quarta-feira, 16 de junho de 2010

A MARCA DA ALEGRIA

{…} eis que vos trago nova de grande alegria, que será para todo povo. (Lucas 2:10)

Objetivo Geral
Mostrar através dos evangelhos que uma das marcas de Jesus era a alegria, embora muitos cristãos tenham a ideia de um Cristo sisudo e carrancudo; na verdade ele era um homem alegre, que fazia as pessoas alegres e transpirava alegria.

Comentário
Diz a letra da velha canção Não creio, não creio num Cristo vencido, cheio de amargura, semblante de dor, eu creio num Cristo de rosto alegre, pois creio num Cristo que é vencedor... Eu concordo plenamente com esta canção, revela a visão que eu tenho do meu Senhor, um homem de bem com a vida, feliz, que sabia fazer as pessoas felizes, curando-as, salvando-as, dando-lhes pão, restaurando lares, ensinando a felicidade.

1. Jesus ensinou a ser feliz
O Evangelho de Mateus em sua organização didática divide o evangelho em as coisas que o Senhor ensinou, as coisas que ele fez, e a repercussão do que ele ensinou e fez. O que impressiona é que o primeiro ensinamento de Jesus ao subir no monte no seu sermão conhecido como “Sermão da montanha” era sobre como alcançar a felicidade; poderiamos chamar esta primeira pregação de Jesus de “como ser muito feliz”. Mateus 5:2 diz: “E, abrindo a sua boca, os ensinava dizendo: Bem aventurados[...]”. Seu primeiro sermão, não foi ensinando a orar, a pregar, a curar, seu primeiro sermão foi ensinando a ser feliz.

1.1 - Bem Aventurado
Do latim beatus (Feliz, bem aventurado), como se disséssemos os bene auctus (o que se desenvolveu bem, realizado). Em nossa lingua traduzimos por: muito venturoso, muito feliz, que traz ventura, que favorece.
Transcrevo o texto na Biblia na linguagem de hoje, que deixa bem claro que dá pra ser muito feliz, mas não é barato, tem um preço.

Felizes os que sabem que são espiritualmente pobrtes, pois o Reino do Céu é deles.
Felizes os que choram, pois Deus os consolara.
Felizes os humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
Felizes os que tem fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele os deixará completamente satisfeito.
Felizes os que tem misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia deles.
Felizes os que tem o coração puro, pois eles verão a Deus.
Felizes os que trabalham pela paz entre as pessoas, pois Deus os tratará como seus filhos.
Felizes os que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é deles.
Felizes são vocês quando os insultam, perseguem e dizem todo tipo de calúnia contra voces por serem meus seguidores.

Jesus promete não uma fórmula mágica pra ficar contente, nem uma atitude mental a custa de meditação, ele ensina um comportamento radical que leva a ter as suas marcas de alegria de vida.
Observemos a sequencia: primeiro, nós reconhecemos que estamos em necessidade (somos pobres em espirito). A seguir, nos arrependemos da nossa autossuficiencia (choramos). Deixamos de lutar e nos rendemos a Deus (somos mansos). Tão agradecidos estamos pela sua presença que ansiamos por ter mais dele (Temos fome e sede). Admitimos que somente Deus pode satisfazer as nossas cavernosas necessidades, e confiamos que Deus o fará. O resultado? Alegramo-nos!

2 – Jesus viveu essa felicidade
a) O anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo foi: ...eis que vos trago nova de grande alegria, que será para todo povo. (Lc 2:10);
b) Ele tinha alegria e queria repassar aos discipulos (Jo 15:11);
Ele atraia as pessoas para si, principalmente as crianças, alguém carrancudo jamais conseguiria isso (Principalmente as crianças);
Ele fez uma mulher adúltera sorrir, uma samaritana sair correndo e proclamar a salvação, um paralitico saltar de alegria, um ex-endemoniado assentado em pleno juizo, um leproso agradecido, um pai feliz ao ver sua filha ressuscitar, uma multidão alimentada e satisfeita;
e) Mesmo na cruz tratou de tranquilizar sua mãe e irmão, e na última hora trouxe felicidade eterna a um pobre e miserável malfeitor dizendo: hoje mesmo estarás comigo no paraiso;
f) Quando ressuscitou, alegrou uma mulher pela manhã, fez discipulos correrem eufóricos, esquentou o coração de dois desesperançados, encheu de paz a casa onde estavam medrosos discipulos, preparou um lanche para um grupo de seguidores entristecidos; e ainda hoje tem alegrado o coração daqueles que O aceitam como salvador.
Glória a Deus!

Conclusão
O anuncio foi que Ele traria alegria, Ele ensinou a respeito, Ele viveu em alegria, Ele fez as pessoas felizes. Diante disto a imagem que eu consigo fazer de Jesus é de um homem de bom humor, alegre, emanava felicidade, contagiando a todos. Posso vê-lo sorrindo para as crianças, rindo ao ver alguém curado, abraçado a João com um largo sorriso nos lábios, ensinando com mansidão e contagiando a todos com sua simpatia. Essa foi uma marca forte que nos deixou: a alegria.

Aplicação Prática
Alegrar-se é um mandamento biblico, e é um contra-senso um cristão viver submerso na tristeza. Procure as “fontes de alegria” que Deus tem reservado em sua vida. Alegre-se na salvação que Deus te concedeu, nas promessas que Ele fez para ti, nas bênçãos já obtidas, nas orações já atendidas.
A Alegria é fruto do Espirito, e não está associada às circunstâncias. Significa que, independente de todo que estiver acontecendo à nossa volta, o nosso coração pode estar alegre. Por isso, procure viver uma vida em intima relação com o Espirito.

Fixação de Aprendizagem
Você já havia pensado em Jesus como uma pessoa alegre e bem humorada?
Você tem essa marca na sua vida?
Faça algo prático neste domingo, sorria bastante hoje, transmita alegria.

(Explicando as Escrituras Jovens e Adultos)

Nenhum comentário: