sábado, 10 de abril de 2010

A Ceia do Senhor

A Ceia do Senhor, segundo a prática cristã, é celebrada em uma cerimônia periódica e considerada sagrada. Ela tem como motivo a ação de graças pela vida que Deus dá, a comunhão entre as pessoas e a memória da libertação que o Senhor oferece a todas as pessoas, indistintamente. A Igreja Cristã acrescentou mais motivos, todos relacionados à vida e à obra de Jesus (1Co 11:17-34), e formulou uma liturgia para a Ceia do Senhor respeitando os elementos básicos da Páscoa, a saber: PÃO, por se tratar do verdadeiro alimento da população pobre que constituia o povo de Deus; VINHO, por ser a bebida comum que continha o alimento, o prazer e a alegria da vida, o remédio para os males do corpo; MESA, que destaca a importância da hospitalidade que acolhe a todos, como uma familia, para a refeição comunitária.
Não se deve tomar esses elementos de modo formal. Eles ajudam a recuperar a memória dos atos salvificos de Deus como sinal de sua continua ação entre nós, hoje e no futuro, nos libertando.
Todos esses três elementos são significativos para o evento da Ceia do Senhor, porém, o pão excede em importância. É sugestivo lembrar que Deus deu a seguinte ordem a Moisés:”Porás, para sempre sobre a mesa, pães diante de mim” (Ex 25:30). Esse não é um pão comum de cada dia, “lehem qol”, mas é o “lehem qodex”, o pão consagrado do Senhor (Sl 21:4-7).
Assim, faz-se necessário, lembrarmos então o propósito e os simbolismo da Ceia:
O Propósito: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22:19). A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrificio que Jesus fez na cruz, pelo qual Ele nos oferece a esperança da vida eterna: “Porque todos as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (1Co 11:26). A Ceia do Senhor não pretende ser um memorial do nascimento, da vida ou da ressurreição de Cristo. É um momento especial no qual os cristãos refletem sobre o Salvador sofredor para serem lembrados do alto preço que Ele pagou por nossos pecados. Precisamos manter este tema central do evangelho (1Co 2:1-2) em nossas mentes!
Os simbolos: Jesus usou dois simbolos para representar seu corpo e seu sangue. É claro que ele não ofereceu literalmente seu corpo (que ainda estava inteiro) nem seu sangue (que ainda estava correndo através de suas veias). Ele deu aos discipulos pão sem fermento para representar seu corpo e o fruto da videira para representar o sangue que estava para ser derramado na cruz. Ele não deixou dúvida sobre a relação deste sacrificio com nossa salvação: “Porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramada em favor de muitos, para remissão dos pecados” (Mt 26:28).
Participemos então da Ceia do Senhor! Com amor, fidelidade e esperança!
(EXTRAÍDO)

Nenhum comentário: