domingo, 18 de abril de 2010

A Marca do Pescador


E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens (Mt 4:19)

Estudo ministrado no Dia 18/04/2010 na Igreja Metodista Wesleyana em Venda Nova - Belo Horizonte/MG

Objetivo Geral
Entender através desta marca que embora Jesus curasse, transformasse, multiplicasse e ensinasse como ninguém, usava tudo isso para atingir seu maior objetivo, salvar o homem (Lc 19:10). E essa missão foi repassada aos que chamou para serem "pescadores de homens" (Mt 4:19).

Comentário
João 3:16, além de resumir toda Biblia, resume também todo propósito de Jesus Cristo na face da terra. Ele veio para "que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Sua principal missão era "pescar homens" do oceano da perdição e levá-los a salvo para o porto da salvação. E para completar essa obra chamou 12 homens, treinou-os durante tres anos num intenso "seminário" de acompanhamento diário e pessoal, e depois lhes disse: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". (Mc 16:15).

1 - ICHTUS
O peixe está intimamente ligado à história do cristianismo, além do homem perdido ser comparado a um peixe que "precisa ser pescado" para o Reino de Deus. A marca do cristão do primeiro seculo era também um peixe, usado como simbolo de identificação diante da perseguição romana, um cristão desenhava no chão metade do peixe e o outro completava o desenho, assim eles se reconheciam...
Peixe em grego é ICHTUS, esta palavra foi considerada pelos cristãos primitivos como um acróstico da expressão IESUS CHRISTOS THEOU UIOS SOTER, que quer dizer: Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. Foi um dos primeiros simbolos cristãos, e continua a ser usado por algumas denominações cristãs, especialmente as protestantes, como a Igreja Cristã Primitiva usava.
ICHTUS. I - Iesus (Jesus), CH - Christos (Cristo), T - Theos (Deus), U - Uios (Filhos), S - Soter (Salvador).
Quando você vê um peixe estilizado nos vidros de um carro ou em alguma publicação, você está diante do Ichtus, simbolo de grande importancia na história do cristianismo.

2 - Jesus, o Pescador
A maior missão de Jesus foi sem dúvida "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10).

2.1 - O Pescador que traz salvação
Após muitas curas e restaurações de vidas, ele ministrava a salvação as pessoas. Alguns exemplos: foi assim com a mulher do fluxo de sangue (Mt 9:22), com o cego Bartimeu (Mc 10:52), a mulher com vaso de alabastro (Lc 7:50), o leproso grato (Lc 17:19), na casa de Zaqueu (Lc 19:9).
Jesus foi onde estavam as almas, não importando o seu sexo, idade, nacionalidade, condição social ou religiosa. Ele declarou que veio para chamar os pecadores (Mc 2:17).

2.2 - O Pescador que vai ao Encontro
Foi ate o poço de Jacó ao meio-dia dizer a uma mulher adúltera que ele era a fonte de agua viva e a transformou numa evangelista.
Em Jericó, viu um "baixote" em cima de uma árvore, jantou em sua casa e mudou a sua vida.
Foi à casa de um publicano e sentou à mesa com ele e seus amigos publicanos e pecadores.
Na estrada de Emaús, conversou duas horas com dois discipulos desesperançados. Foi um de seus maiores sermões, somente para duas pessoas.
Teve uma audiência particular com um doutor da Lei chamado Nicodemos, que foi impactado pela mensagem do novo nascimento.
Deu de cara com um endemoniado em Gadara e após uma oração, o deixou "assentado, vestido e em perfeito juizo" (Mt 5:15b).
Ao ser apresentado a Simão por André, Jesus declarou quem ele era, quem era o seu pai e quem ele seria; em outras palavras - conheço teu passado, teu presente e teu futuro.

2.3 - O Pescador que Ensina a Pescar
Jesus inicialmente chamou 12 homens para serem "pescadores de homens", depois comissionou 70, treinou-os e após os enviou com a missão de "pregar" e "ensinar"; pregar aos perdidos, ensinar aos salvos como serem pescadores. Esse processo de formação de discipulos foi incrivel, primeiro 12 apóstolos, depois 70 discipulos, no pentecostes 120 irmãos cheios do Espirito, mais tarde três mil e depois mais cinco mil. Começando em Jerusalém, depois Judeia, Samaria e confins da terra, chegando ate nós. Dois mil anos se passaram, e a comissão continua. Temos que continuar a ensinar os homens a serem "pescadores de homens".

2.4 - Um Pescador Abrangente
Jesus sempre teve uma visão universal, que abrangia todo o mundo, a todos os povos e nações, a todas as pessoas. A ordem a seus pescadores foi sempre pensando assim: "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16:15). Nosso desejo, como comissionados para esta missão, deve ser a mesma de João Wesley: "O mundo é a minha paróquia".

3 - Pescadores de Homens
3.1 - O Chamado (Mt 4:19)
Jesus caminhando junto ao mar da Galiléia, encontrou dois irmãos atarefados em meio às redes, barcos e peixes, ele fez um convite que mundou as suas vidas: "vinde após mim e vos farei pescadores de homens". Que convite! Que chamado! E eles o seguiram imediatamente. A partir de agora as redes seriam as palavras, o mar seria o mundo e os peixes, as almas - o sustento viria de Deus. A partir daquele dia, eles nunca mais seriam os mesmos.

3.2 - Apenas Pescadores (Lc 9:58)
Jesus não lhes fez promessas humanamente convincentes, nada que enchesse os seus olhos, apenas disse que lhes faria simples pescadores de homens. Nenhum glamour, nenhum destaque, apenas um pescador; e ser pescador eles entendiam muito bem que significava acordar cedo, enfrentar o mar, não ter hora pra retornar ao lar, enfrentar os perigos de uma navegação incerta, enfrentar sol, chuva, tempestades, perigos os mais variados, a solidão. Mas também a alegria da pesca farta, o companheirismo, o amor ao mar e a profissão. Dos 12 apóstolos, pelos menos quatro eram pescadores.

3.3 - A Missão (Mc 16:15)
Fico imaginando a fisionomia assustada dos discipulos em dois momentos: primeiro com o convite para largar as redes e depois da ressurreição de Jesus, quando ele os reúne e lhes diz: "Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura". Homens judeus da galiléia, que nunca haviam viajado fora da palestina, com uma missão tão ampla. Graças a Deus, eles fizeram a parte deles, dentro dos seus limites, recursos e do tempo que dispunham - "pescaram muitos homens".

3.4 - O Convite Ainda Continua (At 1:8)
Em pleno seculo XXI, ainda podemos ouvir o ecoar do chamado de Jesus, chamando você e eu para sermos pescadores de almas. Diferente do marketing gospel, esse chamado é sem pompas, sem glamour, sem promessas humanamente convincentes. Ele nos chama para sermos instrumentos em suas mãos para uma grande pesca nesta geração. Chamando-o a lançar redes exatamente ai onde você esta agora, na sua cidade, com sua profissão, ou quem sabe vocacionando para largar tudo e segui-lo para um ministério integral em outro lugar.

Conclusão
Jesus tinha uma missão definida, ele era o ICHTUS "Iesus Christos Theou Uios Soter (Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador) e não só cumpriu muito bem sua missão, salvando os homens, mas também chamando-os, treinando-os e enviando-os para completar a missão "até os confins da terra". Primeiro os discipulos, depois Paulo, Silas, Barnabé, Filipe e muitos outros na igreja primitiva cumpriram a sua parte. Savanarola, João Huss e Lutero também; David Livinsgton, Hudson Taylor, George Miller, Jonathan Edwards, Jonh Wesley, Billy Graham e milhares fizeram a sua parte. Agora é a nossa vez, o Senhor Jesus ainda continua chamando pessoas como eu e você para serem "pescadores de homens".

Aplicação Prática
1. A alma humana é o bem mais precioso da terra para Deus. Entenda isso, e comece hoje a buscar almas para Deus. Ore pela salvação das pessoas, entregue folhetos, vá aos trabalhos de evangelismo de sua igreja, coopere para que outros conheçam a salvação de Deus.
2. A missão da Igreja é uma missão universal, pois na descendência de Abraão Deus viu todas as nações sendo abençoada (Gn 12:2,3). Assim, comprometa-se com missões, seja orando, contribuindo, envolvendo-se pessoalmente com missionarios e campos não alcançados.
3. Procure conhecer o plano da salvação, que abarca pelo menos cinco premissas básicas: a) Deus nos ama; b) Somos pecadores; c) Jesus Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados; d) Devemos crer nesta mensagem; e) Se crermos, somos salvos.
(Estudo Extraído da revista "Explicando as Escrituras - Jovens e Adultos" da Igreja Metodista Wesleyana)

Nenhum comentário: