terça-feira, 20 de abril de 2010

Carta à Igreja em Tiatira - Ap 2:18-29

A Igreja em Tiatira é caracterizada por:
1. obras
2. amor
3. fé
4. serviço
5. perseverança
6. últimas obras mais numerosas que as primeiras e finalmente
7. tolerar que Jezabel ensine e seduza os servos a praticar a prostituição, e a comer cousas sacrificadas aos ídolos.
O Senhor Jesus reconhece que a igreja em Tiatira apresentava uma serie de cousas que lhe agradaram,tais como obras, amor, fé, serviço, perseverança, e as ultimas obras mais numerosas do que as primeiras. Mas,além disso, o grande erro era o de tolerar Jezabel em seu meio. E é justamente aqui que se revela que uma intensa atividade pode também esconder um grande pecado! Ainda que muitos servos pensem que as suas boas obras possam justificar pecados escondidos, que o Senhor Jesus considera essa situação e a repudia. O pecado nunca pode ser justificado, perdoado ou mesmo encoberto por boas obras, por mais lindas e importantes que sejam! Mas, infelizmente isso é o que mais tem acontecido dentro da igreja de nosso Senhor, já que muitos, que tanto tem se dedicado à obra de Deus, tentando levar salvação aos outros, se esquecem de cuidar de si mesmos. E por apresentar tanta dedicação, eles pensam que o fato de fazer algo para Deus, torna-os superiores aos demais e, consequentemente, merecem alguma cousa a mais. E é por ai que o orgulho entra no coração de muitos que se dizem servos, fazendo-os acreditar no seu próprio valor e que são senhores de si mesmos.
Cada uma das sete cartas contem uma promessa para um determinado vencedor; entretanto, o conjunto de todas elas são para todos os que vencerem.
É muito importante definir que vencedor não é aquele que conquista bens materiais, mas que se mantém limpo no meio de tanta sujeira, puro no meio de tanta impureza, enfim, salvo no meio de tantos que se tem desviado! Que vence a si mesmo, seus maus hábitos, sua vontade própria, suas ambições pessoais, por causa do Senhor Jesus. É aquele que é servo. Vive, crê, e pratica aquilo que o Senhor determinou. Para ele, o último é o primeiro e o primeiro é o último!
Já os perdedores são aqueles que tem a biblia na mente, como a verdadeira vontade de Deus; porém,praticam a vontade da carne. São espertos para si mesmos, mas não para Deus. Tem o espirito de Jacó, e se não se arrependerem e não tiverem um encontro real com Deus, nunca chegarão a ser Israel. Para esses a teoria é uma,a prática outra, o primeiro é o primeiro mesmo! E o último é último mesmo.
"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espirito diz às igrejas". Esta advertência final do Senhor Jesus vem após a promessa aos vencedores, em contrate com a sequencia das igrejas anteriores. O Espirito Santo fala a todas as igreja, e isto significa que nenhum de nós está exluido de ouvi-la.

Nenhum comentário: