro por volta do seculo XIX, o conceito de homossexualidade é antiguissimo. Sem duvida, estamos falando de uma prática quase tão antiga quanto a humanidade. A história mostra que as civilizações antigas como a grega e a romana praticavam livremente o homossexualismo. Nos tempos biblicos, os povos pagãos praticavam intensamente o homossexualismo, ate mesmo como culto aos seus deuses em seus templos. Certamente, os hebreus tinham conhecimento desse assunto. No reinado de Roboão passaram a existir templos nos outeiros que empregavam prostitutos cultuais (1Rs 14:24). E assim, a prática se incorporou ao povo judeu. Somente no reinado de Asa e Josafá é que a prática do homossexualismo foi totalmente exterminada do meio do povo (1Rs 15:12; 22:47). Mas reapareceu no reinado de Josias.

2.1– A biblia e o propósito de Deus para a sexualidade humana.
Expressões como: abominação e torpeza, empregadas no texto biblico, indicam claramente a completa rejeição por Deus dessa prática. O pecado do homossexualismo vai contra todos os propósitos de Deus para sexualidade humana. Deus ao criar o gênero humano, os criou homem e mulher. A fecundidade do homem, que vem junto com o mandamento: multiplicai-vos e enchei a terra, não pode ser cumprido no relacionamento homossexual. Quando um homem faz o papel de mulher e uma mulher faz o papel de um homem está invertendo a ordem natural criada por Deus, e assim, cometendo abominação diante Dele. O pecado do homossexualismo foi a causa da destruição das cidades Sodoma e Gomorra (Gn 18:19). No periodo da lei de Moisés, esta prática é veementemente proibida por Deus (Lv 18:22; Dt 23:17). No Novo Testamento, o apóstolo Paulo afirma que a imoralidade sexual acompanha a degradação do gênero humano, e que por isso Deus os entregou as paixões infames, recebendo em seus próprios corpos, as consequencias dessas práticas (Rm 1:25-27). Por fim, o mesmo Paulo, afirma os que tais coisas praticam não herdarão o reino dos Céus (1Co 6:9).

2.2– Há solução na Biblia?
Segundo a Biblia que coloca a homossexualidade como um pecado, não há pecado que o sangue de Jesus não possa perdoar (Is 1:18; 1Jo 1:9). Em 1Co 6:11, o apóstolo Paulo depois de expor a questão da homossexualidade e reprová-la, declara o seguinte: Houve tempo quando alguns de vocês eram exatamente isso, porém agora seus pecados foram lavados; voces estão separados para Deus, e Ele os aceitou devido ao que o Senhor Jesus Cristo e o Espirito do nosso Deus fizeram por vocês. (Biblia Viva). Portanto, há jeito para a homossexualidade, desde que haja arrependimento e conversão (At 3:19). Gloria a Deus!

Conclusão
Creio que ficou claro que a Palavra de Deus condena incondicionalmente o pecada do homossexualismo. Contudo, também fica evidente que o amor de Deus por todos os homossexuais é grande e suficiente para salvá-los, desde que entreguem os seus corações para o Senhor Jesus. Por isso, qualquer atitude homofóbica (ódio aos homossexuais) é totalmente reprovável pela Igreja Metodista Wesleyana. Devemos amar essas pessoas e somos instrumentos de Deus para conduzi-las a uma nova vida.

Aplicação Prática
1.Não concordar com o pecado não implica em desprezar ou ridiculariozar pecadores. É preciso amar as pessoas que estão na prática deste pecado, e mostrar a eles que Deus as ama também.
2.Tenha cuidado para que sua mente não seja moldada segundo a mentalidade do mundo, que procura difundir esta prática por meio de novelas, filmes, músicas, etc. A Biblia não condena apenas o que pratica este pecado, mas aquele que concorda com ele (Rm 1:32).

Fixação de Aprendizagem
1. O que a Biblia diz sobre o homossexualismo?

(Explicando as Escrituras Jovens e Adultos)

Nenhum comentário: