sexta-feira, 13 de março de 2009

Para Refletir

"O Inferno e o abismo nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem" (Pv 27:20)

Para Refletir

"O gotejar continuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes; contê-la seria conter o vento, seria pegar o óleo na mão" (Pv 27:15-16)

Para Refletir

"Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial" (Pv 27:9)

Para Refletir

"Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Pv 27:6)

quarta-feira, 11 de março de 2009

O Cativeiro no Egito e suas lições

O CATIVEIRO NO EGITO E SUAS LIÇÕES
Atos 7:15-36
Os sofrimentos pelos quais Israel haveria de passar na terra do Egito foram anunciados por Deus muitos anos antes, quando Abraão habitava em Canaã e Isaque nem sequer existia. Gn 15:13-17. Como a prata e o ouro precisam do crisol para se purificarem, ao longo da história da humanidade, Deus tem usado o cadinho da aflição para moldar homens segundo os seus propósitos, Pv 17:3.
O Egito com sua idolatria e a dureza do coração de faraó foi cenário propicio à marnifestação do Todo-poderoso. Cada praga enviada ao Egito foi, ao mesmo tempo, uma prova do poder de Deus. Essa foi a oportunidade de Israel conhecer a incontestável soberania d'Aquele que o escolheu para propriedade exclusiva, Is 44:1,2. A passagem de Israel pelo Egito estava, portanto, nos planos de Deus.
I – Tempo de Proteção
Ao tempo do patriarca Jacó, uma grande fome assolava a região do Oriente Médio. Só o Egito tinha em seus celeiros muita fartura, Gn 41:56-57. Isso porque José, filho de Jacó, era a segunda maior autoridade no país e desfrutava de confiança absoluta por parte de faraó. Povos vizinhos vinham comprar trigo e chegou a vez de atender também aos seus irmãos. Esses tiveram um acolhimento todo especial. Os hicsos receberam alegremente a familia de José e lhes concederam as áreas mais férteis do delta do Nilo (a terra de Gósen), Gn 47:4-6. Isso não aconteceu por acaso. A boa mão de Deus estivera guiando todos os fatos para que assim sucedesse, Gn 50:20 e Rm 8:28.
Israel não podia reclamar da vida no Egito. Se Deus não lhe permitisse passar pelo terrivel sofrimento que estava por vir, provavelmente esse povo jamais se lembraria das promessas feitas a Abraão. Por isso veio a opressão.
II – Tempo de Muita Angústia
Mas a politica interna do Egito mudou, os hicsos foram expulsos e subiu ao trono um faraó que não conhecera José. Com isso, a situação dos israelitas se inverteu bruscamente. Os novos governantes estavam preocupados com o crescimento assustador dos estrangeiros. Temiam que estes viessem a se tornar mais fortes que os egipcios e dominá-los ou mesmo aliar-se a seus inimigos. Êx 1:6-10. Por isso resolveram oprimi-los.
a) Um regime de trabalhos forçados – O povo, que antes gozara as maiores regalias no Egito, foi agora escravizado. Sobre eles foram colocados feitores para os afligir. Foram obrigados a edificar para faraó as cidades-celeiros de Pitom e Ramessés, Êx 1:11. A servidão passou a amargurar terrivelmente a vida do povo de Deus, Êx 1:13-14.
b) As parteiras salvam os bebês – Apesar da opressão no Egito, os filhos de Israel se multiplicavam tanto e isso causou grande preocupação aos egipcios, Êx 1:12. Então Faraó determinou às parteiras das hebréias que, no momento do parto, todos os filhos dos hebreus, de sexo masculino, deveriam ser assassinados. As parteiras, porém, temendo a Deus, descumpriram a ordem e os filhos de Israel continuaram multiplicando-se e fortelecendo-se grandemente, Ex 1:15-21.
c)Crueldade sem limites – Fracassada sua primeira tentativa de exterminio dos filhos dos hebreus, o faraó determinou que os meninos fossem lançados no Nilo para morrerem afogados, Êx 1:22. O clamor desse povo foi tão grande que chegou aos ouvidos de Deus, Êx 3:9.
III – Tempo de Libertação – Êx 2:1-10
Deus sempre atende o clamor do aflito, Jr 33:3. Entre os vários meios, ele usa a natureza, Êx 16:13; os anjos. Hb 1:14; ou uma pessoa, como, no caso, Moisés que vai ser o homem talhado por Deus para esse momento.
a) Nasce o grande libertador. Moisés nasceu exatamente na época em que os filhos dos hebreus estavam condenados à morte. Escondido durante seus três primeiros meses de vida, depois lançado no Nilo num cesto de juncos, foi encontrado pela filha de faraó, e devolvido à própria mãe que ainda recebeu da princesa um salário para criá-lo. Quando cresceu foi adotado pela filha de faraó e “instruido em toda a ciência dos egipcios”, At 7:20-22. Este homem foi o instrumento que Deus usou para libertar seu povo da escravidão no Egito, Êx 3:10.
b) O êxodo e a chegada a Canaã – Deus reconhece o sofrimento de seu povo, Êx 3:7, mas permite que experimentem a dor a fim de despertá-lo para suas promessas, Hb 12:11. Gemendo debaixo da servidão, o povo invocou o Todo-poderoso que ouviu o seu clamor, Êx 3:9. Moisés e Arão dialogam com o faraó e este, diante da possibilidade de perder sua mão-de-obra escrava, foi categórico em sua resposta aos enviados de Deus: “...não conheço o Senhor, nem tampouco deixarei Israel partir”, Ex 5:2.
A resistência do faraó mudou quando vieram as pragas terriveis, Ex 7:12. Depois de 430 anos no Egito, o povo celebra a Páscoa e inicia sua longa viagem em direção a Canaã, onde só chegaria depois de 40 anos. Atravessa o Mar e, depois de três meses, chega ao Sinai. Nessa marcha inicial há o milagre do maná, 16:2, e da água que jorra da pedra, 17:1-3. No Sinai, recebe as tábuas da lei (Êx 20), constrói o tabernáculo, firma as bases do culto monoteista e prepara-se para a marcha.
Fiquemos com a preciosa lição do v.7 do cap. 6 de Êxodo: “Eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor; vosso Deus que vos tiro debaixo das cargas dos egipcios”. Por amor ao seu povo. Deus promete livrá-lo e ampará-lo. Esse mesmo Deus é o que, por meio de Jesus Cristo, nos tira debaixo da carga do pecado.
(EXTRAÍDO da “Revista de Estudos Bíblicos” ALELUIA – N 49)

terça-feira, 10 de março de 2009

Inspire-se nas Grandes Mulheres da Bíblia

Para comemorar o Dia da mulher, em 8 de março, Ana Maria buscou inspiração nas histórias das mulhres mais marcantes do livro sagrado dos cristãos. Aprenda, com as lições de vida delas, como ser batalhadora, corajosa e uma esposa dedicada (Daniella Gallotto).
Débora, à frente do próprio tempo
Era uma dona-de-casa comum, mas foi escolhida para ser juiza. Foi a única mulher das escrituras sagradas a ocupar um cargo politico com excelência. Ela se definia como “mãe de Israel” e fazia de tudo para o bem da nação (Juízes 4:4-16).
Principais virtudes
Débora era bastante virtuosa: mãe de familia, profeta, temente a Deus e líder militar. Traçou estratégias de batalha e conquistou muitas vitórias para Israel na época dos juízes. Foi a libertadora do povo hebreu em tempos de guerra contra os cananeus.
Características
Líder - Ela não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel.
Estrategista – Débora sempre buscava maneiras de combater os inimigos buscando inspiração junto ao Senhor e, por isso, tinha êxito em tudo que fazia.
Conselheira – Era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas.
Seja como Débora – Ela é a prova de que uma mulher pode ser profissional e dona-de-casa ao mesmo tempo. Para imitá-la, procure ser atenciosa e justa. Administre bem o seu tempo e não tome decisões sem antes planejar tudo direitinho.
Rute, a companheira fiel
Rute era casada com o hebreu Malom e se dava muito bem com a sogra, Noemi. Quando ficou viúva, se apegou muito à sogra, a ponto de acompanhá-la até Belém. Lá, se casou com Boaz e reconstruiu a própria vida. Jesus é um dos descendentes de Rute.
Principais virtudes
A amizade, a fidelidade, a dedicação e o desprendimento. Fez um dos mais lindos votos de amizade à sogra. “Onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16).
Características
Amiga – Tratava bem a todos e era muito carinhosa.
Responsável – Trabalhava em campos de cevada e nunca reclamava do trabalho, fazendo o melhor.
Confiável – Procurava ser honesta e íntegra nos afazeres diários. Tinha uma boa reputação e chamava a atenção dos chefes por isso.
Seja como Rute
Ela era uma mulher muito doce e competente. Para agir como Rute, seja integra em tudo que fizer: trabalho, casamento e familia.
Estar, a corajosa
Foi a rainha mais importante que Israel já teve. Judia e órfã, ela foi criada por um parente. Quando se casou com o rei Assuero, Ester fez de tudo pelo povo judeu. Tem um livro da Biblia só dela.
Principais virtudes
Ester descobriu um plano para exterminar todos os judeus. Ela se preparou espiritualmente com um jejum de três dias e orações. Ao final do período, Ester revelou ao rei que era judia e conseguiu salvar o povo.
Características
Sábia – Diante de uma situação dificil ela não se desesperava: buscava soluções em Deus para tomar decisões.
Destemida – Não ficou com medo de agir para salvar os judeus. Era ousada e inteligente, e tinha uma fé admirável.
Humilde – Em vez de se mostrar a dona da razão, ela procurava respeitar a opinião dos outros.
Seja como Ester
Não aja por impulso, procure sempre orar antes de tomar as suas decisões. Ester também era muito atenciosa.
Sara, a esposa perfeita
Esposa de Abraão, o primeiro dos patriarcas bíblicos. Deus prometeu a Abraão um filho que daria origem a todo o povo de Israel. Sara foi a mulher escolhida para dar à luz essa criança. Ela era chamada de “mãe de multidões” e vista como o modelo ideal de mulher casada.
Principais virtudes
Sara era estéril e mostrou ter muita fé quando não desistiu de ter o filho que o Senhor lhe prometeu. Ela perseverou na crença e, aos 90 anos, deu à luz Isaque, que era o herdeiro da promessa feita a Abraão. Por isso, ela é a única mulher mencionada entre os heróis da fé (Hebreus 11:11), pessoas que exercem influência até hoje, como Moisés e Davi.
Características
Dedicada – O filho e o marido dela podiam sempre contar com ela. Ela estava ao lado deles em qualquer situação. Acompanhava Abraão em todas as viagens.
Fiel a Deus – Sara não desistia fácil das promessas de Deus e procurava fazer as vontades dEle.
Alegre – Ela recebia as pessoas em casa com felicidade e as servia com prazer.
Seja como Sara
Não desista nunca dos seus sonhos. Seja confiante em Deus e nas promessas dEle. Coloque sua familia em primeiro lugar, seja companheira e procure ter os mesmos objetivos que o seu marido.
Maria, um exemplo de mãe
A mãe de Jesus foi uma das mulheres mais conhecidas e amadas da Bíblia. Como responsável pelo filho de Deus, cuidou de Jesus com amor, dedicação e sabedoria. Nenhuma outra pessoa foi mais íntima de Cristo do que ela.
Principais virtudes
Coragem e fidelidade. Ela enfrentou as preconceitos da sociedade por ter engravidado antes do casamento. Era uma esposa fiel e uma mãe dedicada, que fazia de tudo pelos filhos. Buscou agradar a Deus todo o tempo, crendo no poder do Senhor.
Caracteristicas
Carinhosa – Ela se dedicava às tarefas da casa, e cuidava do marido e dos filhos. Nunca abandonou Jesus, nem quando todos o acusaram de fora da lei.
Corajosa – Em nenhum momento ela recuou. Recebeu a noticia da gravidez com alegria.
Forte – Mesmo vendo o filho sofrer uma morte dolorosa e humilhante, não deixou Jesus em nenhum momento, amparando-o e dando-lhe forças.
Seja como Maria
Além de grande mãe, Maria era muito feminina. Para ser como ela, é preciso ter humildade, respeito com os filhos, ser uma esposa companheira e uma mulher disposta a agradar a Deus – e não à sociedade.
“ENTRANDO O ANJO ONDE MARIA ESTAVA, DISSE: ALEGRA-TE, MUITO FAVORECIDA! O SENHOR É CONTIGO. MARIA, NÃO TEMAS, PORQUE ACHASTE GRAÇA AOS OLHOS DE DEUS” (Lc 1:28-30).
(“A Semana em : Ana Maria” www.revistaanamaria.com.br – n 647 – 6 de março de 2009)

domingo, 8 de março de 2009

Dízimo

Pergunta:

O que é o dizimo? É obrigatório entregar o dizimo? Vou perder a salvação se não dizimar? A quem entregar o dizimo? O novo testamento fala sobre o ato de dizimar?

Resposta:

Responderei pergunta por pergunta ok?


O que é o dizimo?

A palavra DÍZIMO quer dizer 10%, ou dez de cada cem. Significa a entrega de 10% dos 100% que Deus nos dá. O DÍZIMO é a devolução, contribuição, ato de amor e gesto de partilha. lembrando que nós não pagamos o Dízimo; nós devolvemos o Dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.

Assim o Senhor nos díz: (Ml 3, 10-12)

"Pagai Integralmente os Dízimos ao tesouro do templo para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios dos Céus e se não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário ..."

O dizimo é biblico?

Leia os versículos dos quais falam sobre este ato

- "Honra ao Senhor com teus bens, ..." (Pr 3,9-10);

- "A cada três anos tomarás o dízimo da tua colheita ..."(Dt 14, 28-29);

- "Todos os anos separarás o Dízimo ..." (Dt 14,22)

- Mateus 23 : 23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Quem deve receber o dízimo?



O ideal é que ele seja entregue a seu pastor ou caso você não tenha uma igreja onde congregue entregue a uma igreja compromissada com Deus. Leia (Hb 7,5)
Neste versículo afirma que apenas os filhos de levi aqueles que se tornarem sacerdotes podem receber os dízimos, ou seja apenas aqueles que forem ungidos por Deus e responsáveis pela obra do senhor devem recolher os dízimos, do resto não podem receber o seu dizimo.




É obrigatório entregar o dizimo?

Muitos vêem o dizimo como uma obrigação, porém o dizimo não deve ser visto como uma obrigação e muito menos deve ser dado por interesse.
Afirmações como: "Vou dar o dizimo para não ficar desempregado, vou dar o dizimo para eu não ser castigado por Deus, Vou dar o dizimo para ficar rico" (Estas são afirmações erronias e rejeitadas por Deus.

Portanto o dizimo deve ser dado com gratidão sem se pensar em qualquer tipo de retorno da parte de Deus e não deve ser dado simplesmente por medo de não ser abençoado, pois nós não pagamos o Dízimo; nós devolvemos o Dízimo, já que tudo o que somos e temos pertence a Deus.

Porque dizimar? E se o meu dizimo for desviado para outros fins?

Devemos dizimar porque:
1º Deus é quem da forças para que eu e você trabalhe
2º Deus quem preparou o emprego para mim e para você
3º Deus é quem nos da forças manter-mos nossa posição em nosso emprego

Muitas pessoas não dizimam porque dizem que os pastores ficam ricos com nossos dízimos, porém não devemos nos preocupar com a ação do pastor em relação ao dinheiro dizimado pela igreja, até porque se ele roubar ou usar o dinheiro indevidamente o serio preço a ser pago diante de Deus não virá por parte de quem deu, mas o preço a ser pago virá por parte daquele que roubou ou não soube administrar o dizimo ofertado.

Muitas pessoas criticam o ato de se dizimar porque esquecem de que a igreja tem os seguintes gastos:

- Conta de luz,
- Conta de água,
- Aluguel do condomínio,
- Gastos com os acentos,
- Pintura da igreja anualmente,
- Impostos,
- Sextas básicas aos mais pobres,
- Construção de novas igrejas
- E o principal que é o sustento dos missionários no campo.

As pessoas pensam que igreja se mantém com R$200.00 , mas uma igreja de porte médio não se mantém em pé com menos de 10 mil reais por mês considerando os gastos expostos acima.

O Dízimo uma obrigação? Vou perder a salvação por não dar o dizimo?



Acredito que o termo obrigação não é termo ideal a ser usado referente ao dizimo, porque a bíblia diz:

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. (II Coríntios 9 : 7)



Não acredito também que você irá perderá a salvação por não dizimar, porém apesar de não sermos obrigados sempre existe uma conseqüência por não abençoarmos a obra de Deus, a bíblia é clara quando o assunto é a lei da semeadura, quando semeamos na obra do senhor temos a colheita, mas quando não semeamos não colhemos nada.



2 Coríntios 9:6 "E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará."

Outra coisa que devemos lembrar é que existe um demônio chamado devorador, e quando somos mesquinhos na obra do senhor este demônio tem livre acesso as nossas vidas, mas quando dizimamos acontece o que fala o versículo a seguir:

(Malaquias 3 : 11) E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.



O novo testamento fala sobre o dizimo?



Eu diria que o novo testamento é mais duro de ser seguido do que o velho testamento quando o assunto é dinheiro. Vamos ver o porque digo isto?

Os dizimistas dão apenas 10%, MAS VEMOS NA BÍBLIA QUE OS APÓSTOLOS DAVA MUITO MAIS QUE 10%
Veja as bases bíblicas no novo testamento quando o assunto é contribuição.


Atos 2:45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister."

MUITOS HOJE EM DIA NÃO TEM CORAGEM NEM DE DIZIMAR E SENDO ASSIM SERÃO QUE ESTES VÃO TER CORAGEM DE VENDER SUAS PROPRIEDADES E REPARTIR COM ALGUÉM?

Atos 4:34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.

DIZEM QUE O NOVO TESTAMENTO NÃO FALA DE DIZIMO, MAS NA VERDADE APESAR DE NÃO SER MUITO DIRETO AO ASSUNTO DIZIMO ELE FALA ATÉ MAIS QUE O DIZIMO, POIS NO VELHO TESTAMENTO O POVO DAVA 10% E NO NOVO O POVO VENDIA AS PRÓPRIAS CASAS DE DEPOSITAVA AOS PÉS DOS APÓSTOLOS.

Agora diante destes versículos eu pergunto, quando se trata contribuições o novo testamento é mais difícil de ser seguido do que o velho testamento ou não é?

Você deve pensar (ELES ERAM FANÁTICOS POR ISTO VENDIA SUAS CASAS PARA DAR O DINHEIRO TODO AOS APÓSTOLOS.)

Se o seu pensamento for este vamos voltar ao inicio do versículo citado?

Atos 4:34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum

Sabe porque não havia necessitado algum? porque isto se chama lei da semeadura, quando semeamos colhemos aquilo que semeamos, e o melhor lugar para se semear é na obra do senhor.

2 Coríntios 9:6 "E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará."



Vamos ir mais profundamente dentro da bíblia quando o assunto é semeadura?



Provérbios 11:24-25 "24 Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. 25 A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido."

Mateus 6:19-21 "19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; 20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. 21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração."

Lucas 12:33 "Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói."

1 Timóteo 6:18-19 "18 Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; 19 Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna."

Em todas estas passagens a mensagem é no mesmo sentido
O contribuir para obra do senhor será recompensado por tesouros celestiais. Preferirias tu ter ter seu tesouro na terra, onde perecerá, ou no céu, onde o gozarás eternamente? Tua resposta a esta pergunta terá muito a ver com o como verás e usarás os teus bens.


Respondido por Cléuvis Casagrande

Criador do site conselhos do céu.

Dízimo

Antes de começar a gastar, devemos honrar a Deus dando-Lhe o que Lhe pertence primeiro. A Bíblia diz em Provérbios 3:9 “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda.”
Que parte do nosso salário pertence a Deus? A Bíblia diz em Levítico 27:30 “Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor.”
Dar o dízimo é uma forma de aprender que Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida. A Bíblia diz em Deuterenômio 14:22-23 “Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus por todos os dias.”
Como era o dízimo usado em Israel? A Bíblia diz em Números 18:21 “Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.”
Cristo aprovou o dízimo. A Bíblia diz em Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”
Que diz Paulo sobre como o ministério do evangelho será sustentado? A Bíblia diz em 1 Coríntios 9:13-14 “Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar? 4Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.”
Em que princípio se basea a devolução do dízimo? A Bíblia diz em Salmos 24:1 “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam.”
De donde vêm as riquezas? A Bíblia diz em Deuterenômio 8:18 “Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas; a fim de confirmar o seu pacto, que jurou a teus pais, como hoje se vê.”
Além do dízimo que mais devemos trazer ao Seu santuário? A Bíblia diz em Salmos 96:8 “Tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome; trazei oferendas, e entrai nos seus átrios.”
Deus diz que quando não damos dízimos e ofertas, estamos roubando-Lhe. A Bíblia diz em Malaquias 3:8 “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.”
Como sugere Deus que provemos as bencãos que Ele prometeu? A Bíblia diz em Malaquias 3:10 “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.”
Dá com alegria como quem quer agradar a Deus. A Bíblia diz em 2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.”
Deus diz que o que damos deve reflectir com honestidade o que recebemos. A Bíblia diz em Deuterenômio 16:17 “Cada qual oferecerá conforme puder, conforme a bênção que o Senhor teu Deus lhe houver dado.”

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

de Maria Cristina Moreira Safadi




Não é surpresa o fato de minha devoção pela mais perfeita das mulheres. Em outras oportunidades já pude enaltecê-la e amá-la. Mas hoje, isto se torna mais necessário e se transforma num grito em minha alma.

Acordo para mais um dia que Deus me deu a graça de presentear. É um dia especial. É o dia internacional da mulher!

E como não Ter orgulho de pertencer a este contingente que teve com principal mestra a nossa Mãezinha do céu? Não, não o poderia. Olho para o espaço a minha volta e sinto-me plena de vida. Meu coração entoa um hino e ele sai como um louvor.

Mas não é apenas contemplativa esta minha admiração. Sinto-me unida a Nossa Senhora e quão grande não é minha vontade de segui-la!

Em momentos de tristeza, em que tudo se torna cinza e nada vejo além da nebulosidade de minhas lágrimas, recorro a ela. Mãe carinhosa e terna, nunca me deixou desanimar. Aponta-me a direção de Jesus e suas mãos são firmes. Deixo-me guiar e sinto no ar um quê de segurança e proteção. Não sofre por mim, sofre comigo. Ela, que já passou por todas suas dores, assume agora aquelas pertencentes a seus filhos.

Em momentos de alegria, em que tudo é sorriso e júbilo, como é bom olhar para o céu e no azul semelhante à seu manto, sentir-me aconchegada em seu calor de mãe. Partilho com ela minha felicidade e para mim, o céu se faz presente dentro de meu coração.

Na dúvida, em que não sei que caminho tomar, muitas vezes perscruto meus sentimentos, os pensamento vão brotando e sinto uma força que vem da energia do meu papel de mulher neste mundo. Sei que as condições são tão diferentes para cada uma. Mas, em cada coração feminino existe a força, a sensibilidade, a dedicação, o amor que só nossa alma feminina tem o privilégio de mais que possuir, nossa alma é um pouco de tudo isto. E esses sentimentos, a intuição que os alimenta vem do supremo sim da mulher que nos acalenta e sustenta o mundo com sua intercessão.

Meu coração materno não se cansa da amar esta mãe e pedir que esteja presente na vida de meus filhos. Peço-lhe que os envolva com sua delicada condução e possa ensiná-los a vencer a onda de violência e egoísmo com que constantemente somos atingidos. Peço-lhe ainda que os oriente a lutar em um caminho honrado e justo onde predomine a vontade de modificar o que certamente podemos reconhecer que não está no projeto de Deus.

Hoje peço ainda por todas as mulheres, mães ou não, que têm um papel a cumprir e que seguem, por vezes, ignorando qual seria o próximo passo. Que elas possam olhar para esta mulher que viu seu Filho pregado na Cruz, aceitou, e assim mesmo encheu o mundo com muito amor, deixando no seu caminho, mulheres que devem voltar para ela seus olhos e assumir, com sentimentos, os mais delicados, conduzindo este mesmo mundo, a uma realidade mais justa, mais solidária, mais fraterna.

Dirijo-me então às mulheres, me solidarizando e indicando a presença de Nossa Senhora, constante e certa, para seguirmos pelas batalhas que ainda haveremos de travar, retrocedendo quando necessário, na certeza que Jesus está nos abençoando pelo abraço de Maria.

A todas as mulheres as bênçãos desse Deus que até nisso pensou, deixou-nos o um exemplo de Sua Mãe.


Extraído do site da escritora Vania Moreira Diniz - www.vaniadiniz.pro.br

Origem do Dia Internacional da Mulher

Origem do Dia Internacional da Mulher




O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.

Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".

8 de Março

8 de março

de Sandra Mamede




Até parece uma grande coisa, terem estabelecido uma data específica para as mulheres.

Na verdade, a mulher não precisa de um dia específico, de uma data pré-estabelecida, o seu dia, são todos os dias, pois estão vivas e são atuantes independentemente de dia, na verdade, nunca têm folga!

As mulheres, sempre foram discriminadas, sempre estiveram em segundo lugar na escala de valores, e tudo isso se deve a esse regime patriarcal e machista em que vivem. Mas apesar disso tudo, elas estão cada vez mais conquistando o seu espaço e o seu lugar na sociedade.

Já foi comprovado estatisticamente, que a mulher sofre discriminação em todas as áreas, principalmente na parte profissional, pois a mulher mesmo sendo muito competente, quando ocupa o mesmo cargo de um homem, o seu salário é bem menor. mas os homens não são os únicos culpados, pois essa discriminação existe por parte das próprias mulheres. Uma mulher, geralmente não confia em outra para exercer um cargo importante e de confiança.

Ser "feminista", não foi e nunca será a solução. A mulher não precisa se masculinizar para ser respeitada, achando que somente dessa forma ela poderá ser reconhecida e valorizada, pois mesmo sendo feminina, ou melhor, principalmente sendo feminina, ela pode mostrar o seu valor e a sua capacidade. A mulher sabe que dispõe de muitas "armas" em seu favor, pois mesmo mostrando "fragilidade", ela pode ser forte e decidida, e dessa forma, tirar da sua "sensibilidade" a força de que precisa.

Mesmo vivendo nessa dura realidade, ela não deve perder o seu romantismo. Deve saber transformar a rotina do seu dia-a-dia, numa sucessão de novidades e descobertas, nunca desistindo dos seus sonhos. Mesmo quando estiver fraca, deve se mostrar forte e lutar sempre pela sua independência. Deve de tudo tirar uma lição de otimismo, pois em cada erro que ela cometer, é um ganho de experiência, para se transformar numa tentativa de um futuro acerto, pois errando, se aprende também. Deve ser resistente nas intempéries da vida, pois ela própria é vida, tem vida e gera vida, sendo assim, sabe a noção exata do que significa a palavra "AMOR" e "AMAR".

A mulher, com o seu jeitinho, e a sua delicadeza, soube galgar e conquistar o seu degrau na escada da vida, que inclui o seu lado profissional, o seu lado familiar e o seu lado pessoal. Assim sendo, ela nunca deve tentar se impor pela força, querendo mostrar "igualdade" com os homens, pelo contrário, ela deve fazer questão de ser sempre o "sexo frágil" e ter consciência, que "fragilidade", não significa fraqueza. Essa "fragilidade" na verdade, significa "sensibilidade".

A mulher inteligente, deve fazer questão de ser tratada e considerada com um "vaso mais frágil", para ser tratada com respeito, com carinho, com amor, com cuidado,e é nesse momento que ela mostra a "força" que tem.

Ser forte, não significa gritar, para ser ouvida e para chamar, se isso pode ser feito com uma voz doce e carinhosa. Não precisa exigir para conseguir as coisas, se com um jeitinho especial pode pedir e ser atendida. Não precisa "medir forças", "enfrentar", pois a sua força está na persuasão. Não precisa se "armar" pensando que está numa guerra física, achando que é vergonhoso recuar, pensando que com essa atitude perdeu a batalha, porque às vezes para se ganhar uma guerra, é preciso recuar, se fortalecer para então avançar com mais força, mais segurança, mais convicção e então atingir o seu alvo e conseguir o seu objetivo e assim vencer.

Por isso tudo, viva a mulher, não somente no dia 8 de março (dia da mulher), não somente no segundo domingo do mês de maio (dia das mães), não somente no dia das avós (que é mãe e mulher duas vezes), Mas sim, viva a mulher, todos os dias, todas as horas, todos os minutos e todos os segundos, porque a "mulher" é sempre "mulher" todo o tempo.

Quem é Sandra Mamede? Em suas próprias palavras: “Sou ‘humana’ e principalmente sou ‘mulher’!”

Filhos, Provisão de Deus I

Objetivo da Palestra
Combater a ideia de que filhos atrapalham a vida do casal. Orientar a criação, educação e formação de caráter familiar e social da criança. Formar cidadãos!
O perigo nos cerca! Mas como, se moramos num bairro com baixo indice de criminalidade, não sofremos ameaça de terremoto, inundação, ou erupção vulcânica? Sim, enfrentamos outro tipo de desastre natural: Temos filhos! Nossa escadinha vai dos três aos treze anos. Alguém já fez as contas e descobriu que haverá uma época em que terá, ao mesmo tempo quatro adolescentes debaixo do mesmo teto!.
O salmo 127:1 diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”. Indica que é futil tentar construir um lar sem uma dependência total da provisão do Senhor: “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que granjeastes; aos seus amados Ele o dá enquanto dormem” (V.2).
É interessante que, após enfocar a provisão do verdadeiro Edificador do lar, o autor descreve o climax da provisão: filhos! O texto utiliza quatro descrições para explicar que “filhos” - e não a antena parabólica ou o carro 'zero'! - são o maior presente de Deus para o lar e a sociedade.
1.FILHOS SÃO HERANÇA (Sl 127:3): O termo 'herança' representa segurança, força, sensação de permanência (Sl 105:11,IISm 20:19,21:3). Assim, o filho conserva o nome da familia e garante a continuação de valores que lhe são caros. Deus é o autor da vida e é Ele quem dá à familia e sociedade, ou retém, a bênção das crianças.
2.FILHOS SÃO RECOMPENSA (Sl 127:3): Diz que o filho é um 'galardão' do Senhor. Questiono a mudança radical, em nossa geração, para com a criação de filhos. Apesar do mundialmente aclamado “Ano Internacional da Criança”, já passado, e, decomemorações anuais do “Dia da Criança”, a sociedade vem adotando uma atitude cada vez mais hostil para com a criação e educação de filhos. Alguém já dissera que “não há filhos ilegitimos, apenas pais ilegitimos”.
Preocupa-nos as estatisticas sobre abortos, crianças abandonadas, a postura anti-filhos, também o crescente número de crianças em idade pré-escolar sendo criados por terceiros e não pelos próprios pais (Dt 6:4-9).
3.FILHOS SÃO FLECHAS (Sl 127:4): A flecha era o meio principal de defesa nos tempos antigos. Crianças representam uma forma de proteção à celular familiar e social – defesa contra a solidão, um auxilio na enfermidade, um socorro presente na velhice. Crianças são como flechas, especialmente se chegam quando os pais ainda são jovens, porém, flechas precisam ser direcionadas. Flechas sem rumo frequentemente voltam, ferindo o coração daqueles que a lançaram.
4.FILHO SÃO BENÇÃOS (Sl 127:5): “Feliz” O termo descreve a prosperidade material e espiritual do ambiente onde há criança. Apesar de em nossa sociedade ser dificil criar filhos, é intenção de Deus que eles sejam bênçãos sociais.
5.E, cuidado! Há flechinhas por toda parte, embora o arco muitas vezes não saiba quando nem como direcioná-las.
6.Mas tudo bem, aquele que nô-las deu, está mostrando como atirá-las:

O que é ética

Definição de Ética
Em princípio, “ética” pode ser definida como o estudo critico da moralidade. Consiste na análise da natureza da vida moral humana, incluindo os padrões do “certo” e do “errado” pelos quais sua conduta possa ser guiada e dirigida. Em resumo: “ética” é na prática aquilo que você pensa e faz.
Na sua aplicação, a ética tem ocupação dupla: 1) ocupa-se com as escolhas morais práticas que o homem faz, e 2) preocupa-se com os objetivos e principios ideais que reconhecemos estarem impondo exigências sobre nós. Portanto “ética” é um somatório de principios que capacitam o homem a fazer uma escolha e a transformá-la em ação vital. Dependendo desses principios, essa decisão pode ser boa ou má, benéfica ou prejudicial à quem se destina, pessoa ou comunidade.

Neemias, Líder Exemplar

NEEMIAS, LÍDER EXEMPLAR
“Lembra-te de mim, Deus meu, para o meu bem”. (Ne 13:31).
INTRODUÇÃO
Na vida de Neemias encontra-se um dos mais extraordinários exemplos biblicos de liderança inspiradora. Há épocas em que seus métodos parecem vigorosos demais, porém, ele foi usado por Deus para realizar reformas espetaculares na vida da nação, num tempo incrivelmente curto.
Analisando-se sua personalidade e métodos, verifica-se que os métodos que ele adotou foram eficientes apenas por causa da qualidade de seu caráter.
I)Qualidades de sua Liderança:
1.Vida de Oração – A primeira impressão que se reecbe ao ler sua história é que Neemias foi um homem de oração. Sua primeira reação ao ouvir da triste situação de Jerusalém foi voltar-se para Deus em oração, o que evidencia que ele não era um estranho diante do trono da graça. O registro sagrado está todo salpicado de orações curtas e espontâneas. Para Neemias, oração não era apenas um exercicio para determinadas ocasiões, mas uma parte vital do trabalho e da vida diária (1:4,6; 2:4; 4:4,9; 5:19; 6:24;13:14,22,29).
2.Coragem – Ele demonstrava coragem face a grandes perigos. “Homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei” (Ne 6:11). Esta demonstração de firmeza e de falta de medo foi importante para aumentar o moral de um povo desencorajado.
Ele manifestou interesse genuíno pelo bem-estar do povo, um interesse tão óbvio que até seus adversários o comentaram. “E muito lhes desagradou que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel” (Ne 2:10). Seu interesse achou expressão no jejum, nas orações e nas lágrimas (Ne 1:4-6). Neemias identificou-se com seu povo, não apenas em suas tristezas, mas também em seus pecados: “Faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti, pois eu e a casa de meu pai temos pecado” (Ne 1:6).
3.Visão – Tendo conseguido a atenção favorável do rei, pediu cartas para os governadores através de cujos territórios deveria o povo passar. Mas seus pensamentos foram mais adiante, para a tarefa que o aguardava em Jerusalém, e ele pediu também cartas para o guarda das florestas do rei, de modo que pudesse obter a madeira necessária para as vigas das portas da cidadela do templo, para os muros da cidade (Ne 2:8). Ele planejava as coisas com muito cuidado.
4.Prudência – Havia uma corrente de precaução sadia, percorrendo todas as atividades em que Neemias estava envolvido. Ao chegar em Jerusalém, não embarcou precipitadamente no trabalho “Cheguei a Jerusalém, onde estive três dias” (Ne 2:11). Só depois deste lapso de tempo, durante o qual estivera avaliando cuidadosamente a situação, é que ele agiu. E mesmo então, sua prudência inata levou-o a manter silêncio a respeito dos propósitos de sua vinda. Até mesmo o reconhecimento das ruinas da cidade foi feito sob a capa da noite escura (Ne 2:12-17).
5.Empatia – (se colocar no lugar do outro). Estava disposto a ouvir com muita simpatia os problemas e reclamações do povo, e tomava providências para sanar a situação (Ne 4:10-12;5:1-5). Certo lider fez a seguinte observação a respeito de um subordinado: “Eu não iria permitir que ele chorasse no meu ombro!” Mas, é para isso que existe o ombro do lider!
6.Imparcialidade – As decisões e ações de Neemias se caracterizavam por estrita imparcialidade. Ele jamais fez discriminação de pessoas. Os nobres e os dirigentes recebiam censura quando merecidas, tanto quanto o povo comum. “Reepreendi os nobres e magistrados...convoquei contra eles um grande ajuntamento (Ne 5:1-12).
7.Renúncia – Neemias não fugiu às mais pesadas implicações que isto acarreta, mas estava preparado para cumprir suas obrigações, apesar de todas as dificuldades, até a consumação com sucesso dos objetivos finais (Ne 5:13-19).
8.Resoluto – Se manteve firme diante das ameaças e oposições (Ne 6:1-4)
9.Otimista – É uma das mais importantes funções do lider responsável. Ele conseguiu isto estimulando-lhes a fé, e dirigindo seus pensamentos para longe da grandeza de seus problemas imediatos, e para bem perto da grandeza e fidelidade de Deus. (Ne 6:8-9); (Ne 2:1-20); (Ne 4:1-6). Fé gera Fé. O pessimismo gera descrença. É responsabilidade primordial do lider espiritual alimentar a fé de seus companheiros.
10.Experiência com Deus – Só talentos não basta, é preciso Ter intimidade com Deus, e transmitir isto para o povo – (Ne 2:18).
11.Compromisso com o Discipulado – Restarou a autoridade da Palavra de Deus. Ele impôs vigorosamente os padrões da palavra de Deus, a qual emprestou autoridade espiritual às suas ações. Não podemos abrir mão de nossos principios biblicos. A Palavra sempre leva ao quebrantamento (Ne 8:9).
12.Fidelidade – Ir até o fim! O teste da liderança espiritual é se ela resulta na consecução bem sucedida de seus objetivos. No caso de Neemias isto não fica em dúvida. A Palavra de Deus nos diz: “Acabou-se, pois, o muro” (6:15). Como está o nosso muro?
(EXTRAÍDO)

Para Refletir

“Ser Cristão é uma questão de identidade, não de título!”

sábado, 7 de março de 2009

Para Refletir

"Quem se mete em questão alheia é como aquele que toma pelas orelhas um cão que passa. Como o louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana a seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira". (Pv 26:17-19)

Motivação - O Verdadeiro Segredo

Acredite que Você Pode - Video de Otimismo sobre a Força do Pensamento Positivo 1 Estrela2 Estrelas3 Estrela

Frases de motivação e otimismo: “Ao adotares uma resolução, considera os resultados e não as dificuldades.” (Autor desconhecido). O pensamento positivo é a arte de ver o futuro e encará-lo como um lugar bom para se viver, para conquistar tudo aquilo que deseja, para vencer. Uma visão otimista e com uma pitada de motivação é o que faz a diferença entre um fracasso e uma vitória. Você é senhor de seu destino, assista esse vídeo motivacional e de otimismo para ganhar forças e um pouco de positivismo para sua vida.

Palavra Forte

Vencedores Fazem Acontecer, Perdedores Deixam Acontecer

Para Refletir

"Ainda hoje a minha queixa é de um revoltado, apesar de a minha mão reprimir o meu gemido. Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Então, me chegaria ao seu TRIBUNAL!" (Jó 23:2-3)

Propaganda Instituto Mário Penna - Voluntário

Texto do Sermão do Rev. Billy Graham

Texto do sermão do Rev. Billy Graham – Catedral Nacional de Washington – dia 14 de setembro de 2001 (traduzido por Gerson Batista da Silva)
Presidente e Sra. Bush, quero dizer uma palavra pessoal em nome demuitos pessoas. Obrigado, Sr. Presidente, por chamar este dia de oração e memória. Necessitamos disto neste momento.
Estamos juntos hoje para reafirmar nossa convicção que Deus cuida de nós qualquer que seja nossa origem étnica, religiosa ou politica. A Bíblia diz que ele é o Deus de todo conforto, que nos conforta em todos nossas angústias.
Não importa quanto nós tentemos, palavras simplesmente não podem expressar o horror, o choque e a repulsa que nós todos sentimos acerca do que aconteceu nesta nação na manhã de terça-feira 11 de Setembro ficará na nossa história como um dia a ser lembrado.
Hoje diremos aqueles que planejaram este plano cruel e aqueles que o executaram, que o espirito desta nação nunca será abatido por estes esquemas tortuosos e diabólicos. Algum dia estes responsáveis serão levados à justiça como o Presidente Bush e nosso Congresso tem afirmado de modo tão firme.
Mas hoje nós viemos especialmente neste culto confessar nossa necessidade de Deus. Sempre precisamos de Deus desde os primórdios desta nação. Mas especialmente hoje precisamos Dele. Enfrentamos um novo tipo de inimigo. Estamos envolvidos em um novo tipo de guerra. Necessitamos do socorro do Espirito Santo de Deus.
As palavras da Biblia são nossa esperança, Deus é nosso refúgio e fortaleza e socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos ainda que a terra se mova e as montanhas submerjam no coração dos mares.
Mas como podemos entender algo como estes fatos? Por que Deus permitiu que uma maldade como esta acontecesse? Talvez esta seja a pergunta de Vocês neste momento. Pode até mesmo estarem zangados com Deus. Eu quero assegurar que Deus entende estes sentimentos que vocês podem ter.
Temos visto muitas coisas na nossa televisão, colocamos nosso ouvido em nossos rádios; histórias trazem lágrimas aos nossos olhos e nos fazem ter um sentimento de raiva. Mas Deus merece confiança mesmo quando a vida parece estar na mais densa escuridão.
Mas quais são as lições podemos aprender? Primeiramente somos lembrados do mistério e a realidade do Mal. Tenho-me perguntando centenas de vezes em minha vida porque Deus permite a tragédia e o sofrimento. Tenho que confessar que eu realmente não sei totalmente a resposta, mesmo para minha própria satisfação. Eu tenho que acreitar pela fé que Deus é sobrerano e ele é um Deus de amor e misericórdia e compaixão mesmo no meio de sofrimento.
A Bíblia diz que Deus não é o autor do mal. Ela fala do mal como um mistério. Em Itessalonicenses 2:7, fala sobre o mistério da iniquidade. O profeta Jeremias, no Velho Testamento disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o entenderá?” Ele se fez a pergunta: “quem o entenderá”?
E esta é uma das razões por que cada de nós necessita de Deus em nossas vidas. A lição deste evento não é somente do mistério da iniquidade e do mal, mas em segundo lugar é uma lição sobre nossa necessidade de uns pelos outros.
Que exemplo Nova Iorque e Washington tem dado ao mundo neste poucos dias que passaram. Nenhum de nós jamais esquecerá as imagens de nossos corajosos bombeiros e policiais, muitos dos quais perderam amigos e colegas, ou as centenas de pessoas aguardando pacientemente na fila para doar sangue.
Uma tragédia como esta deveria esfacelar a nação, mas ao invés disto uniu-nos mais ainda e nos tornamos uma familia.
Assim aqueles criminosos que fizeram isto para nos dividir, conseguiram o contrário. Uma reação, um tiro pela culatra. Estamos mais unidos do que antes.
Penso que isto foi exemplificado de um modo tocante quando os membros do nosso Congresso ficaram lado a lado e cantaram “God Bless America” (Deus salve a América)
Finalmente, embora dificil para nós neste instante, este evento pode nos dar uma mensagem de esperança; esperança pelo momento presente e pelo futuro. Sim, há esperança. Há esperança pelo presente porque eu creio que uma fase foi estabelecida para um novo espirito em nossa nação.
Uma das coisas que necessitamos desesperadamente é uma renovação espiritual neste pais. Precisamos de um reavivamento espiritual na América. E Deus nos fala em sua palavra dia após dia que temos que arrepender de nossos pecados e nos voltar para Ele e Ele nos abençoará de uma nova maneira.
Mas há também esperança para o futuro por causa das promessas de Deus. Como cristão, tenho esperança não somente nesta vida mas no céu e na vida por vir. E muitas daquelas pessoas que morreram esta semana estão no paraiso neste momento. E eles não gostariam de voltar, e isto é muito glorioso e maravilhoso. E esta é esperança para todo nós que colocamos nossa fé em Deus. Eu oro para que vocês tenham esta esperança em vossos corações.
Este evento nos faz lembrar a brevidade e as incertezas desta vida. Nunca sabemos quando seremos chamados para a eternidade. Duvido mesmo que qualquer daquelas pessoas que entraram naqueles aviões ou na World Trade Center ou no Pentágono terça feira próxima passada poderiam imaginar que seria o último dia delas. Isto não poderia ocorrer a elas. É por causa disto que precisamos, cada um de nós, enfrentar nossa própria necessidade espiritual e de nos comprometermos com Deus e a vontade Dele agora.
Aqui, nesta majestosa Catedral Nacional vemos à nossa volta simbolos da cruz. Para os cristãos, estou falando com os cristãos agora, a cruz nos fala que Deus entende nossos pecados e nosso sofrimento porque que Ele tomou sobre si mesmo na pessoa de Jesus Cristo nossos pecados nossos sofrimentos. É da cruz Deus declara: Eu os amo. Eu conheço os pesares e as tristezas e as dores que vocês estão sentindo, mas Eu os amo.
A história não termina com a cruz, porque a Páscoa nos aponta, para além da tragédia da cruz, o túmulo vazio. Nos fala que há a esperança da vida eterna, porque Cristo derrotou o mal, a morte e o inferno. Sim, há esperança.
Tornei-me um velho agora, e tenho pregado por todo mundo. E quanto mais velho me torno mais me apego a esta esperança desde há muitos anos atrás, e proclamei-a em muitas linguas para muitos lugares do mundo.
Muitos anos atrás no National Prayer Break fast (Oração Nacional no café da manhã) aqui em Washington, o embaixador Andrew Young, tinha passado pela trágica morte de sua esposa, encerrou sua fala com uma citação do velho hino “How Firm a Foundation” (Quão firme é o fundamento).
Todos nós vimos com horror como os aviões colidiram contra as estruturas de aço e vidro do World Trade Center. Aquelas torres majestosas construidas sobre fundações sólidas eram exemplos da prosperidade e criatividade da América. Quando danificadas, aqueles edificios finalmente ruiram, implodindo sobre si mesmos. Ainda sobre os escombros há uma fundação que não foi destruida. Nisto está a verdade daquele antigo hino que Andrew Young citou: Qual firme é o fundamento.
Sim, nossa nação foi atacada, edificios destruidos, vidas perdidas. Mas agora nos temos uma escolha: ou nos implodimos e desintegramos emocionalmente e espiritualmente como povo e nação; ou escolhermos nos tornar mais fortes através de todo o esforço para reconstruir sobre um sólido fundamento. E eu creio que estamos no processo de começar a reconstruir sobre tal fundamento.
Este fundamento é nossa confiança em Deus. Para isto foi destinado este culto e nesta fé nós temos a força para suportar algo tal como as dificuldades e horrores que temos experimentado esta semana.
Esta foi uma semana terrivel com muitas lágrimas. Mas também foi uma semana de grande fé. Igrejas através de todo pais foram convocadas para reuniões de oração. Hoje é um dia que há celebrações não somente neste pais, mas em muitas partes do mundo. E as palavras daquele hino tão familiar que Andrew Young citou, dizem: “Não temas. Estou contigo. Não desanimes porque Eu sou teu Deus e te ajudarei. Eu te fortalecerei, te ajudarei e te farei estar em pé sob minha justa e oniponte mão”.
Minha oração por vocês é que nós sintamos os braços amorosos de Deus nos enlaçar e então saberemos em nossos corações que ele nunca nos abandonará se confiarmos Nele. Também sabemos que Deus nos dará sabedoria e coragem e força para nosso presidente todos à sua volta. E este será um dia que lembraremos como o dia da Vitória. Possa. Deus abençoar a todos vocês.

Quem é Responsável pelas crianças e Adolescentes?

QUEM É RESPONSÁVEL PELAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
Certo homem chamado Jairo, pediu ao Mestre que fosse curar sua filha. A caminho da casa de Jairo uma mulher tocou na orla do manto do Senhor e foi curada. Quando o Mestre chegou junto da menina ela já tinha falecido. Ele viu o “alvoroço e os que choravam e muito pranteavam e fê-los sair”. Tomando a mão da menina disse: “Menina, a ti te digo, levanta-te. Teria Jesus ordenado que a gente saisse para não ver o milagre? NÃO O Senhor queria que quando a menina despertasse não se assustasse com tanta gente. A sua última instrução foi “que lhe dessem de comer”.Embora Jesus não fosse pai, compreendia as crianças e reconhecia as suas necessidades.
Antigamente nas Igrejas, o adulto mais perto dum menino mal comportado cuidava dele durante o culto. Agora os meninos ausentam-se do culto de adoração para assistir o culto infantil. Como resultado, os adultos sem crianças, ou os que têm filhos já crescidos ignoram suas necessidades. Assim lhes é fácil dizer: Não é minha responsabilidade”. Se Cristo dedicou tempo às crianças, como pode sua Igreja ignorá-las? O Senhor pôs sobre elas as mãos e nós devemos fazer o mesmo. Num lar em que só há um dos pais, o menino precisa de segurança e cura das cicatrizes do seu espirito abalado. As suas cargas oferecem-nos oportunidades de ser Igreja. Portanto elas são responsabilidades de todos nós.
Na Escola Dominical e Culto Infantil a Igreja pode ajudar a criança em várias áreas, como: aceitação de sua própria personalidade e sexo, controle de suas emoções, aprendizado em relacionar-se com pessoas e coisas, aceitação de autoridade, desenvolvimento de sua capacidade artistica e intelectual e cumprimento das obrigações que a vida lhe impõe.
No Lar, a responsabilidade dos pais pode ser reduzida a estes dois ingredientes principais: AMOR E CONTROLE. Qualquer conceitração de amor que exclua a dimensão de controle., geralmente produz desrespeito e desprezo. Por outro lado, uma atmosfera autoritária e opressiva é ressentida pela criança que não se julga amada ou pensa até que é odiada. Em resumo, o objetivo do cuidado da criança durante a infância e adolescência é obter equilibrio entre: A MISERICÓRDIA E A JUSTIÇA, A AFEIÇÃO E A AUTORIDADE, O AMOR E O CONTROLE.
As crianças e adolescentes com certeza aprendem muito sobre Deus na Escola Dominical. Mas somente por intermédio de você, pai e mãe, elas verão o que significa caminhar com Jesus integralmente na vida. Portanto, ao orientá-las no caminho de devem seguir, devemos certificar-nos de também seguir por esse caminho.
“Deus nos dá filhos por um tempo, E nos seus caminhos, os devemos instruir. Amando-os e mostrando como Deverão obedecer e prosseguir”.
(EXTRAÍDO)

Para Refletir

“Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade”. (Pv 24:16).

Para Refletir

De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava. (Mc 1:35).
Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Cl 3:1-2).
Nossas prioridades
Cada vez todas as coisas estão mais aceleradas, o tempo passa mais rápido. A vida esta mais agitada. Muitas vezes as agendas estão tão carregadas de ocupações que o cristão corre o risco de descuidar da leitura da biblia e da oração. Pela manha corre para não chegar atrasado ao trabalho e à noite chega em casa cansado! As semanas passam sem que haja contato real com o senhor. Se consagrarmos a Deus o começo do nosso dia, as horas seguintes provavelmente lhe serão consagradas também. Porém, se deixarmos passar esse momento privilegiado, todo o dia pode estar perdido para o senhor. Não procuremos desculpas, coloquemos nossas prioridades em ordem, assim podemos enfrentar o dia na paz e na vitória da fé.
Ao descuidar da leitura da palavra de Deus sentimos um vacio. Talvez tentemos preenchêlo com que o mundo oferece, porém isso não nos ajuda. Confiemos em Deus, que nos reservou algo melhor: o gozo da presença de Jesus. Reservemos o tempo para orar e ler as Escrituras. Busquemos ao senhor Jesus. Ele deseja ler comunhão conosco.
Mais que uma atividade, a oração é antes de tudo uma atitude. Expressa nossa relação de confiança e amor. Certo cristão dizia: “Um momento passado com Deus em oração obscurece os prazeres e o sofrimentos desta terra”.
Você pode afirmar isso também?

Para Refletir

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a Palavra da Verdade”. (2Tm 2:15)

Palestra do Vencedor

PALESTRA DO VENCEDOR
As pessoas ricas acreditam assim: “Eu crio a minha própria ideia” As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: '”Na minha vida as coisas acontecem”.
Se você quer enriquecer, acredite, é você quem determina que rumo sua vida econômica vá tomar. Por exemplo: Você esta programado para ter uma renda baixa, uma renda média, ou uma renda alta? Sabia que existem quantidades de dinheiro que a maioria das pessoas está programada para receber? Você está programado para receber R$ 30 mil a R$ 40 mil por ano? De R$ 100 mil a R$ 200 mil por ano?
Talvez você parou no tempo, e não cresce mais há muitos anos.
Eis um modelo de crescimento:
O seu rendimento atual não importa. O que interessa saber é se você tem alcançado a sua meta.
Você está programado para economizar dinheiro ou gastá-lo?
Os seus rendimentos crescem na medida em que você cresce.
Você pode optar por pensar e agir como as pessoas ricas e, desse modo conquistar resultados semelhantes aos que elas alcançam.
E agora diga comigo:
Observo os meus pensamentos e só alimento aqueles que me fortalecem (diga isso todo dia ao acordar).

Israel: Uma Bênção para todas as familias da terra

ISRAEL: UMA BÊNÇÃO PARA TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA
Gênesis 12:1-8
Este estudo de uma das mais lindas histórias: a origem de Israel e sua trajetória narrada no Antigo Testamento.É bela porque é uma história de obediência. É útil porque possibilita o conhecimento mais profundo de toda mensagem bíblica. É edificante porque é uma visão concreta da fé.
O homem fora criado para prestar adoração ao Deus Todo-poderoso. Mas ele pecou, afastando-se do Pai e desafinando essa orquestra natural. Então o Pai, em sua imensa sabedoria, decidiu formar um povo exclusivamente seu e para a Sua glória, Is 43:7. Israel é esse poov, cuja história estaremos estudando a partir desta lição.
I - O Plano Divino
Frequentemente observamos na história bíblia que Deus não se aproxima de alguém apenas com o propósito de dar-lhe uma bênção individual. Deus abençoa uma pessoa para que ela tenha condições de também ser uma bênção na vida de outros. Assim, o povo de Israel foi formado para ser como a lua que reflete a luz solar, sendo assim como um grande refletor da luz divina para todos os povos. Você, que é salvo, tem procurado agir assim?
Quando chamou a Abraão e lhe disse “Sai da tua terra (...) e vai para a terra que te mostrarei (porque) de ti farei uma grande nação”. Deus não pensava apenas nos descendentes de Abraão. Pensava na humanidade inteira, em “todas as famílias da terra”, Gn 12:3. Ele estava oferecendo uma oportunidade através da qual o homem arrependido poderia novamente reconciliar-se com o Criador, IICo 5:18-20.
A formação de Israel como um povo especial é a continuidade natural da promessa de um Redentor que aparece em Gênesis 3:15. Esse haveria de se entregar ao vergonhoso sacrificio da cruz não apenas pelos judeus mas também pelos gentios. Assim, Israel é o instrumento que Deus usa para cumprir seu propósito de redimir o mundo. Is 49:6 e Gl 3:14.
II – As fases da história de Israel
A história de Israel será melhor aprendida, se a dividir-mos em suas fases naturais, como a Bíblia as apresenta:
1a fase – Era dos patriarcas – A história de Israel começa com Abraão, no capitulo 12 de Gênesis. Os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, obedecendo ao chamado divino, habitavam Canaã, a terra prometida, mas eram estrangeiros. Gn 23:4. Deus, porém, prometeu-lhes a posse da terra, Dt 11:24-25 e At 7:5, e cumpriu sua promessa, Js 21:43-45.
2a fase – Escravidão no Egito - Israel teria desaparecido, por causa da fome ou mediante os planos diabólicos de faraó, Êx 1:12-22, se o cuidado de Deus não estivesse bem presente, ao tempo da escravidão no Egito, Êx 3:7-8 e Sl 46:1.
3a fase – Êxodo e vida no deserto – A libertação e os quarenta anos de caminhada pelo deserto formam uma fase de grandes milagres. Deus mostrou a Israel, por onde peregrinou, que o seu cuidado foi a única causa das vitórias alcançadas, Dt 8:2-4. O deserto foi necessário para a purificação religiosa e para o preparo militar que Iria acontecer com a conquista.
4a fase – A conquista e o período dos juízes. A terra prometida estava ocupada por povos poderosos. Israel teve que enfrentá-los à espada. Houve duras batalhas. Após a ocupação da terra, a geração heróica do deserto morreu e a nova teve dificuldades para sobreviver. Na terra, passou por muitos e duros ataques de vizinhos. Não havia um lider fixo; diante de cada necessidade, um homem (Juiz) era levantado por Deus para a emergência, Jz 2:11-14.
5a fase – O reino unido – Ficando cada mais critica a proteção e a sobrevivência na terra, o povo pediu um rei. Veio, então, uma fase áurea, de grande expansão territorial e econômica, 1Rs 4:21. Mas, ao final do governo de Salomão, o reino se divide: ao Sul fica Judá e, ao Norte, Israel.
6a fase – Os dois reinos – Mais inimigos que amigos, os dois reinos viveram lado a lado, até que as potências vizinhas resolvem tomá-los. O Norte foi capturado pela Assíria e jamais retornou. IIRs 17:22-23.
7a fase – Judá sozinho – Judá fica sozinho e acaba sendo igualmente submetido pela Babílônia.
8a fase – O cativeiro babilônico. Durante 70 anos Judá teve que amargar o exilio, na Babílônia. Nessa fase viveu o profeta Daniel. IIRs 24:10.
9a fase – Retorno e restauração – Deus permitiu o retorno do povo e a reconstrução de Jerusalém. Isso foi possível porque o Santo de Israel não dorme nem cochila, Sl 121:4-5. Ele moveu o coração de reis importantes como Artaxerxes, Ne 2:1-8, Ciro, Ed 5:13-15, e Dario, Ed 6:8-12, para atuarem em favor do povo de Deus;
10a fase – Período interbíblico – Durou cerca de 400 anos o período de silêncio entre o AT e o NT. Israel continou submetido a grandes potências. Depois da Pérsia vireram os macedônios e, depois destes, os romanos. Em tudo vemos Deus preparando o mundo para o advento do Messias.
Conclusão
Com a vinda de Jesus, e por causa da rejeição havida por parte de Israel, a oportunidade de salvação se universalizou. Jesus fundou sua Igreja e hoje somos o novo Israel de Deus, Ef 2:12-16. Entretanto, Deus continua amando os judeus e Suas promessas não foram esquecidas.
(EXTRAÍDO da Revista de Estudos Bíblicos Número 49 “ALELUIA” História de Israel)

As Doze Tribos de Israel

AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL
Gênesis 49:1-28
Hoje, pessoas com o mesmo sobrenome provavelmente pertençam à mesma familia. No Antigo Testamento não era assim: as pessoas eram agrupadas por tribos. Havia 12 tribos, ou seja 12 grandes familias. Elas se formaram a partir dos filhos de Jacó e de seus descendentes. Assim, cada um dos 12 filhos de Jacó, também patriarcas, é o pai de uma tribo. Até ao tempo da morte de Jacó e de seus filhos, esse povo ainda era pequeno e inexpressivo como nação. Mas, no Egito, onde viveu por 430 anos, o povo se multiplicou grandemente, tornando-se muito numeroso. Êx 1:7. Ao sair do Egito já era capaz de aterrorizar as nações por onde passava, Êx 12:37.
Geralmente os paises se dividem administrativamente em Estados ou Provincias. Mas Israel, após ocupar Canaã, dividiu o território em tribos. Nesta lição estudaremos as vantagens e os problemas dessa organização tribal.
I- A Preservação das Tribos
a) Deus usa José para preservar sua familia – José, o penúltimo filho de Jacó, por ser o filho de sua velhice era o mais amado pelo velho patriarca. Isso despertava ciúmes em seus irmãos, Gn 37:3-4. Além disso, José teve dois sonhos em que seu pai e seus irmãos inclinavam-se diante dele, Gn 37:5-9, o que fez seus irmãos sentirem ódio tão profundo que logo intentaram matá-lo, Gn 37:17-20. Resolveram, porém, vendê-lo à mercadores que o desciam para o Egito, Gn 37:26-28.
b) José, no Egito, um instrumento nas mãos do Senhor – Tudo teria acabado assim tão tragicamente, se os caminhos de Deus não fossem mais elevados que os nossos, Is 55:9. Deus estava com José, Gn 39:21 e, apesar de toda a adversidade por que passou no Egito, sendo caluniado e lançado numa prisão, Gn 39:20, pela mão do Senhor tornou-se o segundo homem mais importante na administração (vice-rei), Gn 41:38-44. Em seu governo, houve sete anos de grande prosperidade e, em seguida, uma grande fome assolou a região, Gn 41:53-54.
Todo o sofrimento pelo qual José passou foi apenas o caminho traçado por Deus para preservar seu povo, Gn 50:20. Mas tarde, a fome também chegaria à casa de Jacó. Informados de que no Egito havia trigo, vão comprá-lo e, ali, os irmãos se defrontaram com José, num dos mais emocionantes trechos da Bíblia, por causa do amor e do perdão, José providencia tudo para que sua familia pudesse descer ao Egito, Gn 46:29-30. Assim Jacó, que já tinha nome mudado para Israel, passa a habitar a terra de Gósen, onde seus descendentes se multiplicam grandemente, sempre com a esperança de uma dia retornar a Canaã, Gn 50:24,25.
II – A Importância das Tribos
As divisão de Israel em tribos foi importante tanto do ponto de vista militar e religioso, quanto civil.
a) Organização militar – A distribuição dos soldados israelitas, homens maiores de 20 anos de idade, em tribos permita à nação um maior controle de sua força. O comando tornava-se mais racional, Nm 2.
b) Organização religiosa – Uma tribo foi separada para o serviço religioso. Os levitas, como eram chamados, pertenciam ao Senhor de um modo especial, Nm 3:12 e 8:14. Por isso, não receberam herança em Canaã. Sua herança era o Senhor, Nm 18:20. Dos 25 aos 50 anos de idade, exerciam seus cargos na tenda da congregação, Nm 8:24-26. Essa tribo foi subdividida em três grupos: gersonitas, coatitas e meraritas, Nm 3:17, com funções distintas no serviço do tabernáculo, Nm 3:25-37.
É importante que se saiba que a tribo de Levi não foi contada com as tribos guerreiras mas, por outro lado, a tribo de José subdividiu-se em duas: Efraim e Manassés. Desse modo, mesmo com a separação dos levitas para o serviço espiritual, permaneceram 12 tribos preparadas para a guerra.
c)O Tabernáculo – Acampado no Sinai, o povo recebe as tábuas da lei e o tabernáculo fora construido. Era o centro religioso de Israel e por isso ficava exatamente no meio do acampamento. Funcionava como uma especie de templo móvel, que poderia ser desmontado e transportado. Sua construção está ligada à reorganização religiosa de Israel, até então não existente, pois vivera no Egito. Nessa fase foi estabelecido o sistema de culto, bem como os sacrificios e o sacerdócio.
d) Judá é chamada tribo real porque Davi é descendente dessa linhagem e também, no cumprimento dos tempos, o Senhor Jesus, Rei dos reis e Salvador, Ap 5:5.
e) Importância civil das tribos – Após a conquista, o território de Canaã foi partilhado entre as tribos conforme suas familias, Js 13-15. Desde o principio foi Lei em Israel que os casamentos deveriam efetivar-se respeitando-se os limites tribais, porque a herança não podia passar de uma tribo para outra, Nm 36:7-9.
III – O Destino das Tribos
a) Enfraquecimento após a divisão – Conquistada a terra, durante o periodo dos juizes e os reinados de Saul, Davi e Salomão, as tribos permaneceram unidas. Após a morte de Salomão, seu filho Roboão assume o trono. Faltou-lhe sabedoria para manter as tribos unidas. Houve uma cisão, principalmente por causa dos pesados impostos e dez tribos, 1Rs 11:29-32, constituiram o reino do Norte, que conservou o nome Israel e, apenas duas, Benjamim e Judá, permaneceram sob o dominio dos descendentes do rei Davi, 1Rs 12:20-21 e IICr 11:1-4. Essas duas tribos constituiram o reino do Sul, conhecido como Judá.
b) Os cativeiros – O reino do Norte foi levado cativo pelos assirios e as dez tribos desaparteceram. O reino do Sul foi atacado por Nabucodonosor e levado ao cativeiro babilônico. Mas, 70 anos depois, regressaram à Judeia, Ed 1:4-5, e reconstuiram Jerusalém.
(EXTRAÍDO da Revista de Estudos Bíblicos Número 49 “ALELUIA” História de Israel)

A Pessoa do Líder

A PESSOA DO LÍDER
“Os maiores segredos de um líder são os segredos do seu homem interior. Se você não conhecê-los e dominá-los bem, nenhuma regra de liderança fara você ter sucesso”. (Josué Campanhã)
O homem é o centro da criação de Deus. Em cada um Deus colocou qualidades e deu liberdade de ação. Com estes dois fatores distintos, os homens tornaram-se diferentes uns dos outros, alguns são lideres pelo dom de Deus. Mas mesmo na liderança, as características pessoais e os traços de personalidade não podem ser escondidos. Muito pelo contrario, é na liderança que as peculiaridade de cada um ficam evidência, a pessoa do lider é muito complexa em sua natureza. Ele tem reações que as vezes nem mesmo conhece, por isto precisamos conhecer bem o nosso homem interior.
Se você não conhecê-lo e dominá-lo e dominá-lo bem, não será bem sucedido. Quando você assume a liderança tudo o que está no seu interior se tornará evidente. Os seus atos, decisões, palavras e gestos demonstrarão isto. Por isto, vale a pena fazermos a mesma oração de Davi:
“As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença Senhor, rocha minha e redentor meu”. (Sl 19:14)

A Era Patriarcal

A ERA PATRIARCAL
Atos 7:2-8
A história de Israel inicia-se com a escolha e chamada de Deus a Abraão, quando este habitava em Ur dos caldeus, na Mesopotâmia, Gn 11:31 e At 7:2. Abraão inaugura a “era patriarcal” e toda a história do povo que havia de descender dele, Gn 17:6. Os patriarcas são os pais genealógicos da nação israelita, Gn 17:5. Em várias passagens, Deus se identifica com sendo “o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó”. Nesta lição estudaremos os três patriarcas mencionados.
I – Abraão, o Pai da Fé
a) A chamada – Abraão habitava próximo à Babilônia, nas imediações do Golfo Pérsico. Ur dos caldeus, apesar de sua civilização adiantada, era uma cidade conhecida por sua idolatria. Foi nesse lugar que o Todo-poderoso apareceu a Abraão e disse-lhe: “Sai da tua terra...”, Gn 12:1. Abraão se dispôs a obedecer à ordem divina, Hb 11:8, e caminhou até Harã, onde interrompeu sua jornada por um tempo, Gn 11:31-32, até a morte de seu pai, At 7:4.
b) Os nomes – Deus chamou a Abraão com um propósito bem definido: fazer dele uma grande nação. Por isso mudou-lhe o nome, que era Abrão (pai exaltado) para “Abraão” que significa “pai duma multidão”, Gn 17:5. Deus mudou o nome de Sarai (contenciosa) para “Sara” que significa “princesa”, Gn 17:15-16.
c)O milagre – Antes mesmo de receber a palavra de Deus, Abraão já era casado, porém não tinha filhos. Quendo Deus lhe prometeu descendentes incontáveis, Gn 13:16, Abraão argumentou que sua esposa era estéril, Gn 11:30 e ambos idosos, Gn 18:11; seu herdeiro seria, portanto, no seu modo de entender, o escravo Eliézer, Gn 15:2. Deus, no entanto, revelou Sua vontade, Gn 17:19, e o milagre aconteceu: Sara, embora bastante idosa, deu a luz a Isaque, Gn 16:16 e 21:1-3.
d) As peregrinações – Deixando Harã, Abraão seguiu para a terra de Canaã, Gn 12:4-5, conduzindo, por cerca de 650 Km, sua familia, servos e todos os bens. Abraão obedeceu à ordem do Senhor. Embora não soubesse o que iria ocorrer, pela fé se pôs em marcha.
Depois de muito tempo, ao chegar a Siquém, o primeiro ato de Abraão foi erigir um altar, Gn 12:6-7 e Deus renovou sua promessa de abençoar toda a terra. Através de Abraão começava uma nova fase para a humanidade.
Os anos seguintes não foram fáceis para Abraão. Havia fome na terra, e teve que descer ao Egito, Gn 12:10, onde enfrentou problemas. Quando voltava a Canaã, seu sobrinho Ló separou-se dele, Gn 13:1-12, vindo a ficar cativo. Como Abraão era um homem poderoso, pode ajudá-lo e libertá-lo, Gn 14:14-16.
II.Isaque, O filho da promessa
O nascimento de Isaque, Gn 21:6-7, era a garantia de que Deus realmente estava cumprindo sua promessa de formar uma grande nação para Sua adoração exclusiva.
a) O casamento – Isaque casou-se com Rebeca. Gênesis 24 registra esse fato. Esse lindo casamento foi inteiramente preparado por Deus, Gn 24:10-27.
b) A confirmação da promessa – Depois da morte de Abraão, aos 175 anos, Deus confirmou Sua promessa a Isaque, Gn 26:2-4. Em decorrência disso, Rebeca, que era estéril, concebeu e deu à luz os gêmeos Esaú e Jacó, Gn 25:24.
c) A bênção patriarcal – Ainda que advertido por Deus de que Jacó seria o herdeiro das promessas feitas a Abraão, Gn 25:23, Isaque quase cometeu o erro de abençoar Esaú, Gn 27. Finalmente, o patriarca compreende os propósitos divinos e ministra sobre Jacó a bênção de Abraão, Gn 28:1-4.
III. Jacó, que veio a ser Israel
É em Jacó que todas as promesssa feitas a Abraão e a Isaque tomam forma definida. Abraão gerou, além de outros filhos, Gn 25:1-2, a Ismael e Isaque. Porém só Isaque era o filho da promessa, Gn 17:19; Rm 9:7. Isaque gerou a Jacó e a Esaú, mas a bênção de Abraão repousou apenas sobre Jacó. Cada um desses descendentes de Abraão e Isaque formou um povo distinto, mas apenas os descendentes de Jacó é que vieram a formar a nação israelita, cuja história estamos estudando.
a) O nome “Israel” - Jacó significa “suplantador, enganador”. Curiosamente, esse nome define exatamente a personalidade desse homem que antes de nascer já lutava com seu irmão no ventre de sua mãe, Gn 25:22-23; nasceu agarrado ao calcanhar do irmão, v.26; comprou-lhe o direito de primogenitura, v. 29-34. Enganou o pai, Gn 27: 18-27; enganou e foi enganado pelo sogro, Gn 29:18-25; 30:41-43 e 31:41.
Mais amadurecido, Jacó teve uma grande experiência com Deus. Retornava a Canaã, após 20 anos de ausência, e temia a vingança de Esaú. No vau do Rio Jaboque passou a noite numa renhida luta, pedindo para ser abençoado, Gn 32:24-26. O varão, com quem lutava, o abençoou, mas mudou-lhe o nome para “Israel” que significa “aquele que luta com Deus”, Gn 32:27-30.
b) A promessa em Betel – Betel significa “casa de Deus”. Foi exatamente ali, em sua primeira parada, na fuga para Harã, que Deus lhe apareceu e confirmou todas as promessas feitas a Abraão e a Isaque, Gn 28:12-19.
c) A vida de Jacó em Padã-Arã – Retornando ao tempo em que Jacó deixou sua casa, fugindo de Esaú, ele foi à terra de seus pais, com o propósito de se casar com alguém que fosse da familia de Abraão, Gn 28:2. Lá trabalhou durante 20 anos para Labão, seu tio e futuro sogro, Gn 31:41. Casou-se, Gn 29:20-30, e gerou 12 filhos. Estes filhos é que vieram a constituir as 12 tribos de Israel.
(EXTRAÍDO da Revista de Estudos Bíblicos Número 49 “ALELUIA” História de Israel)

A Énfase Central de Liderança Cristã

A ÉNFASE CENTRAL DE LIDERANÇA CRISTÃ
A arte de crescer com as pessoas é que liderança cristã é para pessoas maduras emocional e espiritualmente. Há muitas “canduzindo” pessoas sem maturidade individual, mas queremos chamar a atenção para o fato de que nós podemos amadurecer e nos tornar melhores líderes segundo os padrões biblicos. Encarar a liderança cristã como missão divino de responsabilidade humana é o nosso ponto fundamental.