terça-feira, 13 de abril de 2010

DISCIPULADO NÃO É “IMITAÇÃO BARATA”

Discipulado é imitação. Mas não se trata de uma “imitação barata”. É aquela imitação que se inicia no mais profundo do nosso ser. Apenas assim podemos de fato servir de exemplo para outras pessoas. Para que sejamos modelo e referencial para os outros, precisamos urgentemente nos aferir e avaliar de acordo com a Palavra de Deus. É permitir que os principios que os principios eternos da Biblia modelem radicalmente nossa vida, em cada um de seus aspectos. O discipulo de Cristo vai estar pronto para assumir responsabilidades. Leviandade, instabilidade e superficialidade não combinam com o perfil do discipulo genuíno. (ler Tg 1:22-25)
Seguir Jesus implica em compromisso. Isso porque discipulado pressupõe a vivência com o senhorio de Cristo. Não pode haver senhorio sem que haja compromisso do servo com o seu Senhor. Se somos servos, não faz sentido vivermos indiferentes à voz do Senhor. Discipulado pressupõe disponibilidade. Disponivel é aquele/a que sempre está pronto para desafios, e o discipulado é com certaza uma caminhada de desafios. Um dos primeiros desafios a encarar é a capacidade de renunciar a uma serie de coisas e seguir a voz do Mestre.

DISCIPULADO É REEDUCAÇÃO
Discipulado significa ensino permanente. Quem deseja ser um discipulo deve estar disposto a rever seu estilo de vida e submeter sua visão de mundo às verdades da palavra de Deus. A vida do discipulado é uma continua transmissão de conhecimentos, informações e esclarecimentos indispensáveis ou úteis à nova vida proposta por Jesus. Um discipulo que se preze nunca vai cansar de estudar, perguntar, conversar, refletir e debater sobre os principios biblicos. Tal ensino continuo passa de geração para geração: “E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fieis que sejam também capazes de ensinar a outros” (2Tm 2:2).

DISCIPULADO É RELACIONAMENTO E SOLIDARIEDADE
O discipulado de Jesus não se resumia apenas em cercar-se de alguns seguidores e transmitir certas informações e doutrinas. Jesus se preocupou em ajudá-los a viver um relacionamento intenso com o Pai. Ele mesmo disse que veio para revelar o Pai. Quem lê atentamente a oração de Jesus registrada em Joâo 17, percebe a preocupação de Jesus em reafirmar sua missão aqui na terra: “Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. (Jo 17:3). Nos outros versiculos deste capitulo nota-se que Jesus enfatizou varias vezes a importancia da unidade espiritual: “eu neles e tu em mim. Que eles sejam levados à plena unidade”. O discipulado que Jesus ensinou baseia-se no desenvolvimento de um relacionamento mais intimo com Deus que, entre outras conquencias práticas, deve nos levar a ter uma atitude mais solidária para com as pessoas ao nosso redor. Uma das marcas do discipulado cristão é o amor mútuo. A comunhão é essencial na vida dos discipulos, como nos ensinam varios textos do Novo Testamento:
1.Aceitem-se uns aos outros (Rm 15:7);
2.Que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros (1Co 12:25);
3.Edifiquem-se uns aos outros (1Ts 5:11);
4.Ensinem e aconselhem uns aos outros (Cl 3:16);
5.Sirvam uns aos outros (Gl 5:13-14);
6.Levem os fardos pesados uns dos outros (Gl 6:2);
7.Sejam mutuamente hospitaleiros (1Pe 4:9);
8.Orem uns pelos outros (Tg 5:16).

Nenhum comentário: