quarta-feira, 3 de março de 2010

COMO JEJUAR (Parte 1)

"Oferece a Deus sacrificio de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo":
A principio, a pessoa que deseja ter experiências com Deus através do jejum e da oração não deve ficar esperando sentir o desejo no coração para realizá-lo, pois a fé não se baseia em sentimentos.Além disso, o próprio coração poderá enganar a pessoa, fazendo-a adiar o inicio do jejum ou pensar que não é capaz de fazê-lo.
Não jejue com a intenção de aproveitar a abstinência de alimentos para emagrecer, pois o jejum bíblico não tem nada em comum com o jejum estético. A perda de peso é normal quando se faz o jejum biblico, mas, com o passar do tempo, o organismo tende a recuperar novamente os quilos perdidos.
Se você tem necessidade de emagrecer, procure orientação médica, e um profissional lhe indicará meios (dietas, medicamentos, exercicios, cirurgias) para a redução definitiva de peso.
Outro detalhe muito importante é a diferença entre o jejum biblico e a greve de fome. Esta é realizada para protestar contra algum tipo de regime politico ou para chamar a atenção de autoridades para algo que a(s) pessoa(s) envolvida(s) considera(m) importante.
Entretanto, nem mesmo os jejuns biblicos coletivos envolvendo nações inteiras (como o de Ester e 34 dos ninivitas) foram realizados em forma de protesto, mas sim com a finalidade de chamar a atenção de Deus para uma necessidade que somente Ele pode atender.
Abaixo segue algumas orientações sobre como deve ser o jejum na prática:
Estipule o periodo de inicio e fim de seu jejum. Dê preferência a horários fundamentados em passagens biblicas que falam acerca do jejum. Se você não tem costume de ficar muito tempo sem comer, não comece com propósitos prolongados. Faça de acordo com a sua fé e com as suas forças.

Nenhum comentário: