sábado, 7 de fevereiro de 2009

"É fácil engolir elogios, mas dificil tragar criticas"

“É fácil engolir elogios, mas dificil tragar criticas”
Nossos melhores amigos nos dirão a verdade, não importam quais as consequencias. Por outro lado, rejeitar a critica construtiva é o ápice da insensatez. Semelhante atitude nos fala de orgulho.
Alguns dos antigos profetas de Israel sofriam do mal de só querer ouvir coisas apraziveis e eram promovidos a posições favorecidas os que superavam outros em predizer o futuro. Os que diziam a verdade, ao contrário, eram metidos em calabouços ou degredados.
O bom ouvinte tem de ter o espirito de mansidão, ou do contrário nunca ouvirá, sem reagir, a voz de represensão. A mansidão é qualidade muito rara em nosso mundo. “A mansidão, o dominio próprio, contra estas coisas não há lei” Gl 5:23. “Mas tu, oh homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão” 1Tm 6:11. “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” Ef 4:2. É a mansidão uma qualidade que tem de ser cultivada. É preciso que, deliberadamente, por um ato da vontade, nos humilhemos diariamente diante de Deus, reconhecendo os nossos pecados. A mansidão, muitas vezes, é produto do sofrimento. Eis ai o apóstolo Pedro que, nos primeiros anos, era áspero, impulsivo e violento. Mas, naquela cena do pátio, quando o canto do galo três vezes lhe indicou a loucura das resoluções humanas desauxiliadas do poder Divino, e o penetrante olhar do Filho de Deus lhe buscou a alma, impelindo-o ao Getsêmane e prostrando-o de joelhos, diante de tudo isso emergiu um novo Pedro, um Pedro manso e poderoso, ou melhor: Sua mansidão tornou-se o seu poder! Este é um caminho certo para o entendimento de que fala nosso versiculo. Este é o segredo da vida.
A maior parte das contendas que há no mundo pode ser atribuida à falta de entendimento.
Salomão orou no sentido de que Deus lhe desse um coração sábio e entendido. Sua oração foi atendida e hoje, milhares de anos após sua morte, sua sabedoria tornou-se proverbial.
“Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada” Tg 1:5.

Nenhum comentário: